O que você deve notar ao procurar por uma assistência técnica?

Publicidade

Assistência técnica é o lugar que se procura quando um aparelho já adquirido apresenta algum defeito que impossibilita seu uso.

Sendo essa, uma das situações mais frustrantes para a maior parte dos indivíduos.

O conserto de aparelhos é um comércio rentável por apresentar uma solução de custo menor que a compra de um equipamento novo. 

Publicidade

Com serviços que podem ser executados em poucas horas ou em semanas, a assistência técnica é uma jornada flexível. 

Para o consumidor, a depender da importância do item e de suas circunstâncias pessoais, a busca por um local desses pode afetar em termos de maior rapidez no atendimento. 

Para prevenir imprevistos, é recomendável ter um local de confiança. 

A assistência técnica é vasto campo, atingindo todo tipo de aparelho eletrônico, desde celulares e computadores até aspiradores de pó e máquinas de lavar. 

Como uma extensão do manual de instruções, a prática auxilia a expansão de sua vida útil. 

Necessária no cotidiano da vida privada e no funcionamento de outras empresas, que lidam com aparelhos eletrônicos para execução de seus trabalhos, como locais de aluguel de impressora, a assistência técnica é uma atividade de caráter essencial.

Por se tratar de uma atividade especializada, o consumidor pode sentir-se perdido no momento de escolher um estabelecimento.

Afinal, muitos não possuem conhecimento sobre o que acontece e quais são os requisitos mínimos para uma assistência técnica. 

Ao longo deste artigo, será desenvolvida uma abordagem das características que formam uma boa assistência técnica e quais os critérios a serem considerados no momento da escolha, em uma linguagem voltada para o cliente. 

Fundamentos de uma boa assistência técnica

A escolha de uma assistência técnica deve observar uma série de características relacionadas ao item a ser consertado, que funcionam como um folder de apresentação

Quanto maior e mais complexo for o aparelho, mais numerosas serão as exigências. 

Os serviços de assistência técnica precisam ter um local exclusivo para a execução da atividade. 

Portanto, é importante também escolher um estabelecimento em plena conformidade com a legislação nacional e regional, uma informação a ser encontrada na consulta por CNPJ. 

As empresas devem exibir o número de seu CNPJ de modo que facilite a avaliação por parte dos consumidores, uma ação que pode ser realizada online, por meio do site da Receita Federal, onde é possível encontrar informações, como: 

  • Data de abertura do empreendimento; 
  • Nome do sócio proprietário; 
  • Atividade econômica cadastrada; 
  • Regime jurídico da empresa; 
  • Endereço e dados de contato. 

Com estes dados, é possível descobrir a situação cadastral da empresa no que compete ao cumprimento de obrigações tributárias e urbanas, como a obediência às diretrizes de zoneamento da cidade através da entrega de documentos em junta comercial. 

Outro fundamento que afere a credibilidade da assistência técnica é a infraestrutura de seu espaço. 

Os critérios que asseguram o bom funcionamento de suas atividades e a acessibilidade de clientes são: 

  • Localização em zona comercial; 
  • Limpeza do espaço; 
  • Distância de locais de alagamento; 
  • Presença de oficina para conserto; 
  • Quadro de fornecedores. 

Tocando todos estes pontos, o grau de transparência com o consumidor, uma característica que inclui a disponibilização de informações para o cliente, é o elemento que pode facilitar ou dificultar a avaliação destes critérios. 

Aspecto de grande importância, a idoneidade de fornecedores de uma assistência técnica é fundamental para assegurar o resultado do conserto. 

O uso de peças fabricadas dentro dos padrões de segurança evita aquecimentos, novos defeitos e até explosões. 

A infraestrutura ideal de uma assistência técnica para conserto de sistema de alarme para loja, por exemplo, contém sala de recepção com balcão de atendimento, banheiro, oficina técnica bem iluminada e ventilada, além de uma vitrine de exibição de produtos. 

Em muitos estabelecimentos, é instalado um painel de vidro que permite o acompanhamento de consertos realizados na hora, uma medida que valoriza a transparência e a comunicação com o consumidor. 

Outro elemento que precede uma assistência de qualidade é o investimento em soluções anexas, como a venda de acessórios como fones de ouvido, cartões de memória, pendrives e carregadores vindos de fabricantes confiáveis.

Durante a consulta

O momento da consulta deve incluir a descrição do problema ao recepcionista técnico e a apresentação do aparelho defeituoso. 

Em caso de questões específicas, como troca de bateria Iphone, o orçamento e prazo de entrega podem ser estipulados na hora. 

Nas situações onde o cliente sabe que há um defeito, mas não consegue descrever exatamente sua raiz, os profissionais do estabelecimento devem exibir seu conhecimento técnico para diagnóstico do problema. Pode ser oferecida uma análise gratuita. 

Serviço que dura em torno de dois dias, a análise do produto é uma cortesia que a assistência técnica oferece, onde o aparelho será retido, avaliado e entregue ao cliente sem custos, ainda que o consumidor desista de avançar com o conserto. 

Caso o cliente opte pelo conserto após o prazo de avaliação, os procedimentos relacionados à comunicação do orçamento e entrega acontecem normalmente. 

Para eletrodomésticos de grande porte, como geladeiras e grandes máquinas, o deslocamento do item até o ponto comercial pode ser mais complexo, exigindo da assistência técnica a opção de atendimento em domicílio. 

Esta modalidade de serviço visa diagnosticar problemas e realizar pequenas correções. 

A assistência técnica deve disponibilizar um meio de transporte do aparelho até sua oficina, caso seja necessário, contendo placas de sinalização em seu exterior. 

Portanto, caso o consumidor busque atendimento para uma máquina de grande porte, é importante checar se a assistência em questão é especializada neste equipamento, conferindo sua estrutura interna e meios de transporte disponíveis. 

Estrutura online

Um aspecto que fala em favor de uma assistência técnica é a presença de uma estrutura de atendimento online, composta por uma posição de marca consistente e postura compatível com escritórios virtuais

Um site responsivo, perfis em redes sociais e plataformas de comunicação instantânea fazem parte do conjunto de locais onde uma empresa deve estar presente na web, um investimento que potencializa a experiência do usuário. 

As plataformas online já fazem parte do cotidiano da maior parte das pessoas e das empresas, posto que uma parcela considerável das operações comerciais já acontecem de modo totalmente virtual. 

Segundo estatísticas nacionais, cerca de 95% das empresas declaram manter alguma conta em rede social, sendo mais de 60% o número daqueles que consideram a presença online importante para seus processos. 

A presença online, além de facilitar a exposição de informações sobre os serviços ofertados e a empresa, aproxima comércio e consumidor por meio de canais que permitem a solução de dúvidas a qualquer momento, em qualquer lugar. 

Uma assistência técnica que possui um site bem organizado, com dados de fácil acesso e um canal direto para recomendações e relatórios de experiência do cliente indica uma preocupação saudável com o atendimento. 

Optando por uma assistência técnica autorizada

Nome presente em todos os manuais de instrução e termos de garantia de itens eletrônicos, a assistência técnica autorizada se distingue das demais por ser aprovada, oficialmente, pelo fabricante original do produto. 

Entre outros fatores, uma assistência autorizada é caracterizada pelo uso de peças e componentes de fábrica, vindo de fornecedores que compuseram as partes originais do produto. Portanto, a procedência do material utilizado é garantida. 

A lista de estabelecimentos que se enquadram como assistência técnica autorizada é exibida no termo de garantia do eletrônico, adquirido no momento da compra do aparelho. 

Estes locais realizam reparos gratuitos dentro do tempo e cláusulas de garantia. 

Desta forma, se estabelecem as duas modalidades de assistência técnica: autorizada e especializada. 

Enquanto a primeira categoria possui o nome do fabricante para assegurar sua qualidade, a segunda necessita de uma reputação positiva. 

Por meio de buscas em motores de pesquisa na web, o consumidor pode encontrar avaliações do estabelecimento cadastrado, desde a resposta de dúvidas, até reclamações e recomendações da marca. 

Por essa razão, é importante priorizar uma assistência que possua presença na internet, de modo a facilitar a procura por opiniões de antigos clientes. 

Para a empresa, por outro lado, manter uma vitrine online de recomendações e elogios é benéfico para seu negócio. 

Assim, o pilar que define a qualidade de uma assistência técnica, seja está autorizada ou especializada, é formada por cinco características que falam à comunicação visual

  • Boa infraestrutura; 
  • Informações transparentes; 
  • Profissionais capacitados; 
  • Agilidade no atendimento; 
  • Preço acessível.

As assistências autorizadas adquirem esta posição através da execução de testes periódicos que comprovam a capacidade de seus técnicos e a infraestrutura correta para a execução das atividades. As assistências especializadas são livres desta prática. 

No entanto, o cuidado com a inserção de tecnologia atualizada e profissionais competentes está profundamente embutido nas atividades de uma assistência especializada, principalmente por não possuir nada além de sua imagem de marca como referência. 

Conclusão

Resumindo, uma assistência técnica é uma solução que reduz o custo e a rotatividade de aparelhos eletrônicos, um segmento de serviços que além de auxiliar o controle financeiro, estimula hábitos de consumo responsáveis e a diminuição do desperdício. 

Além do conserto de equipamentos, a assistência especializada oferece condições ideais para o descarte correto de componentes e a compra de acessórios de qualidade. 

Portanto, escolher o estabelecimento ideal é uma prática cada vez mais ao alcance do consumidor.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicidade

Artigos recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui