O que você precisa saber para melhorar a cultura organizacional da sua empresa?

Publicidade

Apesar de não ser um tema novo no universo corporativo, muitos líderes e gestores ainda possuem dúvidas sobre a melhor maneira de desenvolver a cultura organizacional da empresa. Se você também possui esses questionamentos, acompanhe esse artigo e descubra tudo sobre o tema!

Recurso estratégico fundamental para o sucesso de qualquer negócio, a cultura organizacional é um diferencial competitivo muito importante nos dias de hoje, pois ela é capaz de criar significados e edificar os pilares da sua empresa, além de ser um chamariz para a atração e retenção de talentos.

Não obstante, para utilizar a cultura organizacional como um diferencial competitivo, é preciso compreender de forma clara o seu significado e também saber de que maneira ela pode ser fortalecida no ambiente de trabalho. 

Publicidade

Pensando nisso, reunimos no presente artigo, informações simples e objetivas sobre tudo que você precisa saber para melhorar a cultura organizacional da sua empresa. Confira abaixo e boa leitura!

O que é cultura organizacional?

Cultura organizacional (podendo ser chamada também de cultura empresarial ou cultura corporativa) é um conjunto de crenças, hábitos, valores, códigos de ética, missão, normas de conduta e atitudes compartilhadas por todos os integrantes de uma empresa, sejam eles funcionários ou superiores.

Ou seja, basicamente, a cultura organizacional é o jeito institucionalizado de pensar e agir dentro de uma organização, que direciona a maneira com a qual os problemas são resolvidos e as soluções são encontradas. Além do que, também determina como a marca se posiciona no mercado e como ela age em momentos de crise.

A estrutura física do ambiente de trabalho também define o seu estilo de cultura organizacional com a forma como ele é dividido, que tipo de móveis são utilizados, as cores predominantes, entre outros detalhes do gênero. 

Dessa forma, a cultura organizacional é entendida também como um conceito sob o qual a empresa direciona os seus negócios, bem como a forma que trata seus parceiros e clientes. 

Neste cenário, a cultura organizacional reflete os ideais e a política dos seus líderes e visa orientar o comportamento e práticas de todos os envolvidos. 

Qual a importância da cultura organizacional?

Como mencionado acima, a cultura organizacional é o que vai ditar o jeito que a empresa como um todo deve pensar e, principalmente, agir. 

É de acordo com a cultura organizacional que os colaboradores vão se relacionar com seus colegas de trabalho, com os clientes e com os parceiros.

Será através da cultura organizacional também que o time de funcionários poderá se identificar com o propósito da organização e se enquadrar nestes objetivos. 

É ainda por meio da cultura organizacional que consumidores e a sociedade como um todo irão enxergar a empresa.

Por isso, uma cultura organizacional forte, é mais facilmente identificada e vigorosamente compartilhada entre os indivíduos que fazem parte da empresa.

Como melhorar a cultura organizacional da sua empresa e deixá-la mais forte?

Agora que você já sabe o que significa cultura organizacional e qual a sua importância, veja como melhorar esse aspecto dentro da sua empresa e aplique essas técnicas na sua organização.

Determine quais são os valores fundamentais para a sua organização

Os valores que uma empresa possui definirão quais princípios irão servir de guia e direção para os comportamentos, atitudes e decisões de todos os seus integrantes.

Ao ter esse aspecto bem determinado, as metas da organização se tornam mais claras e possíveis de serem seguidas, além de servir como inspiração e motivação para a equipe de colaboradores, tornando a sua cultura organizacional mais forte.

Veja a seguir, alguns exemplos de empresas de sucesso e de seus valores fundamentais bem determinados:

  • Coca-Cola – Otimismo, inspiração e fazer a diferença;
  • Apple – Inovação, melhores experiências digitais, criatividade e personalidade;
  • Nubank – Tratamento humanizado, liberdade e respeito a diversidade;
  • Nike – Inspiração e valorização do esporte;
  • Disney – alegria;
  • Natura- Bem estar;

Construa um processo seletivo com base nestes valores 

Mais importante do que fazer com que o time de colaboradores se adeque aos valores determinados pela empresa, é buscar e encontrar os talentos que previamente já se identifiquem com eles. 

Ao contratar colaboradores mais alinhados com os valores da organização, fica mais fácil construir uma relação sólida e forte com os talentos que contribuirão para a sua cultura organizacional.

Além disso, quanto maior o nível de aderência dos funcionários aos valores da empresa, maior é o seu nível de engajamento e confiança para as funções que precisam ser desenvolvidas.

Por isso, por mais atrativo que um currículo impecável possa ser, ele não deve ser o fator determinante na hora da contratação. 

Fortaleça a comunicação interna 

Para uma cultura organizacional bem estruturada, a comunicação interna é imprescindível.

Invista na elaboração e expansão de canais de comunicação que sejam eficientes e que consigam entregar de forma clara, as informações que irão colaborar para o bom entendimento de como a equipe deve agir. 

Podem ser murais, redes sociais exclusivas para a comunicação interna, TV corporativa, jornais e revistas direcionados às equipes, e-mails, videoconferência, entre outros. O formato é o menos importante, o que fará a diferença é a objetividade da informação.

Ensine pelo exemplo 

Não há didática melhor que o exemplo. Se um líder quer que sua equipe fortaleça a cultura organizacional da empatia e paciência, por exemplo, ele precisa tratar os seus colaboradores com empatia e paciência, simples assim.

Afinal, são os líderes que orientam e motivam seus profissionais. Uma liderança fria, distante e autoritária, muito provavelmente resultará em equipes descomprometidas com os propósitos da empresa.

Crie rituais de gestão

Todo tipo de cultura, independente de ser ou não empresarial, é baseada e reforçada através de rituais cotidianos que representam aquilo que se quer passar. 

Por isso, atitudes, eventos e acontecimentos que representam os valores que a empresa quer solidificar, devem fazer parte da rotina da organização.

Por exemplo, toda vez que entrar um colaborador novo na empresa, você pode reservar um espaço para apresentação dele para a equipe, e para apresentar a ele, a missão de todos em conjunto.

Você também pode fazer rituais de valorização, reforçando o feedback de boas práticas, possibilitando o reconhecimento e a celebração dos colaboradores que se alinham à cultura organizacional da empresa. 

Invista em treinamentos eficientes 

Se o desejo de uma empresa é que o colaborador execute seu trabalho de acordo com os valores propostos, ela precisa treiná-lo. 

Um bom treinamento é capaz de adequar as atividades, a linguagem e o comportamento de toda a equipe. 

Treinamentos também são essenciais para que todos sejam capazes de desenvolver suas habilidades de maneira que elas correspondam com as ideias da organização. 

Gostou desse post? Compartilhe e siga nossa página para ter acesso a mais conteúdos interessantes como este!

Publicidade

Artigos recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui