sexta-feira , 21 junho 2024
Ínicio Carreira Empregos Por causa do Coronavírus, cresce o número de empresas que procuram pelo trabalho remoto
EmpregosNoticias

Por causa do Coronavírus, cresce o número de empresas que procuram pelo trabalho remoto

1.6k

Com o alerta de pandemia emitido pela OMS, o trabalho remoto é alternativa para as empresas se mantarem ativas e produzindo pelo ambiente digital.

Enquanto o mundo sofre os efeitos de uma pandemia pelo coronavírus uma outra preocupação começa a tomar conta das empresas. Se o Brasil tiver um surto da doença, o que fazer com os colaboradores? Como mantê-los em casa trabalhando e produzindo como se estivessem num escritório? A FunctionOne, empresa especializada na adoção de novas tecnologias tem sentido um aumento pela procura de ferramentas que possibilitam o trabalho remoto. O problema é que muitas delas estão inseguras, não sabem como fazer. As dúvidas mais comuns são: meus funcionários vão produzir de fato? Os dados confidenciais da empresa estarão protegidos? Como vamos apurar o trabalho realizado? Outras nem tanto. Já iniciam um movimento definitivo rumo a reduzir custos com estações de trabalho, amenizar impactos de deslocamento e deixar o funcionário mais responsável por sua produtividade, esteja onde ele estiver.

“Estamos sentindo que as empresas estão falando mais sobre o assunto. Muitas delas estão querendo conhecer as ferramentas tecnológicas que proporcionam o trabalho remoto. Outras já pediram para implantar”, diz Flávio Nicoletti, diretor de adoção de novas tecnologias da FunctionOne”.  “Estamos lançando um webinar gratuito para orientá-las sobre como trabalhar remotamente. As bases do trabalho remoto são pelo Microsoft Teams, ferramenta presente no pacote Office. Ela permite, por exemplo, fazer reuniões em áudio e vídeo e gravá-las para arquivo, compartilhar arquivos na nuvem, trabalhar documentos em uma única versão e criar tarefas para acompanhamento dos membros da equipe”, completa o executivo.

O caminho para a adoção dessas novas tecnologias normalmente é iniciado pela área de tecnologia das empresas mas outras áreas também se envolvem bastante, como é o caso de Recursos Humanos e Comunicação. Ter uma política de trabalho remoto bem clara ajuda bastante, juntamente com soluções de cibersegurança. “As empresas que aderirem a esse modelo de trabalho vão se surpreender. Muitas que iniciaram esse processo lá atrás agora colhem mais produtividade e satisfação dos funcionários”, finaliza Nicoletti. A FunctionOne também realiza treinamentos presenciais e on-line desse tipo de ferramenta. Para esse mês, a empresa vai capacitar cerca de 50 empresas com impacto direto para mais de 300 mil colaboradores visando  o trabalho remoto.

10 dicas para implantar o trabalho remoto na sua empresa.

  1. Tenha uma políticade Home Office muito bem definida.
  2. Envolva as lideranças diretamente no uso e promoção do home office. O exemplo deve vir de cima.
  3. Prepare a área de TI e RH de sua empresa para apoiar os demais colaboradores. São eles quem vão engajar o restante da Companhia.
  4. Prefira a tecnologia de trabalho remotoque permita sua utilização em desktops, notebooks e aparelhos mobile como tablets e celulares com a mesma experiência do escritório.
  5. 5.Certifique-se de que seu ambiente está seguro contra ameaças cibernéticas.
  6. Automatize processos manuais de forma que eles podem compatíveis com o ambiente digital. Processos de pagamento, solicitações internas, relatórios entre outros.
  7. Crie uma campanha de comunicação interna promovendo o uso, os benefícios dessa nova forma de trabalho.
  8. Capacite os usuários de sua empresa para que utilizema solução. Esse é um dos principais itens para o sucesso.
  9. Tenha uma estratégia de suporte para apoiar os usuários.
  10. Quebre os paradigmas do trabalho convencional. Encoraje os usuários.
Compartilhar