Entenda a importância do Marketing de Relacionamento para e-commerce

Publicidade

O marketing de relacionamento é uma importante ferramenta para o comércio, sobretudo no ambiente digital. Os e-commerces têm ganhado muito mais espaço no mercado, e como consequência, precisam de ferramentas que possibilitem sua expansão.

O e-commerce brasileiro registrou um grande crescimento, principalmente nos últimos anos. O mercado que já estava em ascensão acabou ampliando muito mais o poder de vendas, com um desenvolvimento recorde.

Isso trouxe muitos empreendedores para o comércio online. Essa nova concorrência acabou transformando o mercado, que começou a compreender suas capacidades e procurar formas de se engajar corretamente com o público.

Publicidade

Algumas ações simples, como entregar a um cliente um vinho suave bom de presente, podem acabar conquistando-o, e levando este consumidor a procurar sua empresa novamente.

Para conseguir lidar com todo esse novo conceito de vendas, foi criado o marketing de relacionamento. Essa estratégia nada mais é do que um conjunto de ações que tenta criar uma proximidade maior entre consumidor e marca, atraindo o cliente para o diálogo.

A ideia do marketing de relacionamento é fazer com que o consumidor se torne um fã da marca, muito mais próximo e interessado nos passos futuros da empresa. Por isso, é fundamental ter uma série de ações para conseguir encantar o público.

Como utilizar o marketing de relacionamento?

O primeiro passo para conseguir estruturar corretamente um plano de marketing que tenha foco no relacionamento com o cliente, é implementar em sua empresa uma cultura de fidelização.

Seus colaboradores devem estar cientes do objetivo principal da empresa, e você será capaz de explorar com muito mais tranquilidade este contato direto entre seu público e o empreendimento.

Ao oferecer uma lembrancinha com chocolate de brinde a um cliente fiel, por exemplo, você demonstra um carinho especial por ele, que se sente mais próximo da empresa.

Assim, é ideal que seu negócio incentive as pessoas para falarem de seu conteúdo, sobretudo sobre seus produtos ou serviços. 

Essa é uma etapa fundamental do marketing de relacionamento, uma vez que é preciso atrair os clientes para que eles se tornem divulgadores.

Quando uma pessoa é fidelizada, ela se torna um cliente muito mais próximo, que obteve uma boa experiência durante todo o processo de compras e agora serve como um divulgador de seu material.

Quanto mais estes clientes comentarem sobre seus produtos ou serviços, mais atenção você irá atrair. Isso é importante sobretudo para o e-commerce, que tem lidado cada vez mais com uma competição acirrada.

Um e-commerce pode explorar um creme para tirar manchas do rosto através de uma promoção ou outro evento que a destaque desta concorrência.

Ainda existe muita resistência com relação a compras pela internet, ainda que o mercado esteja cada vez mais aquecido. Para conseguir obter resultados satisfatórios, é necessário apresentar-se como um estabelecimento forte, honesto e responsável.

Esse tipo de atitude acaba tranquilizando potenciais clientes, que começam a despertar o interesse em fazer negócios com você. Garantir a segurança de qualquer transação,uma vez que todo o processo de compra é feito pela internet, é um importante diferencial.

Uma vez que o cliente comprar produtos com você e se sentir satisfeito, há uma grande chance de que ele não procure outros e-commerces para novas compras. Nesse ponto, a fidelização já está fazendo efeito, criando o conceito de retorno para o consumidor.

Assim, sempre que o consumidor precisar de creme para cabelo cacheado, acabará voltando para a sua empresa.

Para conseguir manter laços mais próximos com seus clientes, é essencial buscar todos os meios possíveis de engajamento com eles, como por exemplo:

  • Redes sociais;
  • E-mail marketing;
  • Marketing de conteúdo;
  • Plataformas de atendimento.

Essas estruturas devem ser pensadas e planejadas para conseguir conquistar um vínculo de relacionamento cada vez maior com seus clientes.

Fazendo um marketing de relacionamento de sucesso

Embora cada empresa tenha seu próprio meio de fazer as ações e de planejar suas estratégias de marketing, existem algumas situações em comum que podem ajudar a nortear toda a estrutura de marketing que sua empresa está pensando em utilizar.

1 – Conhecendo seu público

O primeiro passo para criar uma relação próxima e duradoura com seus clientes é saber quem eles são. 

Entender e conhecer os detalhes sobre seu público é um passo fundamental para que seja possível explorar todo o potencial do marketing de relacionamento.

Para conseguir mais detalhes sobre seu público e as informações essenciais para que seu e-commerce tenha mais proximidade com eles, é preciso se atentar a respostas de pesquisas, relatórios, além de se preocupar com os dados cadastrais que eles fornecem.

Portanto, uma empresa de entrega de encomendas precisa saber o tipo de cliente que atende para conseguir melhorar cada vez mais seus serviços.

Muitas empresas que deixam de lado essa etapa de pesquisa, acabam com bancos de dados irregulares, com muitas informações faltantes ou incompletas. Quanto mais você consegue explorar essa etapa inicial, mais entenderá seu cliente.

Oferecer benefícios em troca de respostas em pesquisas também é uma excelente forma de conquistar informações mais relevantes. 

Seu e-commerce pode oferecer um e-book gratuito ou desconto em uma próxima compra e, em troca, o cliente oferecerá uma série de detalhes importantes sobre ele.

2 – Realizar a segmentação

Uma vez que você consegue todas as informações necessárias para criar a base de seu público, é o momento de explorar a segmentação do mesmo. Dessa forma, você acaba criando um atendimento muito mais personalizado.

Encontrar todos os detalhes que uma empresa precisa para conseguir engajar-se corretamente é fundamental. Por isso, o e-commerce acaba conseguindo dividir seu público em categorias, para que consiga decidir a ordem de ação que irá tomar.

No caso da empresa de entregas, estipular qual parcela de seu público precisa do serviço de motoboy especificamente permite um reconhecimento melhor de como agir.

Quanto mais você explorar seu público, maiores serão as chances de conseguir converter vendas. Ao criar conteúdo segmentado, é possível atingir as pessoas certas com cada uma de suas ações, conquistando resultados muito mais satisfatórios.

Um e-commerce normalmente possui uma série de produtos e serviços a oferecer, e assim consegue-se encontrar as pessoas certas para cada nicho em que atua através da segmentação de seu público. Consequentemente, conseguirá vender muito mais.

3 – Incentive a volta do cliente

Criar um relacionamento com o cliente inclui mantê-lo conectado à empresa. Por isso, é preciso criar ações que o incentivem a voltar a consumir com seu estabelecimento. Quanto mais você for capaz de mantê-lo interessado, mais chances há dele se tornar fiel.

Para conseguir garantir o retorno de seu cliente, um dos moldes mais antigos e funcionais são as promoções de fidelidade.

Nestes casos, a cada compra que um consumidor efetua em um determinado período conta para que ele receba algum benefício. Um brinde quando ele comprar um judogi adidas, por exemplo, pode fazer uma grande diferença, encaixando-o no programa de fidelidade.

Este benefício pode ser em forma de descontos, produtos gratuitos, novas oportunidades, brindes e outros elementos.

É importante pensar em formas de incentivar o retorno a todo momento para que os clientes tenham interesse em manter o relacionamento com sua marca.

Outra opção interessante para um e-commerce é oferecer um brinde ou desconto em troca da pesquisa de qualidade da empresa. Dessa forma, a loja online consegue as informações que precisa acerca de um determinado cliente enquanto ele aproveita um benefício.

Quanto mais você conseguir aproveitar esse tipo de situação, melhor. É importante criar uma relação próxima para garantir a fidelidade do cliente, conquistando um relacionamento muito mais duradouro.

4 – Mantenha um sistema

Para conseguir receber os benefícios do marketing de relacionamento, é preciso uma certa consistência em seu material. A satisfação do cliente não deve ser um item momentâneo, e sim, algo muito mais fixo.

Pense no relacionamento entre consumidor e marca como um relacionamento interpessoal. Este tipo de situação acaba se desgastando rápido se uma das partes perde o interesse na outra.

Por isso, é fundamental que seu e-commerce esteja o tempo todo buscando formas de interação, mantendo de maneira sistemática o relacionamento e conquistando muito mais espaço dentro da rotina de seus clientes.

5 – Avalie os resultados

Como em qualquer estratégia de marketing, a avaliação de resultados é uma etapa fundamental. É preciso identificar como suas ações estão se saindo, quais resultados estão sendo apresentados e outros conteúdos importantes.

Nem sempre as ações dão certo, mesmo quando você faz todo o possível para manter o cliente no relacionamento com a empresa. Este é um importante momento para se identificar o que pode melhorar.

Quando um cliente compra uma camiseta dry fit amarela, você deve instigá-la a voltar e procurar outros itens de seu e-commerce, por exemplo.

Além disso, você pode estar perdendo o contato com seu público por falta de material, ou fazendo com que eles percam o interesse por conta do excesso de envio. Para identificar todos estes fatores, é crucial ter em mente todos os detalhes que você precisa explorar.

Uma boa ferramenta de análise permite que você consiga conquistar resultados muito melhores a longo prazo.

Considerações finais

O marketing de relacionamento é um importante método de engajamento com seu público. Ele permite que você conquiste-os por muito mais tempo, garantindo assim muito mais sucesso em seu empreendimento.

Entretanto, trabalhar o marketing de relacionamento não é uma tarefa fácil. É preciso estar constantemente em atividade e permitir que seus colaboradores compreendam a necessidade de explorar novas técnicas de captação para seus clientes.

Quanto mais os consumidores quiserem ter um relacionamento duradouro com seu e-commerce, maiores serão as chances de seu estabelecimento conquistar um bom espaço no mercado em que atua.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicidade

Artigos recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui