O que é a tecnologia QLED de TVs?

Publicidade

É provável que você já tenha se deparado com o termo “QLED” por aí, principalmente se está à procura de uma smart TV nova para a sua casa. Mas, você sabe o que representa essa expressão?

No artigo de hoje, vamos falar a respeito dessa tecnologia que chegou para transformar a qualidade dos televisores, substituindo os modelos tradicionais dos painéis em LED que eram os mais comercializados até então. 

Esse novo recurso se popularizou ainda mais depois que a empresa Samsung anunciou exemplares inéditos de TV, com melhorias nos aspectos de cor e ambientação, a partir dessa tecnologia. 

Publicidade

A seguir, vamos abordar informações indispensáveis sobre a QLED para que você entenda de uma vez por todas como funciona esse recurso e quais são os benefícios de comprar um aparelho com essa inovação. Saiba mais:    

Principais dúvidas dos consumidores sobre a tecnologia QLED:

1. O que é a tecnologia QLED?

A sigla QLED representa a expressão inglesa “Quantum-dot Light-Emitting Diode” (em português, Diodo emissor de luz com pontos quânticos). Uma tecnologia usada nas smarts TVs com o propósito de deixar a qualidade de imagem ainda mais alta. 

Para isso, os painéis dos televisores são formados por nanocristais que transmitem a luz emitida pelo sistema de LED nas zonas de acionamento. Com a QLED, mais de um bilhão de tonalidades podem ser geradas para a formação de uma imagem.   

2. Como a tecnologia QLED funciona?

Nas smarts TVs de QLED, é possível transmitir uma resolução muito realista das cenas por meio dos pontos quânticos, pequenos cristais que emitem uma infinitividade de cores ao receberem a luz de LED da televisão. 

Nesse processo, cada tonalidade é transmitida de forma isolada, fazendo com que essas TVs consigam preservar a qualidade da imagem de uma maneira bem mais fiel ao original, mostrando detalhes que até então passariam imperceptíveis.       

3. Quais são os principais benefícios da tecnologia QLED?

Além da alta reprodução de cor, as TVs com QLED também conseguem transmitir o brilho de forma mais intensa, permitindo assim que os consumidores ajustem seus aparelhos na capacidade máxima, aproveitando a função HDR. 

Outro diferencial está no ângulo de visão desses televisores. Como eles compensam os reflexos de outros focos de luz, os usuários podem visualizar perfeitamente a imagem, independente de onde eles estejam. 

Essas TVs ainda costumam ser aparelhos com boa eficiência energética, alcançando uma boa performance, sem trazer aumento de gastos para a conta de luz.   

4. Existem desvantagens no uso da QLED? 

Por mais que seja uma tecnologia avançada, é claro que os aparelhos de QLED também podem desagradar alguns consumidores devido às suas especificações técnicas. 

Um exemplo disso é em relação à reprodução da cor preta nas imagens, que em alguns modelos mais simples de TV pode parecer cinza. Ainda é comum que essa tonalidade apresente um nível de contraste bem inferior. 

Como escolher um modelo de TV com QLED? 

Se você está em busca de encontrar o modelo de smart TV com QLED ideal para a sua casa, não deixe de considerar os pontos que citamos abaixo: 

Tamanho da tela 

Observar a tela do aparelho é um dos pontos primordiais na hora de escolher uma TV nova. Neste momento, é preciso considerar fatores como o espaço disponível, a quantidade de pessoas que costumam usar o televisor e a distância que ele ficará da poltrona. 

Sistema operacional

Assim como outros dispositivos eletrônicos, as TVs atuais também funcionam a partir de um sistema operacional. Garanta que a configuração do seu aparelho esteja de acordo com as suas necessidades. 

Conectividade 

Sua intenção é incorporar outros dispositivos como videogames, computadores ou soundbars na TV? Então não deixe de observar se o modelo escolhido possui a capacidade de se conectar a esses aparelhos. 

Tecnologias de som

De nada adiantará uma boa resolução de imagem, se sua TV também não tiver outras configurações técnicas de qualidade, como é o caso da parte sonora do aparelho. 

Certifique que o padrão de som embutido no televisor vale a pena, senão será necessário instalar recursos extras (como home theater ou soundbar) para atingir a máxima excelência. 

Publicidade

Artigos recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui