Mais

    Entenda por que o uso de bicicletas elétricas está aumentando cada vez mais!

    Publicidade

    A febre do momento no que diz respeito a mobilidade urbana, sustentabilidade, transporte e locomoção, as bicicletas elétricas, ou e-bikes, estão cada vez mais em alta no Brasil e em diversos outros países. 

    Há alguns meses, as pesquisas e os veículos de comunicação vêm notando e anunciando o boom do uso das bicicletas elétricas ao redor do mundo. No Rio de Janeiro, por exemplo, o número de e-bikes cresceu 33% somente de janeiro a junho de 2021, como afirma a pesquisa feita pela Tembici em parceria com a Labmob/UFRJ, a Aliança Bike e a Agência Biz.

    Publicidade

    Um outro dado, do estudo realizado pelo Boletim do Mercado de Bicicletas 2021, mostrou que, em 2020, foram mais de 32 mil bicicletas elétricas vendidas, um aumento de 28,4% em relação a 2019. 

    56% dos que usam e-bikes eram acostumados a se deslocar de carro antigamente

    A pesquisa realizada pelo Labmob/UFRJ e Aliança Bike comprovou que mais da metade das pessoas que hoje utilizam a bicicleta elétrica, antes, se locomoviam através de carros.

    O que fica claro com este movimento é que os indivíduos estão começando a pensar e aderir a bicicleta como muito mais que um lazer ou esporte, mas também como forma de transporte. E alguns dados e pesquisas mostram o porquê deste movimento. Confira abaixo.

    Por que houve o aumento expressivo no número de bikes elétricas?

    Sustentabilidade e cuidados com o planeta

    O uso de bicicletas elétricas como forma de transporte tem muito a ver com a preocupação com o futuro do planeta. As e-bikes ajudam a minimizar o consumo de combustíveis fósseis de cada um, além de reduzirem o uso do carbono.

    Publicidade

    Além disso, elas são veículos híbridos, ou seja, funcionam de forma elétrica, através do motor, e de maneira manual, com o ciclista pedalando. Das duas formas elas são menos prejudiciais ao planeta do que automóveis.

    Mais em conta

    Muitas das pessoas que procuram por e-bikes têm a preocupação com a sustentabilidade, mas não podem arcar com os custos de um carro híbrido ou elétrico, por exemplo.

    Por isso, as bicicletas se tornam a opção ideal. Além de serem mais em conta na compra do produto em si, o consumidor ainda economiza em taxas, seguros, impostos, combustível e estacionamento. 

    Tranquilidade no transporte 

    Locomover-se com as e-bikes é uma ótima forma de fugir do trânsito. Além disso, elas são versáteis e podem ser usadas em diversos cenários.

    Existem alguns modelos dobráveis, por exemplo, que podem ser facilmente transportados à mão. É a forma ideal para levar em transportes públicos, por exemplo, caso elas sejam complementares aos trajetos no dia a dia. 

    Para quem precisa carregar bolsas e mochilas, algumas têm bagageiro. E dá até para carregar crianças com o assento infantil. 

    Menos suor e mais facilidade

    Um dos grandes diferenciais das e-bikes é o fato delas facilitarem muito a pedalada. Para quem não pode chegar suado ou cansado no trabalho, elas podem ser usadas com o motor, quebrando as objeções de uma bicicleta normal.

    Outro benefício é o fato de poderem ser recarregadas de forma fácil, somente uma tomada é o suficiente para encher as baterias.

    Benefícios para saúde

    Para finalizar os atrativos, as bicicletas elétricas ajudam na saúde. Pedalar é um ótimo exercício físico e pode ser uma boa prática para quem quer sair do sedentarismo. 

    Ir para o trabalho de bicicleta, fazer passeios com a família e até pedalar para relaxar são opções que podem ser solucionadas pelas e-bikes. E, caso o cansaço chegue, é só ligar o motor para descansar e seguir o caminho.

    Publicidade

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui