Mais

    Saiba quais são as principais tendências tecnológicas para 2023

    Publicidade

    A tecnologia vem ocupando um papel cada vez mais determinante na sociedade e, principalmente, na economia. Acompanhar sua evolução é indispensável para as empresas que desejam continuar em evidência, algo que já vem sendo impulsionado desde a pandemia da Covid-19, que reforçou a importância dos recursos tecnológicos em nossas vidas.

    O mercado já está de olho em alguns avanços que prometem continuar revolucionando nossos hábitos cotidianos e a forma como trabalhamos. Confira quais são as principais tendências tecnológicas para 2023:

    Publicidade

    Metaverso

    De todas as novidades relacionadas à tecnologia que apareceram nos últimos tempos, o metaverso sem dúvidas é o mais comentado. Ele ainda não existe e não tem previsão de quando será lançado oficialmente, mas já vem criando grandes expectativas, especialmente no âmbito comercial e corporativo.

    O metaverso é uma experiência em realidade aumentada que promete revolucionar a forma como usamos a internet. Em tese, será possível fazer de tudo, inclusive trabalhar em um ambiente virtual. Muitas empresas já estão investindo pesado na ideia, e, caso venha à vida em 2023, certamente será um grande marco.

    Superapps

    Publicidade

    Um superapp é uma mistura de um aplicativo com uma plataforma e um ecossistema, tudo em um único software. Eles são úteis especialmente para que terceiros consigam desenvolver seus próprios miniaplicativos a partir das suas funcionalidades, mas os usuários também são beneficiados com a possibilidade de unir toda sua vida digital em um único lugar.

    De acordo com um levantamento da Gartner, a tendência é que mais de 50% da população mundial seja usuária de superapps nos próximos quatro anos.

    Web3

    A web3 é usada para designar tudo relacionado à tecnologia blockchain, que ganhou bastante espaço nos últimos dois anos. Ela revolucionou a forma de se utilizar tokens, e tudo indica que sofrerá grandes mudanças em um futuro próximo. As NFTs (tokens não fungíveis) passarão a ser algo mais útil e prático para as pessoas, proporcionando experiências inéditas ao comprar determinados produtos.

    Os tokens também serão aprimorados no geral. Tudo indica que poderão transformar dados reais em digitais, com segurança criptografada de ponta. Também se espera que eles desempenhem um papel importante em transações financeiras, facilitando ainda mais o consumo virtual.

    Sustentabilidade

    Não se pode citar tendências tecnológicas sem falar de sustentabilidade, um assunto determinante em toda a economia. A preservação do meio ambiente já se tornou uma das três principais prioridades no setor da tecnologia, então todo tipo de avanço e inovação será pensado com esse requisito.

    Isso abre portas para mais empregos e equipes formadas especificamente para desenvolver soluções sustentáveis. Os profissionais formados na faculdade de ciência da computação terão um novo campo para explorar e se especializar, então essa tendência acaba sendo vantajosa em todos os sentidos.

    Publicidade

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui