Mais

    Picos no tráfego da internet no Brasil especulam sobre o impacto das ‘lives’ musicais

    A pandemia do COVID-19 está introduzindo novos níveis de tráfego da Internet em escala global, especialmente onde os protocolos de isolamento determinam que as pessoas fiquem em casa. Segundo a Akamai, a maior rede de distribuição de conteúdo da Internet (CDN), o tráfego global da Internet como um todo aumentou cerca de 30% em apenas um mês. Isso equivale aproximadamente a um ano inteiro de crescimento da Internet – em apenas um mês. À medida que o consumo de internet cresce rapidamente, também aumentam as preocupações sobre sua capacidade de lidar com o que vem pela frente, mas para a empresa a Internet está pronta para o que pode ser o seu maior teste até o momento e não corre o risco de quebrar.

    No Brasil

    Seguindo a mesma tendência, o tráfego da Internet no Brasil também aumentou dramaticamente durante o período de quarentena, iniciado oficialmente em 17 de março. Após esse dia, podemos verificar um aumento suave no tráfego devido ao período de adaptação das empresas e escolas à nova rotina do escritório em casa, como mostra abaixo o gráfico da Akamai.

    O primeiro pico do tráfego brasileiro pode ser encontrado em 27 de março, quando Câmara dos Deputados aprovou o salário de emergência no valor de R$ 600,00 para trabalhadores informais e desempregados. A Internet foi ocupada por leitores que procuravam instruções, requisitos e o site oficial para se candidatar.

    O segundo pico, maior que o primeiro, foi registrado pela Akamai no dia 8 de abril e alguns eventos podem nos ajudar a entender o motivo de tantas pessoas online. Primeiro, a cantora brasileira Marília Mendonça fez, naquela noite, um show ao vivo que alcançou mais de 3 milhões de espectadores simultâneos. Segundo, o presidente Jair Bolsonaro fez uma declaração na internet e na televisão, com foco na luta contra o coronavírus e outras questões nacionais. Meios de comunicação e mídias sociais reagiram a ele de várias maneiras, fazendo as pesquisas para esse assunto crescerem.

    As barras cinza claro representam fins de semana, as barras cinza escuro representam dias da semana e a linha laranja mostra o volume médio diário de tráfego.

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui