quinta-feira , 18 abril 2024
Ínicio Empresas e Grandes Negócios KPI: entenda o que ele é e porque é relevante para sua empresa
Empresas e Grandes Negócios

KPI: entenda o que ele é e porque é relevante para sua empresa

1.1k
Compartilhe

O KPI se trata de algo de muita importância para qualquer empresa que esteja atuando dentro do mercado comercial, uma vez que possibilita levantar dados sobre as estratégias aplicadas.

Ainda sim, você, que está lendo este texto e pretende ser um empreendedor no futuro, seja longínquo ou não, nunca ouviu falar sobre KPI ou quais os motivos levam o mesmo a ser tão influente dentro de empresas?

Pois, com o artigo de hoje, mudaremos este cenário. Apresentaremos a seguir todas as informações referentes ao KPI, e por este deve ser aplicado em qualquer negócio, levando o mesmo até o sucesso. Caso você queira começar a empreender, mas não possui recursos disponíveis, conheça o empréstimo com garantia, um meio prático e seguro de dar início ao seu sonho. Aproveite e boa leitura!

O que é?

KPI é a sigla para Key Performance Indicators ou, traduzindo, Indicadores-Chave de Desempenho. Estes são índices usados para diagnosticar a execução e o impacto de uma estratégia aplicada pela entidade em questão.

Ou seja, estes são relevantes para o processo de avaliação de um projeto, oferecendo resultados que, quando comparado às metas, verificam se está atingindo o que foi traçado antes de sua implementação.

KPI dentro de uma empresa

Estes se mostram relevantes por oferecerem mais desempenho e intelecto nos projetos que são criados, desenvolvidos e implementados por uma corporação, sendo aplicável qualquer tática ou estratégia da mesma.

Utilizando desta ferramenta de análise, seu objetivo será identificar, ajustar e melhorar cada vez mais cada projeto que a entidade possui, sempre buscando atingir a excelência dentro deste.

Contrapartida, uma empresa que não sabe utilizar os KPI’s, ou sequer sabe da existência dos mesmo, não chegará a lugar algum. E o motivo para se manter estagnada é muito simples:

A entidade que não sabe como usar a ferramenta não tem guia, logo, ela não faz a mínima ideia de para onde está indo. Isto acarreta em uma empresa perdida, sem metas ou objetivos a alcançar e que, em um futuro próximo, se tornará apenas uma fonte de prejuízos, terminando por falir.

O que torna o Kpi tão eficaz?

Ainda que existam diversas opções de Indicadores-Chave de Desempenho, isto não significa que a quantidade usada destes irá lhe garantir um resultado com maior qualidade.

Por mais que pareça interessante a implementação de vários sistemas deste tipo, a melhor opção, na verdade, é o contrário, optando por poucos KPI’s. E por que está seria uma decisão mais inteligente?

Com uma quantidade reduzida, você pode optar por aqueles que abrangem pontos diferentes, retratando, assim, de forma muito mais abrangente o cenário e o desempenho de cada projeto estratégico desenvolvido pela empresa.

Indo além, existe a possibilidade de criar alguns destes para que atuem como secundários ou métricas, permitindo aos principais que façam avaliações mais específicas.

Assim, se um de seus KPI’s principais for a taxa de clientes fiéis gerados por visitantes, estes secundários lhe permitiram avaliar o custo por cada um dos clientes, o total de visitantes no site e a quantidade de acesso à página principal.

Ainda sim, para que um indicador seja eficiente, seja este primário ou secundário, ele precisa contar com certos requisitos. A seguir, confira um pouco mais sobre estes, começando por:

Simplicidade

Quando é realizada a criação e a implementação de Indicadores-Chave de Desempenho, este deve ser feito para que seja simples e de fácil compreensão para seu usuário. Assim, qualquer colaborador envolvido no time de projetos para as suas campanhas será capaz de utilizar a ferramenta, além de aumentar a probabilidade de compreensão dos mesmos.

Isto não significa que quanto mais complexo, pior um KPI é. Mas sim que a complexidade por trás do mesmo deve tornar as suas respostas objetivas e simples. Se você utiliza de um com alta complexidade de compreensão, mais difícil será a coleta e a leitura dos dados levantados pelo mesmo.

Mensurável

Para um KPI, é muito importante que este tenha a capacidade de quantificar, logo, que possa realizar contas em números ou porcentagens, traduzindo para a empresa os dados de maneira mais fácil.

Um ponto adicional que é muito relevante é a relação que a mensuração tem em relação a sua validade. Afinal,  de nada adianta medir e criar índices, tais como redução de custos operacionais, se a entidade não adotar medidas para atingir este objetivo.

Relevância

Sempre é importante se lembrar que o KPI deve estar diretamente ligado às principais metas e objetivos de todas as estratégias traçadas pela empresa em questão, permitindo que, em cada cenário, o mesmo possa atuar e trazer resultados interessantes para serem avaliados.

Se este alinhamento não existir, os índices podem não conseguir apontar quaisquer resultados ou, em uma situação tão grave quanto, mostrar dados totalmente alheios à realidade pela qual a entidade passa.

Segurança

KPI é um fonte de informação que deve apresentar confiabilidade, para que seus gestores consigam tomar as melhores decisões relacionadas às abordagens que serão tomadas pelo própria empresa.

Não basta apenas analisar o que pode ou não funcionar. É extremamente necessário melhorar cada uma das ações para que estas se enquadrem ou superem, os resultados dentro dos objetivos definidos.

Quais os principais KPI’s do mercado

Entender quais são as possibilidades a seu alcance para que possa desenvolver um bom KPI que atenda todas as suas necessidades é um passo fundamental para toda e qualquer um que deseje aplicar estes em sua realidade.

Mas tão importante quanto este fato, é necessário entender quais destes devem ser mensurados na sua realidade. Por este motivo, trazemos alguns dos principais indicadores disponíveis a serem acompanhados, sendo estes:

Ticket médio

Este se trata de um indicador que é utilizado dentro das organizações com o simples objetivo de descobrir quanto cada venda que foi realizada pela organização em si acarretou em retorno para a mesma, procurando obter uma média de lucro dentro do período listado pelo gráfico.

Este ainda pode ser utilizado em escala global, com intuito de avaliar o desempenho dentro da companhia e o da mesma como o todo, lhe trazendo dados sobre cada venda e qual o retorno que os objetivos estão dando.

CAC

Como abordado anteriormente, e o aprofundando neste momento, o Custo de Aquisição do Cliente, também chamado de CAC, é um indicador muito forte para diversas entidades.

Este auxilia na análise da eficiência dos investimentos em marketing, principalmente em ocasiões em que as ações do setor têm por objetivo atrair uma nova gama de clientes, permitindo uma melhora nas vendas.

Assim, o CAC ajuda na visualização e esclarecimento em relação aos custos para se atrair esta nova clientela, indo desde os investimentos aplicados até os lucros gerados através destes.

KPI’s giram uma empresa

Está se trata de uma das ferramentas analíticas mais poderosas do mercado, lhe permitindo ver em quais pontos existem ainda espaços para melhores, e como é possível investir nas mesmas tornando a sua empresa em uma verdadeira potência.

E para aqueles que desejam investir em melhorias na empresa, a fintech CashMe oferece ótimas oportunidades de empréstimos com garantia de imóvel e taxas a partir de 0,85% ao mês + IPCA, com carência de até 12 meses para a primeira parcela, facilitando o pagamento do valor emprestado.  Faça uma consulta hoje mesmo e saiba mais!

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Linguagens Tech: Como escolher a melhor para o negócio?

Escolher a linguagem de programação certa pode ser o divisor de águas...

Startup OurCard estará presente na Web Summit Rio

De 15 a 18 de abril será realizada a segunda edição do...

Dicas de aplicação de modernidade em empresas tradicionais

No mundo empresarial em constante evolução, a capacidade de adaptação é fundamental...

Investimento em tecnologia: Para empresas B2B

No cenário competitivo das transações comerciais entre empresas (B2B), a adoção inteligente...