Por que é importante investir em marketing de conteúdo?

0

Se você já não sabe mais o que fazer para atrair novos clientes, nem como manter a fidelidade dos atuais e sente que sua empresa está faltando em inovação, com certeza você precisa do marketing de conteúdo para o seu negócio.

Certamente, em algum momento, você já ouviu falar sobre ele, mas pode acreditar na falsa ideia de que sua empresa de materiais de construção não precisa disso. Quer dizer, ela não se encaixa em questões digitais, não é mesmo?

Errado! O marketing de conteúdo trabalha, principalmente, na atração de novos clientes, e isso você precisa independente de ser uma loja física de placas informativas personalizadas ou um e-commerce de roupas femininas.

Quer saber mais sobre essa estratégia de atração e como ela pode ajudar no desenvolvimento de sua empresa? Então, continue a leitura!

O que é marketing de conteúdo?

Essa estratégia do marketing consiste em atrair leads (ou potenciais clientes) através do fornecimento de conteúdo relevante a esse público-alvo, isto é, aquelas pessoas que a empresa deseja conquistar.

Ou seja, engajando seu público-alvo, você os converte em clientes. Isso porque os conteúdos serão voltados ao universo do tema de sua empresa, envolvendo dicas, passo a passo e até informações mais detalhadas sobre o produto/serviço.

Resumindo, o marketing de conteúdo é uma estratégia baseada em 4 fases:

  • Educar/engajar o público;
  • Ganhar autoridade no lugar;
  • Influenciar a decisão de compra do futuro cliente;
  • Transformar esse cliente em promotor da marca (após a venda).

Por exemplo, se você tem uma empresa que produz sinalização de trânsito horizontal, como aquelas que dizem “PARE” nas vias, é possível engajar seu público sobre as regras de trânsito e a importância das placas de sinalização através de um artigo no seu blog.

Como o marketing de conteúdo pode desenvolver uma empresa?

Que dono de negócio não quer atrair os clientes perfeitos para sua marca, gerar confiabilidade neles e fidelizá-los a ponto deles indicarem sua empresa para terceiros?

Isso é o que se chama de empresa desenvolvida! O mais interessante é que o marketing de conteúdo pode ajudar seu negócio a alcançar essa melhoria, ao:

1. Promover o crescimento do tráfego do seu site

A produção de conteúdo é o principal ponto dessa estratégia, porque é o que você produz em conteúdo que vai determinar a chegada, ou não, de novos visitantes ao seu negócio.

É como se você pegasse os tópicos de um banner informativo, exposto em frente a sua loja, e discorresse sobre eles de modo a dar todas as informações relevantes possíveis e tirar, de antemão, as principais dúvidas do público, só que isso tudo de forma digital.

Para ficar mais claro, veja um exemplo:

Supondo que você esteja precisando de flyers digitais para sua empresa, mas não tem muita ideia de como funciona o processo de produção. Então, pesquise na internet sobre o assunto e certamente encontrará um artigo como: “Flyers Digitais: tire suas dúvidas”.

Você não vai se sentir atraído para clicar e conferir? Agora, imagine que, ao finalizar o texto, todas as suas principais dúvidas tenham sido sanadas e esteja só a procura do local de compra, que já é o estabelecimento dono do blog também.

Logo, se tornará cliente da empresa ao comprar o flyer digital que precisa.

2. Gerar reconhecimento e maior engajamento da marca

A experiência positiva com o flyer na empresa X vai fazer com que você tenha uma boa impressão dela e até certa familiaridade.

Assim, quando você precisar de quaisquer serviços de design digital, você muito provavelmente vai voltar nessa empresa, assim como indicá-la a alguém.

Isso representa sua fidelização, adquirida pela confiabilidade e autoridade sobre o tema, passadas pela empresa a você.

3. Educar o mercado

Seus conteúdos devem ensinar seu público sobre seus produtos, serviços e algumas vertentes sobre eles.

Isso serve para tirar as dúvidas dos futuros clientes e ainda quebrar qualquer objeção à compra.

4. Impulsionar o crescimento de vendas

Antes de se criar um conteúdo de qualidade, é importante conhecer o público e quais são seus interesses e necessidades.

O entendimento do perfil do seu consumidor e da jornada do cliente, até o fechamento da compra, ajuda a guiar os leads. Daí o crescimento no número de vendas.

5. Aumentar a geração de leads

Leads são os visitantes da sua página que, após conferirem algum conteúdo da sua empresa, entraram em contato com ela, normalmente através do preenchimento de um formulário.

O conteúdo de qualidade, neste caso, serve também como uma moeda de troca. Você fornece um conteúdo rico em informações e o visitante fornece suas informações como nome, e-mail, profissão, entre outros.

Assim, você passa a conhecê-lo mais ainda e a enviar conteúdos da preferência dele, atraindo-o cada vez mais.

Pense: assim como você pode gostar ou não de uma empresa pelo tipo de banner de loja que ela utiliza em seu espaço físico, você também pode aceitar ou rejeitar essa marca, de acordo com o tipo de conteúdo que ela escolhe te mandar.

6. Redução de custos para atrair mais clientes

Com o marketing de conteúdo, você reduz o custo para aquisição de mais clientes (CAC) e diminui as etapas de vendas, além de que as estratégias de atração orgânica, ou seja, sem anúncios pagos, geram mais confiabilidade.

Isso porque os clientes chegam no ato da compra com menos dúvidas e mais consciência sobre seu produto.

7. Aumenta o valor de compra de cada cliente

Seguindo o exemplo anterior, após comprar na empresa de design digital gráfico e ter sido atraído por seu Marketing de Conteúdo, você sabe quais são os produtos, a qualidade e credibilidade desse negócio.

Agora, além de um flyer, você também vai comprar outros produtos ou contratar outros serviços deles, como uma impressão de catálogo.

Onde divulgar esse conteúdo?

Apesar das ferramentas de busca serem eficientes para tornar seu negócio visível, você não deve contar apenas com elas.

Quer dizer, o blog e o site, por exemplo, são de extrema importância. Mas, além deles, você pode focar em mais duas plataformas de divulgação de conteúdo, como:

Nas redes sociais

Atualmente, é difícil encontrar alguém que não tenha, pelo menos, uma rede social. 

É muito comum que as pessoas procurem pela rede social de imagens da marca de roupas que ela viu na rua mais cedo, na hora do almoço.

Mas, falando do marketing de conteúdo, no geral, para você obter sucesso na divulgação de seu negócio através das redes sociais, basta você focar nas plataformas em que seu público-alvo se encontra.

Se ele estiver na maioria, foque nas 2 primeiras. Para esse exemplo, você deve entender que as expectativas em cada rede social são diferentes. Então, conheça qual o melhor formato de publicação, o tipo de linguagem e os usuários que virão aquilo.

Existe rede social com foco no texto, outras com foco na imagem e algumas com foco em ambas. Transmita sua ideia e nunca se esqueça dos detalhes e conheça seu público!

No e-mail marketing

Com o e-mail você entrega conteúdo direta e efetivamente ao usuário e ainda consegue acompanhar seu engajamento.

Comumente, a divulgação de conteúdo por e-mail ocorre através do envio de newsletters. Esse tipo de mensagem eletrônica reúne todos conteúdos feitos por sua empresa, dentro de um espaço de tempo estabelecido por você.

Mas a boa notícia é que você pode ajustá-lo aos interesses de determinado cliente, para enviar a ele em uma etapa do processo de compra específica. Isso servirá como um impulso para que ele avance no funil de vendas.

Além disso, você pode, dentro desses e-mails, recomendar outros materiais seus, como e-books.

Por exemplo, um envelope personalizado a4 é o produto que a empresa que te vendeu um flyer deseja vender agora.

A essa altura, você já está cadastrado para receber as newsletters dessa marca. O conteúdo recebido hoje foi sobre como eles passaram a investir em impressão A4.

Eles sabem que, por você ter um escritório, por exemplo, isso pode te interessar, mais cedo ou mais tarde.

Sendo assim, a empresa envia também um link com o artigo do blog deles, falando a respeito dos benefícios desse tipo de impressão, bem como o link da página que contém os melhores envelopes que eles fornecem.

Conclusão

Agora que chegou até aqui, você já sabe o que é o marketing de conteúdo, como ele pode desenvolver e beneficiar sua empresa, assim como quais são as melhores plataformas para divulgar seus conteúdos.

Já sabe também como é importante conhecer seu público, entender seus gostos e necessidades, para, então, compartilhar suas ideias com ele. 

Para isso, utilizando principalmente as redes sociais e o e-mail marketing, que funcionam como uma espécie de folder de viagem, algo altamente informativo e que circula com certa facilidade.

Por fim, com base nos benefícios trazidos por essa estratégia do marketing digital, ficou claro que ela deve ser aplicada em empresas de todos os segmentos, certo? Agora você certamente está encorajado a arriscar!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui