quinta-feira , 18 abril 2024
Ínicio Tecnologia O papel da tecnologia na sustentabilidade ambiental e redução de impactos negativos
Tecnologia

O papel da tecnologia na sustentabilidade ambiental e redução de impactos negativos

576
Compartilhe

Não há como negar que com o passar dos anos o meio-ambiente tem sofrido bastante nas mãos dos seres-humanos, desde sempre, a natureza passou por maus-bocados durante toda a história da humanidade e parece que isso se agravou ainda mais com a chegada de novas tecnologias e o desenvolvimento de recursos que auxiliam justamente essas questões considerada negativas. 

Com o passar dos anos, o impacto ambiental tem sido cada vez mais agravado pela atividade industrial, e o alerta vermelho foi aceso em praticamente todas as partes ao redor do mundo. O termo sustentabilidade nunca esteve tão em alta como atualmente, para se ter uma noção, cuidar do meio-ambiente é uma preocupação de 60% das indústrias brasileiras, sendo que 45% exigem certificados ambientais aos fornecedores antes de fechar qualquer tipo de negócio. Nesse contexto, uma fábrica de engrenagens que adote práticas sustentáveis e se preocupe com o impacto ambiental de suas operações pode ter uma grande vantagem competitiva.

A sustentabilidade é um termo importante também para 82% dos brasileiros, que consideram esse termo uma das pautas mais relevantes, já 84% consumidores relatam que a sustentabilidade pode modificar sua decisão de compra. No meio de tudo isso, é preciso ter cuidado até mesmo com o seu detector de metais industrial, é necessário usar a sustentabilidade ao seu favor e proteger o meio-ambiente de forma otimizada, mas como?

Bom, a mesma tecnologia que já causou prejuízos, é atualmente, uma das principais formas de reduzir impactos negativos e auxiliar a sustentabilidade ambiental, no texto de hoje, iremos mostrar como o uso tecnológico feito da forma correta pode ajudar e muito o meio-ambiente com impactos extremamente positivos, bora conferir? Então vamos lá!

Panorama ambiental: como a tecnologia já agrediu o meio-ambiente?

A tecnologia é, atualmente, um recurso imprescindível no auxílio ao bom uso da sustentabilidade ambiental, mas por muito tempo, ela acabou gerando mais prejuízos do que benefícios para o meio-ambiente, vide o exemplo visto na época da revolução industrial, onde a produção começou a ser mais massiva, assim como a circulação de veículos motores, o que representou uma alta densidade de poluição e um enorme prejuízo dentro da camada de ozônio.

O aumento das indústrias também acabou gerando maior poluição nos rios e águas em geral, além é claro, do esgotamento dos recursos naturais, quanto mais a tecnologia crescia, mais eram explorados recursos para o seu desenvolvimento, o que acabou destruindo o meio-ambiente.

No entanto, com o passar dos anos, a consciência ambiental melhorou e as pessoas passaram a enxergar e usar a tecnologia como aliada dentro da sustentabilidade. Um exemplo disso é o uso de bebedouro de água industrial que, além de proporcionar água potável para um grande número de pessoas, também são projetados para serem mais eficientes em termos de consumo de energia e água, reduzindo o impacto ambiental. Abaixo, separamos os principais pontos que mostram o quanto esse fator pode ser essencial para o bom desenvolvimento sustentável, confira!

Eficiência energética

Praticamente todo aparelho tecnológico requer o uso de energia, seja uma mini escavadeira  em uma padaria ou um Playstation 5, mas por mais que os gastos energéticos sejam elevados, a tecnologia ajuda a reduzir e melhorar a eficiência energética, fazendo com que esses produtos básicos da nossa rotina, consigam consumir menor energia. 

A tecnologia consegue desenvolver sistemas de gestão de energia, além de equipamentos e dispositivos mais eficientes, que consomem menos energia e conseguem executar as mesmas funcionalidades mesmo de forma reduzida. 

Ela também pode ser usada para controlar o uso da energia, fazendo a sua metrificação e controle total de gastos, emitindo alertas caso o limite seja extrapolado e controlando com eficácia todo o seu uso. 

Energias renováveis

Outro papel importante da tecnologia é justamente o seu desenvolvimento na criação e manutenção das chamadas energias renováveis, através de aparatos tecnológicos, é possível desenvolver melhor as energias eólicas, solar, hidrelétrica, entre outras. 

Além disso, é possível estudar melhor algumas menos populares como o caso do biogás, todas essas fontes são consideradas limpas e muito mais sustentáveis do que os combustíveis fósseis, ajudando a reduzir a emissão de gases poluentes. 

Reciclagem e reutilização

Sempre que falamos de sustentabilidade associamos diretamente com a reciclagem e a reutilização, aqui no Brasil são geradas 82 milhões de toneladas de lixo por ano, e apenas 2% são reciclados, um número que assusta e acima de tudo, gera preocupação. 

Muitos não sabem o que fazer após o desgaste de um produto como a união rotativa, enquanto a grande maioria simplesmente não recicla por não terem facilitações, com a tecnologia, é possível desenvolver mais equipamentos que ajudem nessa tarefa. 

Os recursos tecnológicos podem ser essenciais para ajudar na reciclagem, acelerando esse processo e trazendo mais opções de reciclagem dentro da nossa rotina, trazendo praticidade e eficiência nessa área. 

Agricultura e produções sustentáveis

A agricultura é sempre um ponto de debate quando falamos de sustentabilidade, muitos defendem enquanto outros agem contra, mas de qualquer forma, o sistema agrícola é fundamental para a nossa rotina, porém ele pode sim, ser mais sustentável e é isso que a tecnologia fornece. 

Através dela, é possível utilizar menos recursos naturais, e aproveitar muito mais aquilo que é produzido, controlando e dosando a produção de alimentos com uma precisão muito maior. 

Também é possível criar sistemas e maquinários mais produtivos e que agridam menos o meio-ambiente, como irrigadores mais eficientes e precisos, e máquinas de colheita efetivas no geral. 

Transportes sustentáveis

Por fim, a tecnologia pode ajudar na questão do transporte, assim como um tanque de encolhimento adapta o tamanho do plástico, aqui os transportes podem ser adaptados para não gerar prejuízo ambiental e ainda cumprir sua função primordial. 

Para isso, são desenvolvidos transportes elétricos, além do incentivo do uso dos transportes públicos e do seu desenvolvimento constante, que ajuda a trazer meios mais sustentáveis e benéficos à nossa rotina. 

Em suma, podemos destacar que a tecnologia tem um papel fundamental na sustentabilidade ambiental e na redução de impactos negativos, pois pode ser usada para desenvolver soluções inovadoras e eficientes que ajudam a proteger o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável.

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

O outro lado da Inteligência Artificial: 4 dicas para se proteger dos perigos das deepfakes

À medida que a inteligência artificial se torna cada vez mais integrada...

Volkswagen Caminhões e Ônibus e Taggen desenvolvem tecnologia IoT para gestão inteligente de pátio

A Volkswagen Caminhões e Ônibus, em parceria com a Taggen Industries &...

Payface apresenta inovação para a indústria de pagamentos durante a Autocom 2024

A Payface, empresa líder de pagamentos por reconhecimento facial, em parceria com a...