Mais

    Gerenciar as finanças online requer dedicação, cuidado e vários cálculos sobre seu orçamento hoje

    Publicidade

    Precisando gerenciar as finanças online, mas não sabe como? Neste conteúdo, listamos várias dicas para você!

    Pois afinal, na hora de planejar o orçamento, você precisa seguir um passo a passo, estabelecer uma rotina.

    Publicidade

    Isso dá mais segurança de gastos e evita que você obtenha dívidas maiores do que pode pagar. E ferramentas online podem ajudar nessa tarefa. Continue lendo!

    Como funciona o planejamento financeiro online?

    Para fazer um planejamento financeiro online, você precisa escolher que ferramenta usar. Pode ser uma planilha no Planilhas do Google, pode ser um app de planejamento das finanças.

    A partir daí, você vai precisar se organizar e entender seu orçamento. Isso significa compreender o quanto você ganha e o quanto você gasta, e anotar isso.

    Com uma planilha, você precisará determinar que campos vai preencher. É possível dividi-los, por exemplo, entre renda e despesas. Mas o ideal é listar detalhes, pois isso vai facilitar o controle. 

    Publicidade

    Então, na planilha, você também pode acrescentar linhas para separar despesas correntes de gastos supérfluos, renda fixa de renda obtida com trabalhos extras etc.

    Se você preferir um app, o sistema terá esses campos para preencher de modo automático. Inclusive, eles costumam contar até com espaço para determinar metas de gastos e economia.

    Dessa forma, com o passar do mês, você deverá anotar todas receitas e despesas que tiver. Assim, vai conseguir ter controle financeiro bem visual.

    Aliás, anotar tudo é necessário independente do método que você usar. Desde uma planilha até um aplicativo financeiro. Tudo mesmo: um grande gasto ou um cafezinho na padaria. 

    Com esse cuidado, ao fim do mês, você terá a noção real de como andam suas finanças. Então, poderá definir metas reais para poupar dinheiro, ganhar uma renda maior ou cortar gastos supérfluos.

    Como ele pode te ajudar a organizar as finanças

    Um planejamento financeiro online ajuda a organizar as finanças na medida que incentiva um cuidado maior com o orçamento.

    Isso porque, para o planejamento dar certo, você vai precisar definir metas. Vai precisar anotar todos os seus gastos, e também todos os seus ganhos.

    Isso cria uma rotina para o orçamento e a sensação de que a responsabilidade com ele é maior. Ou seja, você se acostuma com o controle, e passa a entender a sua importância.

    Muitas vezes, por exemplo, fazemos vários pequenos gastos supérfluos durante o mês. Então, ao fim do mês, falta dinheiro, ou percebemos que o gasto foi muito grande, mas não sabemos porquê. A resposta está exatamente nos gastos supérfluos, que muitas vezes não controlamos.

    Mas se temos controle sobre cada uma dessas despesas, fica mais simples perceber onde está o problema e organizar as finanças com eficácia.

    Por onde começar

    Existem alguns passos simples para realizar na hora de cuidar do orçamento. Falamos deles logo abaixo.

    Controle de gastos

    Sem dúvida, um dos pontos mais importantes do planejamento financeiro é o controle de gastos. Você precisa estar ciente das suas despesas e fazer compras apenas necessárias. Gastos supérfluos precisam ser eliminados.

    Investimentos financeiros

    Fazer investimentos é uma forma de poupar dinheiro e também fazer o que você tem render. Existem opções com risco menor, como a poupança, e também alternativas como a Bolsa de Valores. 

    Vale a pena pesquisar um pouco sobre suas alternativas de investimento e escolher a melhor para o seu caso.

    Pagamento das dívidas

    Para colocar o orçamento em dia, também é importante quitar débitos em aberto e garantir que você não faça novas dívidas. Ou, se fizer, você precisa ter condições reais de quitá-las. 

    Caso você já possua pendências financeiras, uma boa alternativa é buscar formas de negociar dívidas online. Com isso você pode obter melhores taxas e condições e se livrar delas.

    Principais erros ao gerenciar as finanças online e como evitar

    Na hora de cuidar das finanças, um erro bastante comum é esquecer de anotar os gastos. Até porque, o menor gasto precisa ser registrado: até o de um chiclete que você comprou na padaria.

    Parece exagero mas, como citamos, os pequenos gastos são os mais perigosos. Se você não tem controle, acaba fazendo vários deles. Então, no fim do mês, eles se acumulam em uma grande despesa, que você não tinha previsto e que agora afetaram sua renda.

    Por isso, anote todos os seus gastos. De preferência, assim que você o fizer, para não se esquecer.

    Outro erro bastante frequente é não ter uma reserva de emergência. Então, quando há um imprevisto, você acaba tendo que recorrer a outras opções, como empréstimo. 

    Nem sempre optar por solicitar um crédito é algo negativo. Essa pode ser uma boa opção caso você tenha um grande objetivo, como a compra de uma casa ou carro. Mas deve ser feita com cautela, buscando sempre um simulador de empréstimos para encontrar a opção que cabe no seu bolso. 

    Então, a dica é se organizar para economizar alguns valores por mês. Assim, você conseguirá juntar dinheiro e, se algo acontecer, terá essa reserva.

    Também é preciso ter atenção aos gastos desnecessários feitos durante o mês. Claro que você não precisa se privar. Mas, com certeza, algumas das suas despesas são supérfluas. Evite-as para cuidar do orçamento!

    Por último, é um erro frequente não ter metas financeiras. Não definir o quanto você quer economizar, ou então definir um objetivo de compra.

    Sem essas metas, fica mais difícil controlar as finanças. Afinal, nesse caso seu objetivo seria apenas ter renda e gastá-la. Mas se você tiver um alvo a perseguir, a situação muda de figura.

    Utilize a tecnologia a seu favor

    A tecnologia pode ser uma grande aliada para cuidar do seu orçamento! Como contamos, você pode usar aplicativos online ou mesmo uma planilha virtual para listar seus gastos.

    Algo interessante é que você pode fazer isso, inclusive, usando o celular. Ou o computador, se preferir.

    A vantagem é que a tecnologia vai facilitar seu trabalho, evitando que você precise anotar tudo em papéis e fazer cálculos manuais.

    A tecnologia ainda pode ser útil, por exemplo, para pesquisar preços. Porque, para fazer sua gestão financeira, você vai precisar economizar. Nesse caso, é essencial pesquisar o preço de produtos e serviços antes de fazer sua compra. Assim, você conseguirá encontrar ofertas mais vantajosas.

    Considerações finais

    Na hora de gerenciar suas finanças online, é preciso tomar alguns cuidados, como você viu no texto.

    Você vai, por exemplo, precisar definir que ferramenta usar. Então, vai ser necessário anotar sua renda e gastos, e evitar novos débitos.

    Mas com dedicação e o uso correto do meio online, será muito mais simples controlar o orçamento. E aí, suas dores de cabeça por causa das finanças vão desaparecer! Dedique-se ao seu projeto.

    Publicidade

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui