Especialista destaca a importância do Marketing Digital para os pequenos negócios no cenário de pandemia

0

Com a crise econômica e o mercado de trabalho instável por conta do cenário de pandemia, os pequenos negócios, as empresas e os demais trabalhadores tiveram o desafio de se reinventar para dar continuidade às atividades e ofertas de produtos e serviços. E um grande aliado nesse processo foi – e tem sido – o marketing digital.

Segundo a professora e coordenadora dos cursos de AdministraçãoCiências Contábeis e Gestão de Recursos Humanos do Centro Universitário Módulo e Faculdade São Sebastião (FASS), Tcharla Bragantin, o marketing digital é uma forma de utilizar a internet como meio de divulgação de produtos e serviços por meio das ferramentas digitais disponíveis, como sites, redes sociais, blogs, e-mail marketing, entre outras.

“A internet mudou a maneira como as empresas se relacionam com seus clientes. Pesquisas recentes apontam que o Brasil é o segundo país do mundo onde as pessoas passam mais tempo na internet, em média nove horas por dia. Então, toda empresa não só pode como deve adotar o marketing digital para se relacionar com seus clientes, pois com essas ferramentas digitais é possível estabelecer uma forma de comunicação bem próxima e assertiva com eles”, enfatiza Tcharla.

A especialista destaca que no atual cenário é primordial que os empresários, especialmente os pequenos, migrem (ou integrem) seus processos para as mídias, plataformas e sistemas digitais. E muitos se adaptaram na pandemia. “Esse contexto não se mostra como algo passageiro, pelo contrário. À medida que a tecnologia avança, as pessoas têm utilizado cada vez mais a internet e, nesse sentido, o marketing digital se torna aliado dos pequenos negócios que buscam acompanhar esse processo de evolução”, explica a professora.

Para quem ainda não aderiu à estratégia de migração ou mais integração ao marketing digital, a docente orienta o auxílio profissional, como uma assessoria para implantar novas tecnologias. Além disso, Tcharla estimula o estudo. “Nunca é tarde para se reinventar, aprender e implementar algo novo”, diz.

Marketing Digital e as suas atribuições

Segundo a professora Tcharla, um dos grandes benefícios do marketing digital é a possibilidade de utilizar diversas mídias digitais simultaneamente para ampliar a visibilidade de pequenos negócios. Além de aumentar o alcance da marca, é possível segmentar o público e desenvolver conteúdos específicos conforme o perfil dos clientes e potenciais compradores desses pequenos negócios.

“Mas para alcançar resultados positivos é necessário dedicar tempo e grande esforço no desenvolvimento de conteúdo significativo, e por isso é importante que os pequenos negócios conheçam seu público-alvo. Dessa forma, é possível criar identificação com a marca. Além de consumir, ele poderá compartilhar com outras pessoas, dando mais visibilidade e maior alcance. Já o que pode se tornar uma desvantagem são os desafios que podem surgir, como não acompanhar as ações e não mensurar os resultados, especialmente no cenário atual que se transforma constantemente”, contrapõe.

Por fim, a docente lembra que há clientes que preferem as mídias tradicionais, como os imprensos, rádios e televisão. “Eles podem não estar inseridos no mundo digital. E nesse sentido é importante destacar que é preciso utilizar a estratégia de marketing que melhor se adequa ao perfil do cliente e público-alvo”, conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui