Intranet: saiba como melhorar a comunicação da sua empresa

Publicidade

A comunicação interna é essencial para o crescimento da empresa. E uma das formas de fortalecer essa comunicação é por meio da intranet, modelo que é usado pela maioria das grandes empresas tem sua própria intranet para favorecer a comunicação entre os colaboradores de diferentes setores. 

A intranet é um dos exemplos de endomarketing que pode auxiliar bastante como uma ferramenta para integrar todos os segmentos do negócio. Essa rede facilita o acesso a informações de todos os âmbitos da empresa. Aqui, falaremos sobre essa ferramenta de comunicação interna. 

O que é intranet? 

A intranet é uma rede de computadores semelhante às páginas de web, a diferença é que a rede é de uso exclusivo da empresa. Basicamente, essa rede interliga apenas os computadores da empresa em que todos os funcionários podem ter acesso e trocar informações com colaboradores de diferentes setores. 

Publicidade

O objetivo da intranet é ser uma espécie de central de comunicação interna da empresa. Então, a ideia é que a intranet seja uma rede corporativa que facilite o acesso e acompanhamento de dados da empresa com mais agilidade. 

Como a intranet funciona? Quais são as suas principais vantagens? 

A intranet utiliza o protocolo TCP/IP, tendo uma infraestrutura própria bem similar à internet, mas de uso exclusivo da empresa. Dessa maneira, esse sistema só pode ser acessado pelos computadores da empresa e por funcionários autorizados. 

Dentro dessa rede, os colaboradores conseguem ter acesso, acompanhar, atualizar e acompanhar informações pertinentes a empresa. Isso gera uma troca de informações mais rápida e centraliza as operações do negócio. 

E ter uma rede corporativa da sua empresa traz diversas vantagens, como veremos abaixo:

  • Agiliza a troca de informações entre colaboradores de diversos setores. 
  • Facilita a integração entre diferentes setores da empresa. 
  • Proporciona um ambiente para armazenar relatórios e documentos importantes da empresa. 
  • Aumento de produtividade. 
  • Diminuição do retrabalho, já que todos passam a ter acesso às informações em tempo real. 
  • Cria um ambiente dinâmico para troca e compartilhamento de informações do negócio. 
  • Fácil usabilidade. 
  • Possibilidade de integração com outras plataformas. 
  • Rapidez no atendimento. 

Como otimizar a intranet na minha empresa? 

Se você implementou ou deseja implementar uma intranet para melhorar a comunicação interna da sua empresa, é preciso encontrar formas de otimizar a intranet para tirar o máximo proveito dessa ferramenta para o seu negócio. Confira as nossas dicas abaixo:

Integre outras ferramentas a intranet da empresa

Existem diversas ferramentas utilizadas pelos profissionais da empresa no dia a dia, como e-mails, salas virtuais de reunião, entre outros, que podem ser integrados à intranet da sua empresa. 

Muitas ferramentas de comunicação corporativa podem ser integradas com a intranet do seu negócio. Ao integrar, você está colocando diversas ferramentas em um único canal, facilitando o acesso a todos os colaboradores com a centralização das informações. 

Interface de boa usabilidade 

A intranet também precisa facilitar a navegação dos colaboradores pela rede da empresa. Ter uma página com uma interface intuitiva é essencial para que todos possam ter facilidade para encontrar e compartilhar informações. 

Uma interface repleta de informações, abas e mais abas se torna muito pouco usual. No dia a dia, a intranet precisa ser uma ferramenta que agiliza a troca de informações, por isso é importante que a rede seja funcional e intuitiva. 

Facilite a atualização das informações da empresa 

A entrada é um sistema corporativo para troca e compartilhamento de informações da empresa, mas para que ele funcione é preciso que a rede esteja sempre atualizada. Até porque caso informações velhas sejam compartilhadas, os erros serão inevitáveis. 

Por isso, é importante atualizar as informações com frequência para que os dados estejam sempre corretos. A dica é investir em ferramentas e pessoas que estejam dedicadas para atualizar estas informações, mantendo sempre a rede com informações viáveis e válidas para todos os demais colaboradores da empresa. 

Integre todas as informações importantes do negócio 

A intranet facilita o compartilhamento das informações, integrando setores do negócio. Para isso, é importante firmar acordos entre os setores para que não haja erros operacionais no dia a dia. Dessa maneira, você conseguirá delimitar as funções de cada um e manter as informações atualizadas sempre integradas. 

É fundamental que você facilite o acesso às informações importantes do negócio, tendo uma rede sempre atualizada e que dê acesso às informações pertinentes a cada setor e entre os segmentos. Dessa forma, as informações estarão sempre disponíveis para todos os interessados e isso facilitará o dia a dia do negócio. 

Como vemos, a intranet é um meio importante para otimizar a comunicação interna da sua empresa. Junto com outras ferramentas, ter uma rede corporativa é um fator importante para centralizar as informações, trazer agilidade para a rotina dos colaboradores e otimizar os resultados do negócio já no curto prazo. 

Com as nossas dicas, você estará preparado para implementar a intranet no seu negócio e otimizar a comunicação interna da empresa de uma forma assertiva. 

Publicidade

Artigos recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui