O impacto da tecnologia na economia

0

Quando falamos em tecnologia e economia, é fundamental perceber que as duas palavras caminham juntas diante dos avanços da sociedade. Atualmente, conquistas e novidades como os bancos digitais se tornaram comuns, o que mostra que avanços tecnológicos estão se tornando parte da rotina diária de todos nós.

Há poucos anos, as vendas online eram uma grande novidade, mas coberta de dúvidas: Será que este produto vai ser entregue? Será que comprar pela internet é confiável? Será que vale a pena? Pois é, com o avanço tecnológico, tudo isso se mostrou real e viável para todos. Sim, a tecnologia chegou no mundo da economia e trouxe profundas transformações em tão pouco espaço de tempo.

Segundo o programador Bendev Junior, esta “parceria” entre tecnologia e economia é apenas um reflexo de como os hábitos da sociedade estão sendo profundamente transformados neste início de século XXI. “Exemplo disso são os aplicativos de delivery, por exemplo. Agora qualquer pessoa pode pedir em casa uma comida de maneira fácil e sem transtornos. Além disso, tal medida permite gerar emprego para os desenvolvedores dos programas, designers, arquitetos da tecnologia e também para o restaurante, onde mais cozinheiros são contratados, por exemplo. Isso mostra que esta união está permitindo uma grande movimentação no setor econômico”, destaca.

Conforme os anos estão passando, a tecnologia assume lugares mais comuns do que já imaginamos anteriormente, por isso cabe às pessoas se acostumarem com essas mudanças, reforça o programador: “O mundo está se atualizando e modificando cada vez mais rapidamente, por isso é fundamental que se entenda que esta transformação é um caminho novo e que fará parte do dia a dia daqui em diante. Para deixar bem claro, é uma realidade sem volta ao que era feito antigamente”, compara Bendev.

“Hoje você pode fazer uma série de investimentos com poucos cliques e sem aquelas taxas de corretagem. Antes você tinha toda a burocracia de pagar uma corretora ou um banco, tinha que se deslocar até lá para acompanhar se tava dando algum retorno financeiro, e agora a pessoa pode fazer isso em qualquer um, basta conectar seu smartphone à internet e poderá ficar por dentro de tudo que está acontecendo com suas fontes de renda”, salienta o programador. “Quem iria imaginar um dia que todos os pagamentos poderiam ser feitos com um celular ou computador? A tecnologia mostra como tudo isso já se consolidou como um hábito comum. O pagamento de um boleto, por exemplo, veja quanta facilidade. Agora não é mais necessário pegar o boleto e enfrentar longas filas em um banco só para pagá-lo. Com a tecnologia em questão de segundos tudo isso é resolvido. Ou seja, a roda da economia gira cada vez mais rápido”, completa Bendev Junior.

Quando se observa os frutos desta parceria entre tecnologia e economia, o programador mostra como pequenos hábitos estão sendo mudados e implementados na rotina da sociedade: “Até para quem não consegue ter uma vida financeira equilibrada hoje é possível reverter este quadro. Existem ferramentas simples que ajudam a controlar o dinheiro e dando orientações para poupar ou aplicar, dependendo do interesse daquela pessoa. A moeda é online, então muitos pagamentos podem ser feitos de forma via web e o dinheiro em papel nem passa pelas mãos da pessoa. Com os aplicativos, a pessoa pode saber onde está o dinheiro, quanto gastou ou ganhou, sem se preocupar em ter que ir ao banco pegar extrato ou contar as moedas para avaliar o consumo”, define o especialista em programação.

E cada vez mais o mundo será dominado por esta tecnologia, acredita Bendev. “Hoje temos também a Inteligência Artificial como uma realidade presente, tanto é que você não precisa mais de orientações de equipes do banco para dar aquele suporte, como sempre vemos. Há aplicativos que já cumprem este papel e já ajudam o cliente a saber como lidar com isso”, explica.

Para quem deseja o crescimento profissional, a tecnologia permite dar os primeiros passos sem sair da frente do computador, destaca o programador: “Abrir empresas, por exemplo, é muito simples. Hoje em dia se pode abrir um CNPJ de forma totalmente online e logo depois comprar um domínio. Assim, a pessoa pode colocar sua proposta de trabalho de forma online sem ter que se deslocar e ao mesmo fazer girar essa roda da economia”, orienta.

Por isso, Bendev Junior reforça: “O fato é que a tecnologia está totalmente ligada à nssa vida e esse é um caminho sem volta. Muito pelo contrário, para o nosso futuro não resta dúvidas de que dependemos cada vez mais desta parceria, que certamente trará uma série de melhorias e aprendizagem a cada um de nós”, completa.

“Graças à tecnologia, caminhamos para uma profunda transformação no mundo. Aliás, que venha esse novo mundo”, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui