Marketing Digital B2B: Dicas para a indústria do plástico

0

*Ricardo Martins

 

A indústria do plástico, apesar de pouco conhecida a fundo, tem importância fundamental no mercado. Utensílios comuns no nosso dia a dia, como geladeira, fogão, microondas, televisão e até os videogames possuem o plástico em sua produção.

Assim, fica claro que essa é uma matéria-prima que possui grande disputa em suas vendas. Até o início de 2019, existiam 11.559 indústrias que trabalham com a transformação de plástico, somente no Brasil. Isso, claro, causa a geração de empregos; por aqui, cerca de, 325 mil pessoas estão trabalhando neste mercado.

Porém, entre 2000 e 2015, e comparado aos outros países da América do Sul, o Brasil cresceu apenas 9,5%, contra 36,8% do Peru e 19,8% do Chile, por exemplo. Essa falta de evolução, muitas vezes, se deve à falta de uma estratégia de marketing assertiva, algo que, além de conquistar novos leads e clientes efetivos, faz com que os que já compram na sua indústria, se sintam convencidos a comprar mais.

Ainda assim, muitas indústrias (não só de plástico) cometem o erro crasso de pensarem que não há a necessidade de estarem presentes na internet e nas redes sociais.

Por isso, darei algumas dicas, passando por alguns problemas enfrentados atualmente na indústria do plástico, e como o marketing digital B2B pode ajudar a resolvê-los.

Analise o mercado

Como foi dito acima, o plástico está em quase tudo que utilizamos, gerando uma concorrência enorme em um mercado que já possui milhares de indústrias. Com isso, para se diferenciar e se destacar mais do que as outras, é necessária uma análise de mercado profunda. Com uma agência de marketing digital trabalhando com a sua indústria, isso será feito, analisando os tipos de estratégia utilizados pelos concorrentes, visando saber o que está dando certo ou errado e, claro, fazer um planejamento assertivo baseado nisso.

Esteja ativo nas Redes Sociais e Blog

Não é novidade para ninguém que o uso das redes sociais e da própria internet vem aumentando cada vez mais com o passar dos anos. Para se ter uma ideia, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) fez um estudo neste ano. Ele apurou que 75% dos brasileiros possuem internet, não importando de que aparelho ela é utilizada. Sendo assim, por que não estar presente também nessas áreas?

Para isso, se utilize de curiosidades, por exemplo. Como foi citado no início do artigo, a indústria do plástico não é tão conhecida como poderia, então, até mesmo uma empresa que esteja interessada em comprar, precisa saber mais a fundo sobre o assunto. Portanto, poste fotos ou vídeos que mostrem os processos de produção ou sobre como sua indústria lida com o meio ambiente, sendo o plástico um produto altamente danoso a ele.

Mapeie seu público

O entendimento e mapeamento do seu público-alvo é extremamente importante, afinal, é para eles que suas vendas serão feitas, correto? Por isso, faça um estudo sobre as preferências, comportamentos e como essas pessoas buscam na internet quando procuram por indústrias de plástico e suas vertentes. Além disso, saber como esse mesmo público se relaciona com a sua e outras organizações, é essencial.

Comunique-se com esse público

Com a entrada nas redes sociais e na internet, será possível sentir a pressão do seu público quanto às medidas em prol do meio ambiente, já que estamos tratando aqui de uma indústria transformadora de plástico. Atualmente, muitos países chegam a obrigar que esse tipo de produto seja biodegradável e possa também ser facilmente reciclado, até porque, já se sabe que é uma matéria-prima que pode demorar até 500 anos para se decompor.

Sendo assim, comunique-se com o seu público sobre isso! Se sua indústria obtiver medidas para o meio ambiente, mostre-as através das redes sociais/ blog e, caso ainda não tenha, explique os motivos. Isso causa uma simpatia maior com seus possíveis clientes, sendo uma preocupação que, justamente, tende a aumentar nos próximos anos.

E, na leitura deste artigo, foi possível perceber que com uma agência de marketing digital B2B ao seu lado, a estratégia aplicada neste âmbito será a mais assertiva possível, melhorando os resultados e até mesmo diminuindo seus gastos, em comparação a uma agência de marketing comum.

E aí? Vai perder essa oportunidade de crescer?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui