Previdência Corporativa é um benefício? Isso é real? Entenda como funciona!

Descubra agora o que é previdência empresarial, como ela funciona e se ela pode ser considerada um benefício corporativo!

0

Recentemente, o mercado de benefícios corporativos vem ganhando notoriedade por trazer bons resultados ao desempenho dos colaboradores e funcionários, refletindo no bom funcionamento das empresas que têm esse tipo de atitude e consequentemente no aumento do lucro delas.

Os mais conhecidos, sem dúvidas, são os vale-transporte, vale-alimentação e seguro saúde, entretanto, não são os únicos e nem os mais requisitados.Outro benefício que é pouco comentado mas está ganhando espaço no mercado é a previdência privada corporativa. 

Esse tipo de benefício é uma proposta diferente mas que agrega muito valor na experiência do colaborador dentro da empresa, atuando como um motivo a mais de estímulo e o incentivando a produzir melhor.

Apesar de não ser tão comentado, já é amplamente instituído dentro de companhias, mas mesmo assim alguns funcionários parecem ter algumas dúvidas em relação a ele, como por exemplo, como declarar previdência privada paga pela empresa ou se é mesmo uma vantagem na vida profissional.

Assim, caso ainda não saiba como ele funciona, confira o nosso artigo e descubra tudo sobre os benefícios corporativos. Boa leitura 

O que são Benefícios Corporativos?

De maneira geral, os benefícios corporativos são vantagens oferecidas por empresas aos seus colaboradores, com o intuito de elevar o nível de satisfação dos mesmos, resultando em melhores resultados e maior harmonia entre os colaboradores.

Manter os funcionários estimulados com o trabalho realizado é algo que se tornou essencial para o sucesso de qualquer companhia que deseja crescer no mercado atualmente. 

Assim, os benefícios corporativos atuam de forma a manter as pessoas entusiasmadas com o lugar onde trabalham, não apenas com o salário no fim do mês. Os benefícios mais conhecidos são:

  • Convênios médicos;
  • Convênios odontológicos;
  • Vale alimentação ou refeição;
  • Descontos em livrarias, lojas, farmácias e outros;
  • Gym pass,
  • Entre tantas outras opções. 

Esses benefícios vêm ganhando muito espaço no ambiente de trabalho porque auxiliam na atração e, principalmente, na retenção de talentos. 

Uma empresa que adota os benefícios corporativos é capaz de tornar colaboradores cada vez mais motivados e equipes mais unidas, focadas em realizar o melhor trabalho possível e com isso aumentando a produtividade e o lucro!

Entretanto, é indispensável chamar atenção para o seguinte aspecto: os benefícios corporativos só apresentam seu devido efeito quando são realmente voltados para as necessidades dos colaboradores. Ou seja, é necessário conhecer os desejos e realidade dos seus funcionários para entregar benefícios que se encaixem neles. 

O que é previdência corporativa?

Agora que você já sabe o que são benefícios corporativos, está na hora de expandir a sua visão e conhecer outras vantagens que a sua empresa pode te oferecer. Uma delas é a previdência corporativa. 

A previdência corporativa ou empresarial nada mais é do que um plano de previdência privada que é oferecido aos colaboradores como benefício, podendo apresentar ou não participação da empresa em seu custeio. 

Quando uma companhia opta por esse benefício, ela incentiva que seus colaboradores construam um patrimônio voltado para a garantia da aposentadoria. Não é um fundo obrigatório para a aposentadoria, porém. Também pode ser um dinheiro utilizado para realizar outros objetivos financeiros a longo prazo. 

Como funciona?

Assim como a totalidade dos fundos previdenciários, esse benefício corporativo também é dividido em duas fases: a fase de acumulação e a de usufruto. 

Na primeira, os colaboradores interessados realizam aportes mensais, normalmente através de uma porcentagem do seu salário. Na segunda, o funcionário poderá receber os recursos que foram acumulados ao longo do tempo de duas formas, ou através de renda ou por meio de resgates. 

Para a empresa, a obrigação pode ser entre contribuir com a mesma quantidade escolhida e aplicada pelo funcionário ou contribuir com outro valor fixo baseado em posição dentro da companhia, por exemplo. Dessa forma, a instituição reforça a sua colaboração para com a saúde financeira e também futuro dos seus funcionários. 

Vantagens do benefício da previdência corporativa

Ao contrário do que o senso comum pode apontar, o benefício corporativo da previdência não é vantajoso apenas para o colaborador. Traz bons frutos também para a empresa que o concede!

O que melhora na vida do funcionário

O plano de previdência empresarial oferece para o colaborador um futuro atrativo, visto que garante uma renda extra que o permite não depender somente da previdência social concedida pelo INSS. 

A longo prazo, essa é uma escolha muito rentável, principalmente quando a empresa contribui com uma parte. Por conta dessas vantagens, a previdência corporativa como um tipo de benefício vem ganhando espaço no mercado. 

Pontos positivos para a empresa

As vantagens para a companhia que disponibiliza para seus colaboradores a oportunidade de uma previdência corporativa são inegáveis. Devemos chamar atenção, entretanto, para a facilidade que empresas que oferecem esse benefício têm de captar e reter talentos. 

Diante da crescente valorização desses planos previdenciários, os funcionários tendem a elevar sua performance e engajamento diante desse benefício em específico. Assim, as empresas e colaboradores conseguem ficar longe do estresse financeiro e da consequente baixa produtividade. 

Dessa forma, é inegável que a previdência corporativa é sim um benefício e um dos mais cobiçados no mercado de trabalho atualmente. Certamente funciona como uma maneira efetiva de incentivar as pessoas a darem seu melhor e é uma boa forma dos colaboradores garantirem a estabilidade na aposentadoria. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui