terça-feira , 23 abril 2024
Ínicio Mercado Pequenos negócios crescem com a ajuda do mercado digital 
Mercado

Pequenos negócios crescem com a ajuda do mercado digital 

1.1k
Compartilhe

Negócios voltados para comércio evoluíram no último ano, e, impulsionado pelo comércio digital, setor responde por mais de 50% de negócios em funcionamento no país

Cresceu no país o número de MEIs (Microempreendedores Individuais) no ano de 2020: de 3.359.750 empresas abertas no ano passado, 2.663.309 eram MEIs – um crescimento de mais de 8% em relação ao ano de 2019. Esses dados são do Mapa de Empresas, do Ministério da Economia.

No final de 2020, existiam no país 11.262.383 MEIs ativos, que correspondem a 56,7% do total de negócios em funcionamento no território nacional.

De acordo com pesquisa realizada pela Serasa Experian, solicitada pelo jornal O Estado de S.Paulo, 2020 foi um ano promissor para um número considerável de Microempreendedores Individuais no Brasil. A pesquisa analisou quase 700 mil MEIs ativos no país e, aproximadamente, 10% das pessoas que abriram seu próprio negócio conseguiram se expandir para uma pequena empresa no último ano – mais que o triplo registrado entre os anos de 2017 e 2019.

As empresas que mais prosperaram foram as que têm seus negócios voltados para o comércio, se destacando com mais de 10% na porcentagem de crescimento.

Para os especialistas, o motivo que une o crescimento de todos esses comerciantes, mesmo em um período de crise, foi a decisão crucial de alterar o ambiente físico para os negócios digitais. É uma medida que não só serviu para manter os negócios abertos, mas também serviu para a expansão – em alguns casos, para escala nacional.

Economistas também adicionam que outro passo decisivo que ajudou os microempreendedores a não fechar os negócios e a vencer as adversidades impostas pela pandemia foram os estímulos fiscais e monetários, disponibilizados pelos bancos.

Como expandir seu negócio 

Com a alta no número de desempregos, o MEI foi a saída para muitos brasileiros se manterem ativos no mercado de trabalho. E, apesar de a pandemia ainda estar afetando a economia do mundo todo, é possível fazer apostas seguras no ramo empreendedor.

A dica para começar com o pé direito no mercado é: muita pesquisa e análise do mercado em que você pretende atuar. Conheça seu público e pense como ele. Faça um estudo bem detalhado do segmento que você deseja investir e avalie se vale a pena, avalie as necessidades dos consumidores e se você não está apostando em um mercado já saturado.

Também é necessário aprender a lidar com finanças. Um curso rápido de ciências contábeis EAD pode ajudar a te preparar melhor para o mercado e a como analisar os seus lucros e despesas de maneira mais sensata.

Por fim, teste sua ideia e veja o que você precisa melhorar antes de investir. Lembre-se de que você só vai saber os pontos fracos e fortes do seu produto pelos feedbacks de quando ele já estiver circulando.

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

3 dicas para ter sucesso com a experiência do consumidor

De acordo com o relatório Anuário do Gestor: CX Trends 2024, elaborado...

Brasil é o maior mercado de facilities da América Latina, diz estudo

O segmento de facilities está em alta e atingiu o valor global...

Desafios do varejo brasileiro: conheça soluções para reverter quedas nas vendas!

As vendas no varejo físico brasileiro enfrentaram um novo revés, com uma...