Por que é tão importante investir em segurança de dados?

Publicidade

A segurança de dados é um assunto que pertence à segurança da informação. Ela acontece por meio de um conjunto de estratégias que ajuda a gerenciar os processos e a implementar as políticas necessárias que previnem e detectam ameaças às informações.

É uma maneira de combater as ameaças digitais que podem prejudicar tantas empresas quanto os seus clientes. É exatamente por essa razão que, nos últimos anos, esse assunto passou a ser tratado como prioridade.

Além disso, ao passo que a tecnologia evolui, também aumentam as ameaças à confiabilidade e disponibilidade das informações que uma corporação mantém.

Publicidade

As companhias precisam garantir uma boa administração dos dados, tanto de seus clientes quanto de fornecedores, parceiros e qualquer outro envolvido com suas atividades, inclusive os colaboradores.

Mas, mesmo sendo um assunto extremamente importante e necessário, muitos gestores não sabem como fazer uma boa segurança de dados na organização.

Só que se você não cuidar dessas informações, pode colocá-las em risco e sujeitar a empresa às penalidades da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Para te ajudar, neste artigo, vamos explicar a importância de investir em segurança de dados, tanto para os clientes quanto para as empresas e de que maneira isso deve ser feito.

A importância da segurança de dados

A segurança de dados é um assunto urgente entre as empresas, visto que por ela são estabelecidos processos, ferramentas são implementadas, há a utilização de métodos e atuamos de maneira preventiva para proteger os dados.

Ao mesmo tempo em que muitas empresas já investem na segurança da informação, como no caso de uma especializada em avaliação patrimonial, muitos gestores ainda só se dão conta da importância desse trabalho quando se veem diante de um problema.

A falta de cuidados com as informações armazenadas pela corporação pode sujeitar a companhia a várias situações de risco, como:

  • Ciberataques;
  • Fraudes;
  • Vazamentos de informações;
  • Perdas de documentos.

Quando isso acontece, a companhia acaba tendo prejuízos financeiros, além de manchar sua imagem e reputação perante o mercado.

As organizações percebem os riscos justamente quando começam a informatizar seus processos e a modernizar seus recursos. Existe um “mercado” dedicado a atacar e roubar dados valiosos, uma vez que eles são vistos como ativos.

O Brasil é um país que investe em novas tecnologias, por isso é um dos que mais precisam de recursos que protejam os dados armazenados.

A partir disso, é possível compreender os principais motivos para investir na segurança da informação. E no caso de uma empresa de controle de acesso, os benefícios são:

1 – Aumenta a competitividade

Se você conta com uma estratégia de segurança de dados realmente eficiente, seu empreendimento será muito mais competitivo.

Isso acontece porque o fortalecimento de mecanismos e práticas da segurança da informação proporcionam uma atuação mais analítica por parte do setor de TI.

Dessa forma, ele é capaz de blindar as operações e garante para as corporações a integridade total dos dados. Logo, eles podem ser transformados e informações úteis em vários processos internos.

Também não podemos deixar de dizer que é fundamental preservar as informações corporativas, uma vez que isso aumenta a inteligência do negócio.

Se a empresa trabalha com dados disponíveis e confiáveis, setores como o de marketing e vendas podem criar estratégias mais orientadas e inovadoras.

Isso acontece porque o gerenciamento de dados adequados fornece insights que ajudam a vender melhor, melhoram a relação com fornecedores e parceiros e ainda aumentam a satisfação dos clientes.

2 – Assegura o futuro do negócio

As empresas que se preocupam com o seu próprio futuro investem continuamente na segurança de dados.

Se você parar para pensar, vai perceber que a informação possui um alto valor de mercado, por isso, uma empresa que blinda seus dados contra ameaças externas e internas, fortalece seus mecanismos de acesso e manipulação de informações.

Por conta disso, elas têm muito mais chances de se manter relevantes nos próximos anos, mesmo com a chegada de novas tecnologias.

3 – Reduz as vulnerabilidades

Um fabricante de totens personalizados que investe em segurança de dados está muito mais preparado contra as ameaças, independentemente de seu tipo.

Existem muitos riscos que fazem parte da produção, processamento e administração das informações, mas eles podem ser reduzidos se a corporação fizer um bom trabalho de segurança de dados.

No entanto, isso requer uma cultura de autopreservação e regras bem definidas, o que ajuda a criar planos de contingência ou de recuperação.

4 – Evita prejuízos financeiros

A segurança da informação também pode ser considerada como uma estratégia financeira. Isso porque a companhia evita ter que resolver um problema, algo que costuma ser muito mais caro do que prevenir.

Para isso, uma assessoria empresarial deve fazer uma parceria entre o seu time de TI e seus fornecedores, uma vez que isso ajuda a evitar o escoamento do orçamento.

A segurança de dados também diz respeito ao investimento no cuidado com a imagem da corporação. Se o seu negócio é vulnerável ou enfrenta muitos problemas com indisponibilidade, pode sofrer ataques.

Estes, por sua vez, podem reduzir o seu valor de mercado, fazendo com que clientes, acionistas e investidores deixem de confiar na sua organização. Convenhamos que, construir uma imagem de autoridade leva bastante tempo.

5 – Estabelece a cultura de melhoria contínua

Proteger os dados sistemática ultimamente ajuda a criar uma cultura de segurança da informação. Isso significa que uma empresa que aluga sala privativa coworking terá todos os seus usuários e colaboradores conscientes dessa cultura.

Com isso, ela oferece aos funcionários maneiras de elaborar o desafio e evitar lidar com as situações de maneira totalmente automática.

Mas, para ter acesso a todas essas vantagens, é fundamental que você saiba trabalhar a segurança da informação da sua empresa.

Dicas para implementar a segurança da informação

Para elaborar uma boa estratégia de segurança dos dados no seu negócio, existem algumas práticas que são imprescindíveis. Dentre elas estão:

Manter os sistemas operacionais e softwares atualizados

O sistema operacional do seu computador não é tão seguro quanto parece, tanto que boa parte dos ataques por vírus acontecem justamente por falhas de segurança e pequenas vulnerabilidades que os criminosos conseguem identificar.

A maioria das companhias resolve esse problema depois que algo ruim já aconteceu. Assim sendo, uma empresa de locação de espaço comercial precisa manter seus sistemas sempre atualizados, preferencialmente, de maneira automática.

Contar com bons sistemas de proteção

É fundamental contar com um software capaz de manter todos os seus recursos protegidos, como computadores, notebook, servidores de quaisquer outros dispositivos que estejam conectados à rede da organização.

O sistema de segurança, no entanto, deve estar sempre atualizado e programado para repetir a atualização periodicamente. Isso também inclui os dispositivos móveis, como Android e iOS.

Conscientizar os colaboradores

A empresa precisa conscientizar seus colaboradores acerca da importância da segurança dos dados, e isso deve ser feito de maneira clara e consistente.

Para isso, é fundamental revisar a política e a prática de segurança da informação com os seus colaboradores, pelo menos, uma vez por ano. Uma dica para fazer isso é investir em treinamentos.

Dessa forma, uma empresa de serviços gráficos tem muito mais a ganhar, principalmente se estabelecer políticas rígidas para seguir sua política de segurança de dados.

Criar senhas fortes

A empresa precisa criar sua política de segurança da informação, o que envolve a criação de senhas fortes, com a presença de números, letras maiúsculas e minúsculas e outros símbolos.

É necessário orientar seus colaboradores nesse sentido e aconselhar a criação de uma senha para cada sistema utilizado por eles. Além disso, também é fundamental trocá-las, no mínimo, a cada 90 dias.

Destrua dados inutilizados e cuide de informações pessoais

Uma empresa especializada em fachada comercial moderna pode destruir informações que não pode proteger.

Por exemplo, supondo que você teve acesso aos dados de um terceiro, relacionados a informações como cartão de crédito, documentos, dentre outros dados confidenciais, mas não pode armazená-los, a melhor coisa a se fazer é destruí-los.

Ou seja, depois que eles forem processados, simplesmente os exclua de tudo em qualquer sistema que a sua organização utilize.

Ademais, informações pessoais de clientes e funcionários precisam estar sempre seguras e não podem ser acessadas por qualquer pessoa.

Para protegê-los bem, faça um backup seguro e mantenha cópias físicas em um local bem reservado, como um cofre.

Os equipamentos também precisam ser mantidos em segurança para eliminar a chance de qualquer pessoa levá-los da empresa ou armazenar suas informações em um pendrive.

Conclusão

A segurança dos dados é um aspecto fundamental para proteger informações confidenciais e valiosas sobre a empresa, seus colaboradores, clientes e demais comprometidos com suas atividades.

Por meio de ações simples, como as que vimos ao longo deste artigo, é possível cuidar bem da segurança de dados e manter o seu negócio longe de ataques.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicidade

Artigos recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui