Mais

    Home office: confira 7 dicas para manter a etiqueta e o rendimento no trabalho remoto

    Publicidade

    Uma das principais mudanças que vieram com a pandemia para os ambientes corporativos foi a implementação do home office. Seja ele híbrido, ou integral, o que antes era considerado impossível, agora é utilizado pelas empresas como um modo de aumentar a produtividade dos funcionários, se tornando, em muitos casos, até critério de avaliação.

    Se você trabalha em um ambiente corporativo, tenha conseguido ele através de um concurso ou de um processo seletivo, muito provavelmente já deve ter visto alguma gafe que foi cometida pelas câmeras. Ou na pior das hipóteses, foi você quem cometeu algum deslize.

    Publicidade

    A pessoa não faz isso de forma consciente, mas devido a uma falta de costume, situações deste porte constrangedor acabam acontecendo. Entretanto, com alguns ajustes, é possível obter o máximo de rendimento, com pouco esforço.

    Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas que podem fazer a diferença na hora do home office. Portanto, fique ligado!

    Organize o seu local de trabalho

    Um local organizado, confortável e limpo, além de ser ideal para se trabalhar, também passa uma boa impressão no momento das reuniões pelo computador.

    Fora isso, com ele, você vai poder ter foco total em suas atividades, sem praticamente nenhuma distração para ocupar o seu tempo, o que vai facilitar na hora de entregar as demandas que te repassarem.

    Tenha uma rotina como se estivesse dentro da empresa

    Publicidade

    Uma das armadilhas mais perigosas é achar que, porque você está em casa, a sua rotina não deve ser a mesma da sua empresa. Este tipo de pensamento leva somente à procrastinação, fazendo com que não entregue suas demandas, ou no pior dos casos, te impede de desligar do trabalho.

    O melhor a se fazer é procurar uma rotina onde você consiga conciliar o trabalho com a sua rotina doméstica, de forma que consiga entregar resultados e ainda tirar tempo para descanso, ou até mesmo realizar tarefas domésticas.

    Mantenha a comunicação com a sua equipe

    Não é porque não se tem contato físico, que outros tipos de relacionamento não existam. Manter um contato com a sua equipe, permite que você sempre se mostre pronto para ajudar a sua equipe, demonstrando proatividade.

    É importante elogiar projetos e dar feedbacks, se necessário, e o inverso também é válido, principalmente para medir se precisa melhorar em algum ponto.

    Jamais fique incomunicável durante seu horário de trabalho

    Em um home office, ficar incomunicável é extremamente antiprofissional, e pode sujar sua imagem perante à equipe, e até mesmo para seu chefe.

    Pausas durante o dia são completamente normais, mas passar horas sem nenhum tipo de comunicação, além de antiprofissional, também pode prejudicar seus colegas de trabalho com uma demanda urgente. Em suma, é melhor evitar.

    Trabalhe com roupas que não são apropriadas para o trabalho

    Uma das gafes mais comuns durante a pandemia é de pessoas com vestimentas inadequadas ao realizar videochamadas com colegas, superiores ou clientes. Por isso, é essencial usar roupas adequadas dentro do seu horário de trabalho, até mesmo para passar uma imagem de profissionalismo.

    Evite distrações durante seu horário de trabalho

    Apesar de ser semelhante à primeira dica, aqui contém uma tão perigosa quanto: atividades paralelas. Com a falta de supervisão, é comum ficarmos tentados a realizar distrações com alguma coisa, fazendo com que seu rendimento caia.

    Por isso, é essencial ter uma disciplina rígida, para não cair nas tentações e acabar se tornando um funcionário improdutivo que não entrega resultados. Um lugar calmo e sem distrações é uma das melhores formas de se evitar esse tipo de armadilha.

    Atente-se ao horário das reuniões

    Se atrasar em uma rotina normal de trabalho já é constrangedor, de certa maneira, mas em casa, é uma atitude praticamente inaceitável para seus colegas e supervisores. O ideal é sempre marcar as reuniões em um calendário, como o Google Agenda, por exemplo, e ativar alarmes, para lembrar deles com pelo menos 15 minutos de antecedência.

    Publicidade

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui