Mais

    Franquias de impacto social: como o modelo de negócios pode mudar a vida de milhares de mulheres

    Publicidade

    Empreender é possível mesmo para pessoas em vulnerabilidade social e é a saída para a crise, desemprego e a conquista da autoconfiança

    O desemprego no Brasil, agravado pela pandemia nos últimos meses, traz uma realidade a tiracolo: o reflexo da desigualdade social no país. Com cerca de dois milhões a mais de pessoas sem emprego desde março, quando se deu os primeiros alertas da transmissão da doença em território nacional, o que se viu foi os profissionais informais sentirem ainda mais o impacto. Entre eles, há cerca de sete milhões que executam serviços de faxina, a grande maioria mulheres que não têm conhecimento sobre seus direitos.

    Foi diante destes números que o empresário Renato Ticoulat, presidente da rede Limpeza com Zelo, franquia de limpeza residencial, desenvolveu a modalidade para Microempreendedores Individuais, focado principalmente em mulheres de baixa renda e que estão, muitas vezes, em situações de vulnerabilidade social. “Há aquela pessoa que quer e tem perfil para empreender, mas não sabe desenvolver um bom trabalho na área da limpeza e aquele que é muito bom na limpeza, mas não tem noção de gestão e empreendedorismo. O que fazemos, então, é capacitar ambos perfis, para que desenvolvam outras habilidades e tenham condições de se tornarem autossuficientes”, explica o executivo.

    Publicidade

    A franqueadora oferece o treinamento para que as empreendedoras entendam os processos e realizem os serviços de acordo com a padronização e qualidade da rede, e também são capacitadas para gerir o negócio, incluindo o conhecimento de software que controla os produtos, o fluxo das limpezas, comunicação com clientes e tudo que diz respeito ao dia a dia do negócio. Para isso, Ticoulat firmou uma parceria com a IRAPA -Instituto de Referência e Apoio a Projetos Assistenciais do Brasil- que desenvolveu um projeto de inclusão das mulheres ao empreendedorismo através de uma metodologia que procura mudar alguns paradigmas já pré estabelecidos.

    A iniciativa dura, ao todo, cinco meses, incluindo a mentoria, e são desenvolvidas capacidades cognitivas, emocionais e sociais. “É um projeto que busca a reinserção das mulheres no mercado de trabalho mais estável, dando garantias que a informalidade não permite. Entendemos que, enquanto empresários, temos a responsabilidade de olhar para o nosso contexto e identificar mazelas em que podemos atuar de forma mais incisiva. A Limpeza com Zelo atua exatamente neste, em que as mulheres se encontram em condições de vulnerabilidade e são deixadas de lado. Temos um potencial enorme escondido nelas”, esclarece Ticoulat. 

    Publicidade

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui