Empreendedores do setor de Comunicação lançam livro para ajudar empresários a interagirem com o novo perfil de cliente: o consumidor digital

Publicidade

Em um mundo cada vez mais conectado, onde as interações sociais migram da física para a digital, não é de se surpreender que as facilidades e conveniências do ambiente virtual tenham feito também o consumidor migrar e, por conta disso, assumir um novo perfil.

Embora a forma de consumo tenha sofrido uma grande mudança por conta da pandemia, a necessidade de as empresas compreenderem o ser humano conectado e entregar a ele novas formas de conexão a partir dos meios digitais é uma demanda que antecede o período da crise pandêmica. Para alcançar esse novo consumidor e fazer dele o grande promotor de suas marcas, é necessário que as empresas entendam o conceito de omnichannel e, a partir daí, planejem e implementem meios eficientes de comunicação online e de integração de todas as etapas do processo de vendas de seus consumidores.

A princípio, o conceito de omnichannel pode até parecer um tanto confuso e seu termo, constantemente associado à Inteligência Artificial, dê a impressão de se tratar de uma solução tecnológica cara, somente acessível a empresas de grande porte. E foi justamente essa preocupação que fez com que o Head de Marketing da Fortics, professor e fundador da Palestras e Conteúdo, Hugo Santos, coescrevesse o livro “O Poder da ConveniêncIA Omnichannel no Atendimento”. Com uma linguagem fluida, dispensando termos técnicos desnecessários e simplificando os indispensáveis, o livro tem por objetivo mostrar aos empresários como criar formas de estreitar o relacionamento com o consumidor digital, independentemente do porte ou poder financeiro da empresa.

Publicidade

Lançado pela editora abcBOOKS, o livro foi lançado em 2020 e escrito em parceria com mais quatro autores renomados da área de Comunicação, a saber: Arthur Igreja, palestrante em mais de 150 palestras por ano, como o TEDx no Brasil, Europa, Estados Unidos e América do Sul, e autor do livro “Conveniência é o Nome do Negócio”; Edineudo Oliveira, especialista em plataformas de atendimento ao cliente (voz, mensageria, automação, humanização e conveniência), atual sócio e CPO (Chief Product Officer) da Fortics; Edison Figueira CTO (Chief Technology Officer) da Fortics, especialista em inovação, plataformas cognitivas e segurança cibernética e Francisco Odorino Pinheiro Neto, CEO (Chief Executive Officer) da Fortics, empreendedor na área de ciência da computação, com ênfase em TIC.

“Uma das principais preocupações do livro é não apenas trabalhar conceitos, mas, acima de tudo, entregar ferramentas para que os empresários possam integrar seus canais digitais e proporcionar aos seus consumidores uma única experiência.” – explica Arthur Igreja, coautor do livro.

O sutil jogo de palavras no título do livro, em que se vale da abreviação do termo IA (Inteligência Artificial) no fim da palavra conveniência, vai muito além da sugestão de implantação de sistemas robotizados de atendimento ao cliente, mostra, acima de tudo, a importância de as empresas explorarem os conhecimentos básicos em tecnologias e ferramentas de comunicação em suas relações com o consumidor digital. “Quando falamos em conveniência, estamos falando da importância de as empresas oferecerem canais integrados, conectados a uma jornada contínua do cliente, de ponta a ponta. Ou seja, se utilizar de ferramentas de comunicação digitais que levem conveniência ao consumidor, não ao fornecedor.” – continua Edineudo Oliveira.

O livro ainda trata de uma análise bastante aprofundada do novo perfil dos consumidores digitais – tópico de suma importância para uma implementação de sucesso do conceito omnichannel em qualquer empresa. “Hoje, nós temos o consumidor 4.0, que é aquele que não apenas se utiliza da internet para fazer compras, mas também para interagir com as marcas. Ele é definido por 4 características muito importantes: 1 – é imediato, 2 – é conectado, 3 – é exigente e 4 – é informado. Entender esse consumidor é de vital importância para qualquer empresa que queira continuar atuando no varejo online.” – esclarece Edison Figueira

Apesar da inegável importância da tecnologia como forma de propiciar ao cliente uma experiência única, muitas vezes utilizada por meio da Inteligência Artificial, o livro destaca que a grande prioridade das empresas, independentemente de sua capacidade tecnológica, deve ser a humanização. “O cliente sabe que ele está entre milhões de consumidores a interagir com a empresa ou marca, mas ele quer ser tratado de forma única, com exclusividade, e essa deve ser a maior prioridade das empresas.” – finaliza Francisco.

Mesmo com todo o cuidado e preocupação na linguagem, elaborada para o entendimento até mesmo dos mais leigos, o livro ainda traz, nas páginas finais, um guia de implementação do atendimento omnichannel disponibilizado na forma de QR Code. Uma ferramenta muito útil que auxilia a colocar em prática todos os conceitos da parte teórica explicada no livro. Isso faz com que O Poder da ConveniêncIA Omnichannel no Atendimento, além de entregar as ferramentas necessárias para a sobrevivência das empresas no mundo digital, seja também a própria ferramenta de implementação dessa transição.

Preço Médio: 24,90

Onde comprar: https://abeditora.commercesuite.com.br/administracao/o-poder-da-conveniencia-omnichannel-no-atendimento

EDITORA ABC Books

ABC Books é uma editora focada em publicações nas áreas de marketing, comunicação, gestão e empreendedorismo.

Publicidade

Artigos recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui