quinta-feira , 28 março 2024
Ínicio Internet Especialista explica como se proteger de golpes virtuais nas compras de Natal
Internet

Especialista explica como se proteger de golpes virtuais nas compras de Natal

954
Compartilhe

O Natal 2021 acontece em um momento de instabilidade econômica, mas deve movimentar o varejo com resultados positivos. A projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é que as vendas no varejo neste final de ano alcancem R$ 34,3 bilhões, o que representa uma alta de 4,3% em relação ao ano passado.

No entanto, o aumento de golpes virtuais e presenciais em mais de 165% entre julho de 2020 e julho de 2021, segundo dados da Febraban, acende um alerta sobre como a população pode se proteger nesse período.

“O avanço do e-commerce, principalmente após a pandemia, além da expansão de novas formas de pagamento como o Pix, tendem a atrair os criminosos. Por conta disso, vale redobrar os cuidados na hora de adquirir os presentes de Natal em lojas virtuais, aplicativos, redes sociais e até mesmo pelo WhatsApp”, explica Fellipe Guimarães, CEO da empresa de tecnologia em e-commerce Codeby.

Segundo o especialista, alguns cuidados básicos e simples podem ser cruciais para evitar dor de cabeça e prejuízos nessa época do ano. “Atitudes simples, como utilizar somente o cartão virtual – que expira após um determinado período – nas compras online, verificar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui, não clicar em links suspeitos ou desconhecidos, verificar a URL do site e checar os comentários nas redes sociais da marca ou empresa, já podem evitar problemas sérios”.

Como se proteger durante as compras de Natal na internet? Confira algumas dicas:

  • Sempre dê preferência a sites conhecidos. Mesmo neles, sempre verifique a barra de endereços (URL) para garantir que o site é o verdadeiro
  • Observe se há um cadeado de segurança logo no início da barra de endereços, o que significa que este é um site seguro.
  • Se o pagamento for feito em cartão, utilize a versão virtual, disponível nos apps dos bancos. Evite pagar utilizando os dados do cartão de crédito físico.
  • Mesmo utilizando o cartão virtual, sempre verifique, antes de digitar os dados, se você continua no ambiente da loja virtual. Para isso, basta olhar a barra de endereço/URL.
  • Sempre procure as redes sociais da loja e leia os comentários mais recentes. Se houver a ocorrência de muitas reclamações por atraso na entrega ou por outros motivos, evite.
  • Desconfie de preços muito menores do que o valor real do produto. Este é um forte indício de golpe.
  • Se você for contatado pela loja em seus perfis de redes sociais, solicitando telefone ou e-mail para contato, desconfie. Sempre verifique se o perfil é o oficial da empresa, e, na dúvida, ligue para a central de atendimento oficial da loja.
  • Não clique em links não solicitados enviados por WhatsApp, e-mail, direct message ou qualquer outra forma.
  • Não compartilhe suas senhas em hipótese alguma.
  • Sempre observe quem é a empresa beneficiária ao realizar pagamentos por boleto. Se os dados não baterem, não siga com o pagamento.

Se mesmo com todos os cuidados algo vier a acontecer, é preciso agir o mais rápido possível. A SaferNet Brasil indica o que deve ser feito nesses casos:

  • Registre imediatamente a reclamação no site da empresa, com todos os registros e protocolos em mãos.
  • Registre as reclamações em sites como o Reclame Aqui.
  • Registre a reclamação no site do Procon.
  • Caso haja fraudes em sua conta bancária ou cartão de crédito, comunique imediatamente seu banco para cancelar as transações e registre um Boletim de Ocorrência.
  • Mantenha seu antivírus sempre atualizado também para bloquear programas maliciosos.
  • Nunca passe informações de senhas bancárias por telefone. Na dúvida, procure sua agência bancária.
  • Verifique com frequência seu extrato para evitar surpresas e denunciar qualquer transação suspeita assim que tomar conhecimento.
Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

BBB24: no último mês, programa gerou 16 milhões de comentários nas redes sociais, indica relatório da STILINGUE by Blip

A STILINGUE by Blip, plataforma multicanal voltada para criar melhores experiências digitais entre...

4 dicas úteis para poupar dinheiro usando a internet

Em meio a realidade dos altos preços, uma tendência se destaca: a...

Brasil bilíngue? Buscas no Google por outros idiomas têm salto de 50% no país

Quando o assunto é o desenvolvimento de novas habilidades, ao que tudo...

A Ameaça Crescente das Deepfakes e Fake News nas Eleições Municipais

À medida que nos aproximamos das eleições municipais, a ameaça das deepfakes e...