Mais

    Empreendedorismo na era digital: Veja 11 formas de empreender na internet e ganhar dinheiro em 2022

    Publicidade

    Empreender na internet é a escolha de muitas pessoas atualmente. Elas querem ter autonomia no trabalho, flexibilidade de horários e, é claro, aumento nos ganhos. No mercado digital, existem inúmeras oportunidades, e elas podem gerar receitas impressionantes.

    A internet e o avanço da tecnologia transformaram o mundo. A informação, a comunicação, o trabalho e até as relações entre as pessoas mudaram com a velocidade da era digital. As empresas tiveram que rever seus processos e se digitalizar. Muitos negócios ficaram para trás — porque não se adaptaram ou foram substituídos por outras tecnologias.

    Publicidade

    Mas o cenário de transformação digital dos últimos anos também abriu portas. Novos tipos de negócios surgiram, novos nichos foram abertos, e o empreendedorismo digital se tornou uma grande oportunidade.

    A seguir, conheça 11 formas de empreender na internet e ganhar dinheiro sem sair de casa. Escolha a sua opção!

    1. E-commerce

    Estima-se que o e-commerce, no Brasil, movimentou mais de R$ 300 bilhões em 2021, segundo dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio. Uma parte desse faturamento pode ser sua, se você começar a vender produtos ou serviços pela internet. Você pode criar uma loja virtual própria ou vender em marketplaces, que reúnem vários lojistas em um mesmo site.

    Publicidade

    2. Influenciador digital

    Já pensou em ser um influenciador digital? Nomes como Whindersson, Jout Jout, Kéfera e inúmeros outros já mostraram que dá para ganhar muito dinheiro pela internet.

    Mas você não precisa ser um desses mega influenciadores. Atualmente, os microinfluenciadores — com menos seguidores, mas mais influência em um nicho — estão sendo muito procurados pelas marcas.

    3. Cursos online

    Você sabe tudo sobre algum assunto? Então, ganhe dinheiro com isso: compartilhe seu conhecimento com as pessoas em cursos online.

    Você pode gravar as aulas ou fazer transmissões ao vivo, direto da sua casa mesmo. Nas plataformas, você pode criar uma página de vendas do seu curso e vender para milhares de alunos.

    4. Mentoria e consultoria

    Se você é expert em algum assunto, também pode oferecer consultoria ou mentoria, com encontros online. O consultor é um especialista que analisa uma situação e propõe uma solução, enquanto o mentor acompanha um profissional ou empresa, com conselhos e estratégias, até chegar aos resultados esperados.

    5. Clube de membros

    Um clube de membros oferece um espaço fechado de interação com pessoas interessadas no que você tem a entregar. Geralmente,  é cobrada uma mensalidade para participar do clube e receber conteúdos e dicas exclusivas.

    6. Profissional freelancer

    Profissionais autônomos já existiam muito antes da internet. Mas agora eles se multiplicaram. Redatores, designers, desenvolvedores e outros diversos profissionais ganham dinheiro na internet como freelancers. Eles prestam serviços para clientes de qualquer lugar do mundo.

    Você pode prospectar clientes por conta própria ou participar de plataformas que conectam freelancers e contratantes.

    7. Franquias

    O universo das franquias também invadiu a internet. Você sabia que pode abrir um negócio próprio que já tem uma marca estabelecida, uma estrutura estabelecida e até clientes, sem precisar de uma estrutura física?

    Assim funcionam as franquias virtuais, que geralmente são mais acessíveis e exigem baixo investimento inicial.

    8. Canal no YouTube

    Criar um canal no YouTube pode parecer apenas uma brincadeira para muita gente. Por outro lado, existem muitos criadores de conteúdo virando influenciadores com os vídeos que produzem.

    Você pode monetizar os vídeos do YouTube com anúncios da plataforma Google Adsense, além de negociar espaços com patrocinadores.

    9. Transmissão de jogos

    Sabia que existem pessoas ganhando dinheiro com a transmissão de jogos online? Na Twitch, que é a plataforma mais popular de streaming para games, você pode ativar doações e receber dinheiro de quem estiver assistindo à sua transmissão. É claro que, para isso, você precisa jogar bem e ser admirado pela audiência!

    10. Programa de afiliados

    Programas de afiliados reúnem produtores de conteúdo e pessoas afiliadas. Enquanto os produtores querem vender seus produtos digitais (ebooks e cursos online, por exemplo), os afiliados divulgam os links dos infoprodutos e recebem comissões pelas vendas que gerarem.

    Dessa forma, por meio do marketing de afiliados, é possível ganhar dinheiro na internet sendo um infoprodutor ou um afiliado.

    Segundo Egídio Ely, idealizador e fundador do site Bomdemarca, qualquer pessoa com interesse na área comercial pode ganhar dinheiro com vendas online, no contexto dos programas de afiliados.

    O negócio como afiliado permitiu que Ely conseguisse independência financeira. Mas o caminho não foi fácil, ele precisou estudar muito e ter coragem.

    “Eu trabalhava em um serviço formal, tinha carteira assinada e tudo, e na parte da noite encontrava tempo para aprender sobre afiliados. Depois de quatro anos trabalhando nesse ramo, consegui deixar meu emprego e focar só no meu negócio como afiliado”, observa o especialista, que atua no mercado de afiliados desde 2011.

    11. Desenvolvimento de aplicativos

    Agora, se você sabe programar ou quer entrar na área de desenvolvimento, também pode ganhar dinheiro na internet criando aplicativos para celular. É possível desenvolver apps próprios e vendê-los nas lojas para Android e iOS ou criar aplicativos para outras empresas como um freelancer.

    Então, gostou das opções? Em 2022, você tem várias oportunidades para ganhar dinheiro na internet. Escolha uma área que você goste e mergulhe no empreendedorismo digital!

    Publicidade

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    1 COMENTÁRIO

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui