Principais dificuldades na hora de converter leads em vendas

0
Converter leads em vendas, muitas vezes, é um grande desafio

Estudo mostra que toda vez que um lead é atendido no mesmo dia a probabilidade de conversão é de 8%

Vivemos um novo período, em que muitas lojas físicas estão migrando para o digital. O maior desafio é transformar as visitas – que podem chegar por meio do site, redes sociais ou até mesmo do Google – em clientes. Um estudo realizado pela Experian Hitwise, famosa ferramenta de inteligência digital, mostra que a taxa de conversão média no Brasil é de apenas 1,65%. Diversos fatores podem ser trabalhados para aumentar as vendas e, assim, fidelizar cada vez mais clientes.

Uma outra pesquisa realizada pela Followize, plataforma de gestão de leads e vendas com mais de 5 mil usuários ativos, mostra que toda vez que um lead é atendido no primeiro dia após o cadastro existe uma probabilidade de 8% de conversão em vendas. Mas, após o segundo dia, as chances caem pela metade, ou seja, apenas 4%, o que ainda pode ser considerado um resultado positivo se comparado com a média brasileira. Mas, além do atendimento rápido e eficiente, outros fatores podem ser considerados para aumentar ainda mais as vendas.

Confira, a seguir, as principais dificuldades na hora de converter leads e quais os passos para aumentar as vendas. As dicas são da Followize, startup com mais de 180 clientes espalhados pelo Brasil.

Organização

Um lead é sempre uma oportunidade de negócio para a empresa e, por isso, é necessário uma gestão organizada, rápida e eficiente. Organize a sua base de leads para definir quais estratégias de marketing podem ser aplicadas com cada cliente. Temos um novo perfil de consumidor que não quer receber uma enxurrada de e-mails, por exemplo, que não interesse para ele; as ações devem ser, cada vez mais, ultrapersonalizadas.

Ou seja, analise todos os dados que chegam da sua base de leads e prepare ações de marketing personalizadas. Assim, a equipe de marketing gastará menos energia enviando ações para os perfis errados e será mais assertiva.

Distribuição

Uma distribuição de leads realmente eficaz pode aumentar significativamente a produtividade da equipe de vendas, além de reduzir custos e tempo para os fechamentos das vendas, fazendo com que cheguem leads cada vez mais qualificados. De nada adiantará nutrir leads que se perdem no meio do caminho; o relacionamento e a comunicação personalizada ajudarão a aumentar a taxa de conversão. Ou seja, muito mais do que atrair novos leads, é essencial uma gestão que saiba como trabalhar cada um deles.

Tempo de atendimento

O tempo de atendimento é um dos fatores principais para aumentar a taxa de conversão de leads em vendas. Quanto antes o lead é atendido, maiores as chances de fechamento de venda. O ideal é que o contato seja feito imediatamente após o cadastro do possível cliente. Caso não seja possível por telefone, que seja por e-mail.

Acompanhamento

Tão importante quanto um atendimento rápido é o acompanhamento do lead. O follow up com o possível cliente deve ser feito para lembrar o lead da sua conexão e não deixá-lo esfriar. É essencial que a equipe de vendas faça o processo caminhar: qualificando, alinhando as expectativas e se mostrando mais que um vendedor, mas um consultor de vendas.

Análise

Ao final de tudo, é necessário analisar qual foi o impacto de todas as estratégias. Para isso, defina objetivos semanais e mensais, por exemplo. Os objetivos devem estar alinhados com as metas da empresa, a curto e médio prazos. Além disso, é essencial que o time de marketing e vendas tenha em mente quantos leads devem ser gerados durante determinado período. O gestor da equipe também deve acompanhar quais ações estão dando certo ou errado e se basear nesses resultados para propor melhorias nos meses seguintes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui