Empresários devem declarar Imposto de Renda Pessoa Física?

Publicidade

O período de declaração de imposto de renda chegou e, como de praxe, trouxe uma série de dúvidas sobre como fazer o acerto de contas com a Receita Federal. Com prazo prorrogado até 31 de maio de 2021, a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física tem especificações que envolvem a pessoa jurídica, e, portanto, empresários devem ficar ainda mais atentos à declaração para não cair na malha fina.

Assim como os demais contribuintes, o Microempreendedor Individual (MEI), titular ou sócio de empresa só estará obrigado a declarar caso se encaixe nas exigências determinadas. “Porém, participações societárias que possuem valor de aquisição igual ou superior a R$ 1000,00, por exemplo, já precisam constar no documento”, alerta Guilherme Bohm, coordenador de contabilidade da Stegia, empresa goiana especialista no desenvolvimento de serviços de terceirização financeira e contábil focada em processos e tecnologias.

Guilherme adverte que rendimentos de pró-labore, valores relativos à distribuição de lucros e empréstimos feitos para a empresa também devem ser declarados. Esse ano será igualmente necessário informar à Receita o auxílio emergencial recebido pelo governo, que deverá ser incluído em “Rendimentos tributáveis recebidos de pessoa jurídica pelo titular”.

Publicidade

Ainda de acordo com o coordenador de contabilidade da Stegia, a melhor solução para evitar cair na malha é se organizar para não perder as datas oficiais, não inventar valores na declaração, enviar os dados e informações corretos e da maneira pré-indicada, acompanhar o cadastro na Receita Federal e valer-se de um contador de confiança. “Por se tratar de um processo com tantos detalhes e meandros, a ajuda profissional evita as chances de cair na malha por itens em desacordo na declaração”, afirma.

Além disso, contar com a consultoria contábil garante à empresa que tudo seja feito de maneira correta e sem preocupações. “Aqui na Stegia temos uma equipe completa e especializada para suprir todas as demandas contábeis da empresa. , garantimos processos seguros, ágeis e descomplicados, e você consegue acompanhar tudo de perto sem precisar se preocupar com nenhum detalhe”, confirma Guilherme.

SOBRE A STEGIA:

A Stegia é uma empresa de Terceirização e Consultoria. Seu objetivo é a entrega de qualidade e tecnologia na prestação de serviços profissionais de empresas para empresas. Fornecendo serviços de Contabilidade, Consultorias e Implantação de Tecnologias, estes que proporcionam a seus clientes facilidade nas tomadas de decisão do dia a dia. Por isso, aposta em um ecossistema de parceria, baseado no crescimento mútuo, e no bom relacionamento entre colaboradores, parceiros e clientes. Uma gestão totalmente integrada e digitalizada significa máxima produtividade para gestores que buscam o crescimento das empresas.

Publicidade

Artigos recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui