Para obter sucesso nesse ramo é preciso estar atento a alguns pontos
Segundo o dicionário empreender significa realizar uma tarefa trabalhosa, por em execução, tentar um negócio, e é isso que muitos trabalhadores estão fazendo neste momento: Empreendendo.
Para que tudo saia como o planejado a contadora Gisele Machioski possui algumas dicas para quem quer se jogar nesse ramo e abrir o próprio negócio. “Ter um plano de negócios é a chave para começar, é essencial que esse seja realista, e aconteça dentro das possibilidades do empreendedor, bem como, que siga o fluxo do negócio conforme o mercado oferece no momento”.
– Defina metas
Os riscos de abrir uma empresa se tornam maiores se os objetivos não forem decididos previamente. É necessário sempre fazer as perguntas básicas: “o que eu quero?” e “onde eu quero chegar?”.
– Empreenda no que você conhece e gosta
Para dar certo é preciso empreender naquilo que tem domínio. Será que esse é mesmo o negócio certo para você? Se faça essa pergunta sempre antes de começar um negócio novo.
– Trabalhe com pessoas que conheçam do negócio tanto ou mais que você
Mesmo que custe um pouco mais é sempre bom evitar que os outros errem por você, sendo essencial poder contar com a competência. Essas pessoas têm que conhecer bem o negócio.
– Cuidado com a escolha do sócio
“Sócio é um complemento de conhecimento e de atitudes que você tem” expõe Gisele. Ele não é igual a você, mas é uma nova visão. Os dois têm que enxergar juntos na mesma direção.
– Investimento inicial
Você precisa considerar todos os itens que precisará comprar ou alugar para que o negócio possa funcionar (matéria prima, aluguel, estoque, computadores, móveis)
– Esteja seguro de seus gastos e controle de suas despesas e custos
Sem controle financeiro, não se gerencia nada. É fundamental, principalmente quando está iniciando a atividade, saber onde está colocando cada centavo e como está voltando. Atentar-se à gestão empresarial – não importa o tamanho da empresa, é essencial para quem deseja abrir um negócio.
– Atenção ao lucro
O negócio foi feito para gerar lucro e parte dele é o que consegue manter o seu capital de giro dentro da necessidade. Às vezes, guarda-se essa parte dentro do estoque, comprando o que não precisa, na quantidade que não deve, no momento que não é preciso.
Agora que você conhece todos os passos a serem tomados antes de abrir o seu negócio, já pode divulgar a sua ideia e começar a empreender. “Com essas dicas simples, tenho certeza que seu negócio vai ser um sucesso!”, finaliza a contadora.