Etiqueta no trabalho: o que não fazer ao voltar para o escritório após a quarentena!

Publicidade

Com a pandemia muitos processos que antes eram presenciais como o recrutamento e seleção, onboarding, treinamentos e rotinas diárias passaram a ser feitos em home office para aqueles setores em que isso era permitido.

Porém, com o avanço da vacinação e a retomada dos setores, muitas pessoas estão voltando para o escritório e após tanto tempo de distanciamento, chega a ser difícil lidar com esse novo momento.

É preciso se reorganizar e se readaptar para essa volta, que certamente será diferente do modelo de trabalho utilizado antes da pandemia, certo? Você já pensou o que fazer e o que não fazer ao voltar para o escritório? Confira algumas dicas importantes!

Não descuide da sua saúde

Publicidade

Mesmo que os números estejam melhorando e a vacinação avance, é importante entender que a pandemia não acabou. Mesmo que o ambiente de trabalho pareça seguro e ainda que não seja agradável passar o dia todo de máscara, esse é um cuidado importante.

É bacana que o uso de máscara, álcool em gel e limpeza do seu ambiente de trabalho, mesa, celulares e itens seja feito com frequência para priorizar a sua saúde e daqueles que estão ao seu redor.

Não se deixe levar por situações como “vou tirar pois tem poucas pessoas no espaço” e “já tive covid-19 e estou protegido”, afinal, a proteção é uma das melhores formas de manter a pandemia no caminho para o controle.

Mais do que no ambiente de trabalho, tenha atenção ao chegar em casa. Depois de um dia no escritório e encontrando pessoas, é preciso ter cuidado ao chegar em casa para proteger aqueles que moram com você.

Se você mora em apartamento, evite as pessoas no elevador, tire a máscara apenas dentro de casa, vá direto para o banho após chegar, deixe suas roupas e sapatos em locais específicos.

Cuidado com os momentos de interação

É natural que exista empolgação ao encontrar seus colegas de trabalho após tanto tempo distante, porém é preciso ter atenção. Cuidado com os abraços, beijos e grandes demonstrações de carinho.

Mesmo que o afeto faça falta para grande parte das pessoas, tome cuidado e busque manter o distanciamento para que a segurança de todos seja preservada.

É preciso ter atenção também nos momentos de interação como cafés e almoços. Nesse momento as pessoas estão sem máscara e, muitas vezes, em ambientes mais vulneráveis, portanto, atenção redobrada.

Não julgue os colegas de trabalho

Esse é um dos conselhos mais importantes nesse momento, afinal, ainda que as pessoas estejam voltando à vida normal, muitas outras seguem com medo e com ações de proteção.

É preciso respeitar cada indivíduo e seu momento. É natural que algum colega não queria aproximação, evite almoçar em locais cheios ou dispense convites para encontros e isso não deve ser motivo de julgamentos ou chacotas na empresa.

Tenha cuidado também com fofocas e comentários, especialmente sobre aparência de cada colaborador. A pandemia levou muito medo e insegurança para as pessoas e suas famílias e respeitar o próximo é a grande regra da volta ao escritório.

Não se isole

Ter cuidado não é sobre se isolar dos colegas. Aproveite a volta do escritório para trocar ideias, sejam elas de trabalho ou não, para conhecer as novas pessoas e para retomar laços que se perderam durante esse período distante.

Estar no escritório fortalece trocas e relacionamentos pessoais e profissionais e cultivar esse momento é essencial. O seu trabalho pode ser feito em muitos lugares, mas as trocas com as pessoas faz toda a diferença no mundo presencial, não é mesmo?

Evite levar trabalho para casa

Com o home office, muitas vezes o trabalho invade horários fora do trabalho e finais de semana, fazendo com que o trabalho esteja presente basicamente durante todo o dia do profissional.

Com a volta ao escritório, é extremamente importante reorganizar essa rotina para que haja equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Retome suas atividades programando e organizando o seu trabalho. É natural que as férias deixem o trabalho acumulado, portanto, tenha calma e reprograme o que deve ser feito.

Tenha calma e foco em suas tarefas durante seu tempo de trabalho, mas dedique os finais de semana para você, sua família, descanso e atividades que te façam felizes além do trabalho.

Você está prestes a voltar ao seu trabalho presencial? Como essa questão te afeta? Quais ações você precisa tomar para retomar essa forma de trabalho? Aproveite nossas dicas, crie algumas mudanças em sua rotina e boa volta à empresa!

Publicidade

Artigos recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui