sábado , 18 maio 2024
Ínicio Noticias O que é aparelho autoligado e como funciona
Noticias

O que é aparelho autoligado e como funciona

674

O uso de um alinhador ortodôntico, como o aparelho autoligado, é algo comum para o tratamento de algumas questões estéticas e estruturais da região bucal. 

Então, existem diferentes modelos de aparelhos que podem ajudar nos casos, e um deles é o aparelho autoligado que se diferencia um pouco do tradicional metálico.

Desse modo, entender o que é o aparelho autoligado e como funciona. Isso porque, ele é considerado uma opção cada vez mais moderna quando o assunto for tratamento ortodôntico. Com isso, o recomendado é conversar com o seu dentista sobre essa possibilidade.

O que é aparelho autoligado?

O aparelho autoligado é parecido com o tradicional fixo, mas com o diferencial de que não precisa das famosas borrachinhas para segurar o fio nos braquetes, ou seja, conta com recursos mais modernos para ligar as peças, resultando em um processo mais rápido.

Com esse aparelho, o paciente sente menos desconforto, porque o contato do fio com o braquete exige menor intensidade dos dentes, resultando em pouco desconforto no momento da troca de fio e durante o uso.

Indicações para o aparelho autoligado

O este tipo de aparelho pode ser indicado para as mesmas finalidades que o tradicional, ou seja, para diversos casos, como:

  • Diastema (espaço entre os dentes);
  • Dentes tortos;
  • Correção de mordida (oclusão);
  • Recuperação de espaços em casos de perda dentária;
  • Apinhamento (falta de espaço na arcada para acomodar os dentes).

É possível optar pela versão estética deste tipo de aparelho, assim, o paciente pode ter um aspecto mais discreto. 

Para decidir sobre qual versão do autoligado, é necessário passar por uma avaliação com um dentista, pois somente o profissional poderá decidir o modelo de aparelho conforme o caso.

Diferenças entre o aparelho autoligado e o convencional

O aparelho convencional é o mais conhecido e muitas pessoas acreditam que ele seja o único capaz de alinhar os dentes. É mais econômico, mas para alguns esteticamente desagradáveis por conta das borrachas que seguram o fio aos braquetes.

Esse modelo de aparelho precisa de manutenções frequentemente, o que aumenta o número de consultas ao dentista e também o tempo de uso, com algumas pessoas precisando usá-lo por muitos anos.

O aparelho autoligado se diferencia justamente pela ausência da ligação dos braquetes por meio de borrachas, facilitando muito o processo de higienização bucal. 

Por tratar-se de um modelo mais tecnológico, ele é mais resistente e isso faz com que o paciente tenha um número de manutenções diferenciada, ou seja, com menos idas ao consultório odontológico.

O tratamento com aparelho autoligado costuma ser mais rápido, durando de 12 a 24 meses, dependendo do caso. Essa rapidez tem chamado atenção das pessoas, assim como a possibilidade de utilizar uma lente dentária.

O tamanho dos braquetes, valores, menor número de manutenções e agilidade no tratamento são fatores que chamam atenção, mas somente o dentista poderá determinar se o aparelho autoligado é ou não recomendado para o seu caso.

Vantagens

Antes de mais nada, essa opção de aparelho proporciona diversas vantagens interessantes que são:

Menos dor

Graças a sua tecnologia, o aparelho autoligado provoca sensação de menos dor ao paciente. 

Isso acontece porque a movimentação, ou seja, a força do movimento dos dentes costuma ser mais suave. É uma opção de tratamento menos dolorosa, assim como um clareamento dental a laser.

Mais discreto

Os braquetes do aparelho autoligado são menores, tornando-o uma opção mais discreta. É um modelo interessante para pessoas que se incomodam com a estética do alinhador, seja no trabalho ou convívio social com família e amigos.

Então, conversar com o dentista sobre a possibilidade de uso do aparelho autoligado pode ser uma solução para realizar seu tratamento sem constrangimentos.

Limpeza mais eficiente

O aparelho autoligado não utiliza elástico, algo que torna o processo de limpeza mais eficiente e prática, além de minimizar o acúmulo de bactérias. 

Sendo assim, é importante manter a rotina de limpeza e seguir as orientações do dentista para ter um ótimo resultado no tratamento, assim como em um preenchimento com ácido hialurônico.

Não acumula comida 

Esse modelo de aparelho costuma acumular pouca comida, este que é um grande benefício na prevenção do tártaro, cáries e outros problemas que podem prejudicar o tratamento com aparelho.

Dessa maneira, pesquisar informações e referências de consultórios que possuem essa possibilidade de uso do aparelho autoligado é um modo de conseguir analisar se ele atende às suas necessidades e assim, começar o uso.

Buscar informações sobre o aparelho autoligado é tão importante quanto para um tratamento para olheiras, pois com as informações corretas, é possível se preparar melhor para o procedimento e com o tempo ter os resultados que deseja.

Para mais conteúdos relacionados à Marketing Digital, Cultura, Negócios, Saúde, acesse nosso portal.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Saiba quais são as rotinas fiscais que tiram o sono das PMEs e como evitar os riscos

Conhecido por sua complexidade e burocracia, o sistema tributário brasileiro será reformado...

SERES Auto apresenta nova plataforma focada em carros de luxo inteligentes

A SERES Auto, principal empresa chinesa de veículos de novas fontes de...

Especialistas que compartilham conhecimento fortalecem sua autoridade e combatem a desinformação

Com a popularização das redes sociais dos últimos anos, a disseminação  de fake...

IAS anuncia Election Lab para orientar gestão de campanhas digitais às vésperas das eleições de 2024

A Integral Ad Science (IAS), plataforma líder global em medição e otimização...