segunda-feira , 15 abril 2024
Nos últimos 50 anos, cada década trouxe uma nova tecnologia móvel
Ínicio Tecnologia Os impactos da rede 5G na indústria
Tecnologia

Os impactos da rede 5G na indústria

1.4k
Compartilhe

Tecnologia de quinta geração pode movimentar R$ 23 bilhões em 10 anos no País, segundo especialistas

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu no dia 17 de fevereiro uma consulta pública à proposta edital do leilão da rede 5G, com prazo de 45 dias para discutir as regras para implementação da quinta geração de telefonia no Brasil. O aviso foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) e a previsão é que a licitação do 5G aconteça no início de 2021. Segundo especialistas do mercado, em 10  anos essa tecnologia poderá movimentar R$ 23 bilhões e criar cerca de 200 mil empregos, e o setor da indústria será um dos maiores beneficiados.

A rede 5G é  uma das novidades tecnológicas que devem chegar ao Brasil em 2020. Ela terá uma velocidade até vinte vezes mais rápida que a atual 4G e uma das principais características dessa tecnologia é a interação entre as máquinas, que ficarão ainda mais inteligentes.

Algumas cidades dos Estados Unidos, China, Coreia do Sul e Reino Unido já utilizam a tecnologia que terá grande impacto para os setores industriais, na área da medicina e também no setor automobilístico, em que a grande novidade é a realidade dos carros autônomos.

Os impactos mais positivos deverão ser sentidos pela indústria, pois por meio da Internet das Coisas (IOT) e da robótica, às fábricas ficarão mais inteligentes e os processos ainda mais rápidos. Além disso, a rede 5G permite uma maior conexão das máquinas em um curto espaço de tempo, diminuindo os custos operacionais e aumentando a produtividade.

Para o presidente executivo da Abimei, Paulo Castelo Branco, esse será mais um passo rumo à inovação tecnológica no Brasil. “Com os processos fabris mais inteligentes, e a digitalização da economia brasileira, teremos um aumento da nossa produtividade e nos tornaremos mais competitivos no mercado internacional”, comenta.

A tecnologia de quinta geração também trará maior velocidade para os downloads, pois arquivos de 1G poderão ser baixados em poucos segundos, e o compartilhamento de dados será mais seguro.

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Volkswagen Caminhões e Ônibus e Taggen desenvolvem tecnologia IoT para gestão inteligente de pátio

A Volkswagen Caminhões e Ônibus, em parceria com a Taggen Industries &...

Payface apresenta inovação para a indústria de pagamentos durante a Autocom 2024

A Payface, empresa líder de pagamentos por reconhecimento facial, em parceria com a...

Kubernetes ingress: práticas para utilização

No universo do Kubernetes, o Kubernetes Ingress desempenha um papel crucial no gerenciamento do...

Novidades tecnológicas: estratégias para facilitar a experiência do cliente

Algo que não é novidade é o fato das empresas estarem constantemente...