Filmes e séries sobre investimentos para quem ama dinheiro

0

A mudança no modo de vida imposta pela Covid-19 gerou um boom nas plataformas de streaming em 2020. A Netflix, por exemplo, teve resultados surpreendentes, conquistando 37 milhões de novos assinantes e um lucro líquido de US$ 542,2 bilhões somente no quarto trimestre do ano que passou.

Para se ter uma ideia do impacto desses números, logo após a divulgação desses resultados, no começo de 2021, as ações da Netflix negociadas na Bolsa de Valores brasileira por meio de brazilian depositary receipts (BDR) tiveram alta de 12,27%.

Mas além dos próprios ganhos, as plataformas de streaming também abordam o tema dinheiro. Para quem se interessa pelo mundo das finanças, Netflix e Amazon têm opções interessantes de documentários, séries e filmes que trazem boas dicas sobre economia, dinheiro e investimentos.

O Monstro Gigante que é a Economia Global

O Monstro Gigante que é a Economia Global (2019) é uma série documental que pretende investigar a economia global de uma maneira bastante peculiar. A investigação é conduzida pelo ator Karl Penn, com o objetivo de lançar um olhar crítico sob o capitalismo, sem atacá-lo ou descartá-lo como forma de organização política.

A ideia é apontar os pontos desse sistema que merecem ser revistos, embora a obra o reconheça como única opção viável. O Brasil é destacado na temporada de estreia em “Episódio da Borracha”, que conta a história da Fordilândia, no Pará. A direção é de Adam McKay.

Billions

O mercado financeiro, tradicionalmente entediante para a maioria das pessoas, torna-se muito mais atrativo ao virar palco de uma trama que envolve drama, ação e suspense. A série Billions (2016), disponível na Netflix, conta a história do conflito entre o investidor bilionário Bob Axelrod (Damian Lewis), supostamente envolvido em ilegalidades, e o promotor-chefe de um dos distritos mais importantes de Nova Iorque, Chuck Rhoades (Paul Giamatti), que investiga as movimentações do empresário e ambiciona cargos mais altos do governo.

Em meio às disputas entre os antagonistas, a série dá lições sobre o mercado financeiro, como a importância da observação, da atenção e do foco para escolher o melhor momento de investir e fazer fortuna. Além de dar dicas de estratégias de sobrevivência no mundo dos negócios. A série tem cinco temporadas e é dirigida por Andrew Ross Sorkin, Brian Koppelman, David Levien.

Wall Street – O dinheiro nunca dorme

O enredo de Wall Street – O dinheiro nunca dorme (2010) fala do vazamento de informação privilegiada. O personagem principal é um investidor experiente vivido por Michael Douglas que, após cumprir pena por fraude, dedica-se a realizar palestras e a escrever sobre comportamento de risco no mercado financeiro.

Seu futuro genro é um operador idealista que se aproxima dele em busca de dicas sobre o mercado de investimentos. O protagonista aceita dar a mentoria em troca da reaproximação com a filha. De quebra, o filme dirigido por Oliver Stone trata sobre ambição, romance, práticas predatórias de negociação, responsabilidade social. O filme está disponível no Now.

A Grande Aposta

A Grande Aposta (2015), dirigido por Adam McKay, também é uma opção para quem quer entender mais sobre a bolsa de valores. Escrito por Michael Lewis, o filme é baseado em fatos reais e conta a história da crise do que o setor imobiliário norte-americano viveu em 2008.

No longa, um corretor experiente percebe que a iminente quebra do mercado imobiliário dos EUA está atiçando a cobiça de grandes empresas, que estão usando seus fundos para irem contra o mercado, criando um novo mecanismo de investimento na queda de ações de bancos.

Além de fazer um registro histórico de um dos momentos mais avassaladores da economia mundial de forma lúdica e de fácil entendimento para leigos, filme mostra como mesmo as pessoas mais experientes podem ser irracionais diante da oportunidade de lucro fácil. O longa pode ser assistido no Now.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui