Gestão de vendas: 3 Estratégias e softwares para melhorar e controlar os processos de venda

Publicidade

Toda empresa ou comércio que trabalha com vendas precisa aprimorar sua gestão de vendas para que os processos sejam os mais qualificados possível, contribuindo para que a corporação se destaque e evolua, conquistando vantagens sobre os concorrentes.

Naturalmente, é difícil encontrar um setor em que a concorrência não seja grande e é justamente por isso que as empresas precisam buscar estratégias para se diferenciar, ganhando a preferência dos clientes.

Existem diferentes formas de engajar e atrair os clientes. Além do engajamento, é preciso ter eficiência e qualidade na hora das vendas, conseguindo otimizar os diferentes processos internos e fidelizar o público.

Publicidade

Por isso, selecionamos algumas dicas visando as empresas que querem otimizar sua gestão de vendas, buscando atingir novas marcas e melhorar a qualidade.

Estratégias de marketing

Primeiramente, selecionamos uma ideia que é fundamental para aumentar o alcance e a visibilidade da empresa, contribuindo para o retorno necessário após a aplicação dessas estratégias. Estamos falando das ideias de marketing, tanto o tradicional como digital.

De maneira geral, o marketing é utilizado para criar estratégias de divulgação, visando atingir um público-alvo segmentado e específico. Inclusive, esse é um dos principais pontos dessa estratégia, fazendo toda a diferença no resultado final.

Antigamente, o marketing era feito de forma “física”. Ou seja, fora das redes digitais, por meio de diversas aplicações, tais como:

  • Publicidade em rádio;
  • Publicidade em televisão;
  • Publicidade em revistas;
  • Outdoors;
  • Organização de eventos;
  • Brindes.

Por outro lado, o marketing digital vem dominando os incentivos e campanhas utilizados pelas empresas, pois cada ano que passa o acesso ao meio online também cresce, bem como a presença dos possíveis clientes nesse meio, especialmente para as compras pela internet.

As estratégias utilizadas no marketing digital são diferentes do offline, recorrendo a internet e as redes sociais como modelo base de divulgação e atração de novos clientes, o que também permite uma melhor segmentação e gestão do processo (bem como a mensuração e melhora dos sistemas). 

Sistemas de gestão

Divulgar, fazer publicidade, aumentar o alcance e atrair clientes são partes fundamentais do processo de venda. Entretanto, não basta pensar nas campanhas, é necessário saber organizar esses processos e qualificá-los, melhorando-os sempre que necessário.

Para isso, é muito importante que as empresas possuam tecnologias organizacionais, como sistemas de gestão de vendas.  

O sistema de gestão de vendas é utilizado justamente para aprimorar as vendas de uma empresa, pois conta com ferramentas que conseguem organizar, analisar as etapas, além de potencializar e controlar vendas, melhorando todo o aspecto interno e externo das empresas nessa prática tão importante.

Ferramentas de gestão

Uma boa organização dos processos de vendas, principalmente dentro do marketing digital, depende de algumas etapas, como definição de público-alvo e persona, geração de leads, funil de vendas, entre outros processos.

Mas, além disso, a gestão de vendas depende de ferramentas tecnológicas para que o sistema seja bem organizado e instruído, qualificando e potencializando os processos de interação com os clientes e as vendas das empresas.

Existem diferentes ferramentas no mercado, cada uma com sua própria funcionalidade, aspectos individuais importantes e características que fazem elas se destacarem e melhorarem a interação com os clientes, por exemplo.

Nesse sentido, é importante destacar algumas. Confira:

  • CRM

A ferramenta CRM é a primeira que citaremos, sendo uma das que mais se destaca no mercado de tecnologia de gestão de vendas. 

Por ser um software de nuvem, é possível acessá-lo em qualquer lugar, em diferentes computadores ou celulares, por diversas pessoas, desde que elas tenham a permissão necessária para verificar tais dados. 

Assim, por ser em nuvem, todas as informações são salvas, sem que nada seja perdido de forma indevida, o que também facilita a integração entre os diversos membros da equipe e o registro em tempo real das atividades de atendimento, vendas e marketing.

Com essa ferramenta, esses processos também são otimizados, já que torna possível verificar todas as interações com o público e a forma com que isso foi feita.

As funções dessa ferramenta são variadas, como organizar os leads no funil de vendas, controlar as operações da sua equipe, lista com dados dos clientes, entre outras funcionalidades que trazem mais qualidade.

Dessa forma, o sistema CRM é uma ferramenta pronta para atender as necessidades organizacionais das empresas, principalmente na etapa de controle e da execução das vendas propriamente dita.

  • Ferramentas de mensagens

Como dissemos, o CRM, por exemplo, é uma ferramenta importante de controle, mas não é o suficiente para que os processos de venda sejam totalmente “perfeitos”. 

Para complementar, uma ferramenta para troca de mensagens, tanto com os profissionais dentro de uma equipe, mas principalmente com os clientes, é essencial.

Nesse sentido, existem diversos aplicativos para celulares, tablets e computadores que podem ser utilizados como canal de comunicação interna e externa, melhorando a interatividade entre a equipe e entre os consumidores. 

Algumas opções são:

  • WhatsApp;
  • Hangouts;
  • Messenger do Facebook;
  • Telegram.
  • Videoconferência

A realização de reuniões, conversa interna com os funcionários, comunicação com parceiros e também com os clientes, também é parte fundamental do crescimento de qualquer empresa.

Nesse momento, em que o mundo, essencialmente o Brasil, vive uma explosão de casos do Coronavírus, agravando ainda mais a pandemia, muitas empresas estão tendo de trabalhar de forma remota, tendo que se adaptar em diversos sentidos. 

A organização dessas reuniões, por exemplo, foi dificultada e, inclusive, deve ser evitada de forma presencial.

Por isso, se tornou essencial a utilização de aplicativos para videoconferência, justamente para realizar essas reuniões sem precisar ter o contato próximo, o que também é muito benéfico a longo prazo, já que questões relacionadas ao deslocamento podem ser reduzidas.

Existem diversas ferramentas que possibilitam isso e podem ser utilizadas, como Skype, Hangouts, Google Meet, entre outros.

Desse modo, a empresa se torna integrada e otimizada, melhorando a comunicação entre os setores e a gestão de vendas.

Além disso, ferramentas como a videoconferência também impactam diretamente nas possibilidades e na qualidade dos processos de venda, favorecendo a conversão dos diferentes perfis de clientes, principalmente para o setor de serviços. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos ricos e relevantes para empresas de diversos nichos, bem como estratégias que contribuem para o desenvolvimento do negócio.

Publicidade

Artigos recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui