Mais

    Os impactos que o 5G irá trazer para o e-commerce como conhecemos

    Publicidade

    A pandemia trouxe diversas mudanças para a sociedade, mas uma das principais, com certeza, foi para o mundo comercial. Isso porque as empresas tiveram que se adaptar a um novo comportamento de clientes, impulsionado pelo distanciamento social, que acabou dando mais força para o movimento das vendas online.

    Somente em 2021 o e-commerce brasileiro registrou um faturamento de R$ 161 bilhões, um crescimento de 21%, se compararmos com 2020, segundo dados da Neotrust, empresa que monitora 85% do varejo online nacional.

    Publicidade

    Isso deixou de ser somente uma tendência, e passou a se tornar uma realidade, e agora ainda tem mais uma tecnologia que promete revolucionar ainda mais estes processos: a internet de quinta geração, mais conhecida como 5G.

    Este novo sinal de telefonia móvel pretende ser bem mais rápido do que os modelos que conhecemos até hoje, aumentando a eficiência de páginas da internet, a conectividade entre aparelhos (Internet das Coisas) e muitos outros benefícios.

    Mas aqui vamos focar especificamente nos impactos que esta nova tecnologia traz para os negócios, especialmente o e-commerce.

    Isso porque o 5G deixou de ser uma tendência para se tornar uma realidade muito próxima, com a consolidação dela já prevista para 2023, e pode dar a chance de pequenos empresários conquistarem a sua liberdade financeira, impulsionando seus negócios. Mas para isso, precisa aproveitar as oportunidades desta nova onda.

    Negócios muito mais rápidos

    Publicidade

    O 5G chega a ser 100 vezes mais rápido que o 4G, e também com a sua baixa latência, promete trazer mais eficiência para os negócios.

    Isso também se deve a esta eficiência ser traduzida em páginas sendo abertas com uma velocidade estonteante. Ela também vai ajudar a baixar o número de desistência de compras, considerando que os anúncios do Instagram e os carregamentos de sites de buscas passaram a ser instantâneos.

    Carregamento de imagens será bem mais veloz

    Já falamos da rapidez que o 5G trará para o carregamento de produtos, mas ele também vale para as imagens. Isso possibilita que as empresas trabalhem mais com o recurso de vídeos em seus produtos, sem prejudicar a experiência do usuário com a página.

    Internet das Coisas

    Imagine só: você está vasculhando um site, e de repente, encontra um tênis muito lindo em uma oferta-relâmpago, mas então olha seu relógio e percebe que está atrasado para o seu serviço.

    Se fosse hoje em dia, você provavelmente perderia a promoção, caso acontecesse algo com o seu celular, mas com a Internet das Coisas, você pode acabar terminando essa compra no seu relógio, ou até mesmo em um display na sua geladeira, quando for pegar uma água para beber. Parece até filme de ficção científica, não é mesmo?

    É exatamente assim que funcionará a Internet das Coisas. A conectividade entre os aparelhos ficará cada vez maior, e isso vai possibilitar uma nova experiência de compra para os usuários, revolucionando completamente o mercado.

    E ainda temos a realidade virtual e as Inteligências Artificiais

    Essa discussão tem ganhado bastante força, principalmente pela questão do metaverso, que promete revolucionar o modo como vivemos em sociedade.

    Isso porque ela permite que o usuário realize compras e possa vislumbrar o produto pessoalmente, sem precisar se deslocar a uma loja física. Fora que as IAs também estarão cada vez mais calibradas para fornecer os produtos mais assertivos para os consumidores.

    Publicidade

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui