Mantenha seu celular seguro e proteja seu investimento

Publicidade

Para que você usa o seu celular? Se respondeu que é para fazer ligações, certamente faz parte de uma minoria de pessoas que ainda utilizam o aparelho para esse fim. Com o avanço da tecnologia, os celulares deixaram de ser meros aparelhos telefônicos e ganharam inúmeras funcionalidades para facilitar o seu dia a dia.

Samsung, por exemplo, está entre os fabricantes de smartphones que mais lança novos modelos e vende aparelhos no Brasil.

Seja para uso pessoal ou no trabalho, esses aparelhos indispensáveis possibilitam desde o acesso à internet – pesquisas apontam que eles são o principal meio de acesso à rede no País –, GPS, fazer fotos e vídeos, ouvir rádio, até atividades muitas vezes desconhecidas por muitos como o seu uso como controle remoto, roteador Wi Fi, mouse, tradutor, calculadora, moderador de exercícios físicos, scanner, entre outras funções.

Publicidade

E se ele é tão incrível e essencial assim, nada mais justo que você tome alguns cuidados para mantê-lo seguro, protegendo, assim, o seu investimento. Afinal, nos últimos anos os celulares vêm se tornando o alvo preferido de cibercriminosos, que se aproveitam do desleixo dos usuários e acabam conseguindo hackear e invadir os aparelhos.

Para não fazer parte dessa estatística, confira algumas dicas para proteger o seu celular:

  • Contrate um seguro para seu celular

Imprevistos acontecem e possuir um seguro de celular é uma boa opção para estar protegido caso um problema venha a acontecer. Em tempos em que os aparelhos estão cada vez mais modernos e caros, a contratação desse tipo de serviço garante uma segurança extra ao seu bolso.

Segundo pesquisa do Mobile Time, 61% da população brasileira já foi vítima de roubo de celular, por isso, diante desse índice contratar este tipo de serviço pode ser a melhor solução para proteger o investimento financeiro feito na compra do seu smartphone

Entre as modalidades de seguro disponíveis no mercado estão a cobertura completa contra roubo e furto, quebra acidental, queda de líquidos, entre outras opções.

  • Cuidado com as senhas 

Coloque senhas em tudo o que puder, afinal, elas têm o poder de impedir que outras pessoas acessem os dados de seu aparelho. Essa é a forma mais básica de segurança e extremamente eficiente para evitar que informações confidenciais sejam visualizadas por outros.

Além de proteger aplicativos que possam conter informações sensíveis e de conteúdo privado, lembre-se, também, de colocar uma senha na tela inicial do aparelho.

Evite colocar senhas iguais em vários serviços. Embora pareça prático, esse tipo de comportamento facilita o acesso do invasor a praticamente tudo sobre você.

Usar um gerenciador de senhas e ativar a verificação em duas etapas também diminui as chances de alguém acessar a sua conta indevidamente.

  • Olho nos apps 

Não é porque o seu celular conta com inúmeras funcionalidades que você pode sair por aí a torto e a direito instalando apps. Recentemente, o Google removeu mais de 50 mil aplicativos suspeitos de serem softwares maliciosos.

Antes de instalar qualquer app em seu celular, leia as recomendações e certifique-se de que ele é seguro. E, claro, controle o que cada um desses aplicativos pode acessar. É imprescindível sempre ler a mensagem por completo antes de clicar em “OK”, fique de olho.

  • Só oficial 

E por falar em apps, vale mais essa dica: procure instalar apenas aplicativos oficiais, em especial para transações financeiras. Em geral, os grandes bancos brasileiros já possuem seu aplicativo oficial, tanto para iOS quanto Android, com uma camada extra de segurança para evitar falhas que exponham seus dados.

  • Faça backups

Assim como proteger o seu celular com senhas potentes e instalar aplicativos oficiais, é importante realizar backups periodicamente. Essa dica é valiosa para evitar perder dados, seja por conta de danos com o aparelho ou para resgatar suas informações em casos de roubos ou uma simples formatação.

  • Não se esqueça das atualizações

Mantenha, também, o sistema operacional de seu celular atualizado. Independente se o seu aparelho é iOS ou Android, as atualizações contam com revisões que ajudarão o seu smartphone a permanecer em segurança.

  • Acessórios garantem proteção extra

Capinhas e películas para tela são outra forma de proteger o seu celular. Nesse caso, os acessórios evitam danos físicos em caso de queda, por exemplo.

  • Atenção aos links suspeitos e códigos SMS

A criatividade dos criminosos é grande e muitos golpes envolvem a invasão de uma conta através de links suspeitos ou códigos de ativação enviados por SMS ou WhatsApp.

Por isso mesmo, é importante dizer: não forneça o código de ativação recebido por SMS e não acesse links que não souber a origem. Essas medidas simples podem evitar grandes dores de cabeça com o acesso a informações confidenciais.

Prontinho! Agora você já sabe como manter o seu celular protegido para desfrutar de todas as suas funcionalidades.

Publicidade

Artigos recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui