Por que você deve analisar os benefícios oferecidos na hora de escolher um emprego?

Publicidade

O mercado de trabalho é cada dia mais concorrido e diversas são as formas que as empresas encontram para ter os melhores talentos. Desde salários, benefícios dos mais comuns aos mais diferenciados, previdência privada e opções como plano instituído ou averbado, desenvolvimento de carreira e outras opções são utilizadas para se destacar da concorrência.

Para os profissionais não só o salário que atrai e empolga as pessoas e analisar os benefícios, cultura organizacional, educação e diversos outros temas são essenciais antes de dar um novo passo na carreira.

Os benefícios são grandes motivadores, afinal, eles têm grande importância na vida, não apenas no trabalho, mas também familiar e social. Você sabe o que são eles e por que eles devem ser analisados na escolha de um emprego? Vamos falar mais sobre eles!

O que são os benefícios corporativos?

Publicidade

Os benefícios corporativos são vantagens que as empresas disponibilizam para seus colaboradores para aumentar seu nível de satisfação e reter talentos no negócio. Eles são cada vez mais importantes dentro do ambiente organizacional e podem se dividir entre obrigatórios e não obrigatórios.

Os benefícios obrigatórios são aqueles que têm previsão legal na legislação brasileira e são direitos trabalhistas, ou seja, eles não são uma opção da empresa e é preciso disponibilizá-los ao quadro de funcionários. São eles:

  • FGTS;
  • 13º salário;
  • Férias remuneradas;
  • Horas extras;
  • Depósito do FGTS;
  • Licenças;
  • Repouso semanal remunerado;
  • INSS;
  • Adicional de férias;
  • Vale-transporte.

É importante que o colaborador entenda que esses são direitos que lhe são assegurados e não podem ser negociados como benefícios exclusivos ou não, afinal, eles são previstos pela CLT.

Portanto, caso o emprego não ofereça esse direito, é preciso ter atenção e fugir da escolha, afinal, os direitos do trabalhador devem ser sempre respeitados!

Já os benefícios não obrigatórios são aqueles que podem ou não ser concedidos aos trabalhadores e depende de estratégias e decisões das empresas. 

Eles podem ter as mais diversas naturezas, como vale alimentação ou refeição, assistência médica, previdência privada, participação nos lucros, parcerias comerciais, descontos em lojas, auxílio aos estudos, horários flexíveis, entre muitos outros.

Vamos falar melhor sobre alguns daqueles que são os mais desejados entre os profissionais:

Assistência médica

A saúde sempre foi uma das grandes preocupações das pessoas e em tempos de insegurança, pandemia e falta de recursos no sistema de saúde, ter um plano faz com que  o trabalhador garanta um pouco mais de sua segurança em momento de necessidades.

Por terem altos valores, ainda é baixa a adesão dos brasileiros aos planos de saúde individual e familiar, portanto, esse é um dos benefícios mais desejados pelos colaboradores. Ter a possibilidade de cuidar da saúde, física e mental, com auxílio da empresa é muito importante para ser pesado no momento da escolha do emprego.

Previdência Privada

Com a reforma da previdência e as pessoas olhando para seus futuros e planejamento financeiro, a previdência privada passa a ser um benefício cada vez mais valorizado.

Os planos podem ser instituídos ou averbados e isso significa que as empresas realizam parte do pagamento para o colaborador ou disponibilizam o plano e facilitam a adesão para o funcionário, que contribui sozinho a partir de seu salário.

Independente de qual seja o oferecido pela empresa, a previdência é um item que tem diferenciado diversas empresas no mercado e colocando-as na frente para os talentos.

Por que olhar para os benefícios ao escolher seu emprego?

Os benefícios são parte importante do trabalho, afinal, eles vão muito além da rotina diária da empresa ou indústria. Diversos desses benefícios podem ser utilizados em momentos de lazer, estudo, de forma individual ou até mesmo refletir na família do profissional e olhar para eles é importante justamente por isso.

Muitas empresas oferecem salários parecidos, afinal, eles são competitivos no mercado e os benefícios são os pontos diferenciais para sua escolha.

Mais do que isso, esses pacotes são pensados em engajamento e retenção do talento, portanto, uma empresa que oferece bons benefícios demonstra que se preocupa com suas pessoas, saúde, educação e outros aspectos além do trabalho.

É importante também entender se os benefícios “dão match” com seus objetivos. Oferecer creche para os filhos pode ser muito interessante, mas também pode não fazer sentido se você não tem filhos. É bacana pesar o que te motiva e, claro, observar como a empresa olha para cada aspecto dos funcionários.

Os benefícios não são os únicos definidores na escolha de um emprego, mas eles são muito importantes para que você se identifique ainda mais com o ambiente e se motive sempre mais.

Como você olha para os benefícios e quais são importantes para você? Fique de olho nesse pacote oferecido pelas empresas e escolha o que faz mais sentido para seu perfil!

Publicidade

Artigos recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui