terça-feira , 19 março 2024
Ínicio Mercado O futuro dos streamings: quais serão as próximas inovações no mercado?
MercadoStreamings

O futuro dos streamings: quais serão as próximas inovações no mercado?

529
Compartilhe

E com o aumento do consumo de conteúdo digital nos últimos anos, o mercado de streamings vem se consolidando como uma opção de entretenimento e informação. Atualmente, temos tanto seriados hollywoodianos com astros conhecidos, como documentários sobre carros e seus conectores elétricos

Mas, como em todo setor, a concorrência é acirrada e, portanto, as empresas precisam se manter atualizadas para se destacarem. Pensando nisso, criamos este texto que irá falar sobre os principais serviços e outros detalhes curiosos sobre inovação e futuro. Ficou curioso e deseja compreender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente.

Principais serviços de streaming da atualidade

O consumo de entretenimento se transformou, principalmente se formos levar em conta o período de isolamento social, causado por conta da pandemia. Entenda: antes, era preciso esperar pela exibição de programas e filmes na televisão ou ir até a locadora de vídeos para alugá-los. 

Agora, com os serviços de streaming, é possível assistir a conteúdos exclusivos a qualquer hora e em qualquer lugar. A partir de agora, traremos três exemplos de marcas mais conhecidas atualmente. 

  • Netflix: Fundada em 1997, a Netflix se tornou a maior plataforma de streaming do mundo. Atualmente, entre idas e vindas, são mais de 200 milhões de assinantes em cerca de190 países. Há ampla variedade de filmes, séries, documentários e programas originais, além de permitir o download para assistir offline;
  • Amazon Prime Video: Também oferece filmes, séries e programas de televisão, além de conteúdos originais produzidos pela Amazon Studios. Quem assina também têm acesso a outros serviços da Amazon, como frete grátis em compras na loja online e descontos exclusivos;
  • Disney+: lançado em novembro de 2019, o Disney+ é o serviço de streaming que, além dos filmes de contos de fadas, obras da MCU e outros, ainda inclui as franquias de Star Wars e Pixar. Como conteúdo original, destaca-se a série “The Mandalorian”, que foi um sucesso de audiência.

O futuro dos streamings: quais serão as próximas inovações no mercado?

Agora, vamos subir uma espécie de escada de concreto pré moldada e colocar nosso tema em um local que muitos não se atentam, ou seja: qual será o futuro do streaming e suas próximas inovações?

Uma das tendências que pode se consolidar nos próximos anos é a interação do público em tempo real, mesmo durante a exibição de programas ou eventos. Com o aumento do uso de redes sociais, é possível imaginar que isso se propague a curto, médio e longo prazo. 

Por exemplo, que tal se pudesse votar em enquetes sobre o programa em exibição, fazer perguntas para os apresentadores ou até mesmo enviar comentários que apareçam na tela? 

Outro destaque, que até já vem sendo explorada por algumas empresas, é a personalização de conteúdo. A ideia é que a plataforma aprenda sobre as preferências do usuário, como os tipos de filmes e séries que ele assiste com mais frequência, e possa sugerir os mais relevantes. 

Essa personalização pode ser feita com base em algoritmos ou com a ajuda de curadores especializados em determinados gêneros. Ou seja, esse detalhamento é tão imprescindível quanto a instalação de um toldo articulado nas varandas das casas ou em frente a comércios.

E não para por aí, pois o próximo tem a ver com o uso da tecnologia de realidade virtual. Isso ainda é pouco explorado pelos streamings, mas não ficaria surpreso se, daqui alguns anos, chegasse em nossas residências. 

Com ela, os usuários poderiam experimentar maior imersão, como se estivessem dentro do filme ou da série. Imagine inseri-los em conteúdos com uma estética diferenciada ou grandes efeitos especiais?

E os streamings não precisam ser apenas uma fonte de entretenimento, mas também de educação. Algumas empresas já estão explorando essa ideia, incluindo documentários e programas educativos em suas plataformas. 

Sua marca de servomotor pode se dar bem com isso, pois irá reter os talentos pela forma com que lida com o dia a dia. No entanto, a tendência é que essa oferta se expanda ainda mais, com o desenvolvimento de conteúdos de aprendizado, como aulas de idiomas, cursos online e até mesmo programas de tutoria.

Enfim, não dá para falar de inovação e não olhar para a inteligência artificial. Com ela, as plataformas poderiam oferecer recomendações mais precisas de conteúdo, com base no perfil e nos hábitos de consumo de cada usuário. 

E não para por aí, já que irá melhorar a qualidade da imagem e do som, identificar possíveis problemas de conexão e até mesmo ajustar o volume de acordo com o ambiente em que o usuário se encontra.

Com todos esses detalhes que ressaltamos, o espectador conseguirá conferir séries como: Os Anéis de Poder, The Boys, Disque Amiga Para Matar, Missa da Meia-Noite e outros. Além dos filmes, como: Enola Holmes, História de um Casamento, O Tigre Branco, Depois a Louca Sou Eu e outros.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Como Escolher a Melhor Plataforma de Streaming para Você

Se você gosta de assistir filmes, séries, ouvir música ou desfrutar de...

Mês do Consumidor: confira 5 dicas para vender mais na data

Compreender as necessidades do cliente é fundamental para estreitar laços, engajar, fidelizar...

O Retorno dos Thundermans estreia amanhã, no Paramount+ e na Nickelodeon

 Chega no Paramount+ e na Nickelodeon o filme O RETORNO DOS THUNDERMANS, baseado na comédia e live-action de sucesso...