sexta-feira , 19 abril 2024
Ínicio Empreendedorismo Ela trabalhou em frigorífico e fez trufas para ajudar na renda, hoje é sócia de franquia milionária
Empreendedorismo

Ela trabalhou em frigorífico e fez trufas para ajudar na renda, hoje é sócia de franquia milionária

715
Compartilhe

Suzana Dinamarco é formada em Veterinária. Hoje ela é sócia fundadora da Sucos S/A, franquia de alimentação saudável que oferece uma variedade de sucos, saladas, açaís, sanduíches naturais, caldos e tapiocas, dentre outros produtos. A rede já conta com 15 franquias e teve um faturamento de R$ 10 milhões em 2022.

Mas antes disso, por alguns anos, Suzana trabalhou em um frigorífico em Araçatuba (SP) – até engravidar e, para sua surpresa, ser demitida meses depois. “Foi um momento delicado e que gerou muita insegurança para mim e meu marido”, lembra.

Na época, em 2007, Gustavo, também sócio da Sucos S/A, tinha uma pequena distribuidora de alimentos, mas o negócio não ia bem. Com a demissão, Suzana decidiu ajudar o marido na compra dos produtos.

“A gente ia em quatro ou cinco supermercados, anotava o preço dos produtos e fazia as contas onde valia a pena comprar cada um. Era bem desgastante”, lembra.

Mesmo assim, apesar dos esforços, a empresa faliu. A situação ficou bem complicada e Gustavo teve de pedir dinheiro emprestado ao pai. Parte disso ele usou para reerguer a distribuidora. Em paralelo, Suzana fazia trufas e chocolates. “Na Páscoa de 2008 chegamos a vender 250 ovos”, destaca.

Suzana se dividia na produção de chocolates e na distribuidora junto com o marido, mas novamente a empresa não decolou e faliu pela segunda vez em dois anos. “Naquele momento ficamos muito abalados e sem saber o que fazer”, conta.

Até que, em 2009, Suzana viu em um jornal o anúncio da venda de um quiosque de sucos em um shopping da cidade. Ela comentou sobre a oportunidade com o marido e, para isso, teriam de investir as últimas economias. “Era um ‘tudo ou nada’. Decidimos investir e fizemos um acordo que daquela vez ia dar certo!”, comenta.

Logo nos primeiros meses, perceberam que o negócio dava lucro e que podia crescer. E assim aconteceu. Em 2010, abriram a segunda loja, em Birigui (SP). No ano seguinte, a terceira, outra em Araçatuba.

Em 2017, tinham oito lojas próprias no interior de São Paulo e uma em Contagem (MG), ambos se dividindo na gerência do negócio. Foi nessa época que a Sucos S/A fez uma correção na rota e uma adaptação que mudaria o patamar da marca.

Estava quase tudo certo para o casal fechar o contrato de mais uma loja em um shopping local de prestígio. “Porém, eles queriam uma loja com um mix maior de refeição saudável”, lembra Suzana.

“A gente só vendia suco, então, juntos com os franqueados, pensamos em começar a oferecer salada também, afinal, se nosso propósito é promover saúde, por que não fazer isso também por meio de refeições e se diferenciar dos concorrentes?”, completa.

Foi uma ótima escolha. A Sucos S/A avançou para um novo caminho, agora se posicionando como um restaurante de alimentação saudável.

Com um modelo de negócio consagrado, era hora de franquear. O casal buscou informação para padronizar o negócio e transformá-lo em uma rede. Foi um longo ano de trabalho até se encaixarem no formato. Em 2019, a Sucos S/A era oficialmente uma franquia e já comercializava unidades.

“Em 2022, a Sucos S/A investiu em novos produtos e sabores para atender os diferentes períodos de alimentação do consumidor, e para cobrir a demanda das quatro estações do ano”, comenta Suzana.

Em abril, a Sucos S/A adicionou ao cardápio quatro opções de caldos. A ideia era manter o prato até agosto, período em que as temperaturas estão mais baixas. Porém, com o sucesso de vendas, o produto se mantém no cardápio até hoje. “Eles proporcionaram um incremento de 10% no faturamento total da rede”, explica.

Outra novidade foi a maior variedade de sucos duplos, que levam mais de uma fruta em seu preparado e mesmo assim não se misturam, formando camadas de sabores. “Além de mais opções de frutas, também adicionamos uma nova base para os sucos, que agora podem ser feitos com água ou leite”, comenta a fundadora.

Os wraps também entraram no cardápio. “É uma opção leve, saudável e que satisfaz. Ele é bastante consumido como lanche da tarde ou refeição da noite”, destaca.

Para 2023, a Sucos S/A, atualmente com 15 franquias, projeta fechar o ano com 30 unidades e dobrar o faturamento. “O modelo de negócio da Sucos S/A é completo. Na praça de alimentação de um shopping ou na rua, oferece desde uma bebida para se refrescar até uma refeição saudável para almoço ou jantar”, ressalta Suzana.

Para adquirir uma franquia da Sucos S/A, o investimento é a partir de R$ 200 mil. O prazo de retorno estipulado é entre 18 e 24 meses, dependendo do modelo escolhido.

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Rede de franquias aposta em importação direta da China para ampliar catálogo de produtos e impulsionar vendas

Em uma estratégia audaciosa para fortalecer sua presença no mercado e oferecer...

Vai abrir um negócio? Veja 5 dicas para impulsionar suas vendas

No Brasil, o mercado de varejo continua a mostrar sinais de recuperação...

Do garoto vendedor de cocada ao empresário de sucesso

Nascido em São Paulo, oriundo de uma base familiar simples, Édem Davanzzo...