Mais

    Procura por profissionais de tecnologia aumenta 671% com revolução digital

    Publicidade

    O advento da internet provocou profundas transformações na sociedade nas formas de comunicar, produzir e consumir. Uma revolução digital está em curso, fez surgir novas profissões e valorizou a área de tecnologia da informação, conhecida simplesmente pela sigla TI. O mercado de trabalho está bastante aquecido, e os profissionais de TI estão entre os mais requisitados. Um setor com forte demanda, que falta mão de obra. Os salários são atrativos, até para quem está no início de carreira.

    A pandemia acelerou o processo de digitalização das empresas. A procura por profissionais de tecnologia cresceu  671%, conforme dados da série Economia Digital, da CNN. A área é plural e atua em muitos ramos, da saúde à alimentação, e os profissionais de TI são essenciais. Estão presentes em atividades corriqueiras, como carregar o bilhete único pelo celular, pagar a fatura da escola ou pedir o mercado no iFood. 

    Publicidade

    Em época de Copa do Mundo, se fosse fazer uma analogia com o futebol, eles operam taticamente na defesa, no meio-campo e no ataque. As funções são desafiadoras, com conhecimentos abrangentes e cargos variados. Com a penetração tecnológica, a TI expandiu seu alcance, vai além do planejamento e da operação, faz parte do sistema circulatório, está no centro estratégico, na tomada de decisões. 

    A categoria se divide em nichos independentes, que podem ou não se relacionar. Um administrador de bancos de dados não precisa ser especialista em segurança da informação. A complexidade e necessidade de conhecimentos aprofundados levou à especialização dentro da TI. Confira cinco áreas que estão em evidência.

    Administração de bancos de dados

    Os famosos DBAs – sigla em inglês para administradores de bancos de dados – estão em alta e têm papel estratégico, em um mundo onde a informação é preciosa. O profissional faz a gestão do banco de dados eletrônico, que armazena informações sobre pessoas, instituições, endereços ou transações monetárias. Além de protegidos, esses dados precisam estar interligados e ser encontrados, quando necessário. 

    Publicidade

    Programação

    O idioma é um instrumento de comunicação entre as pessoas, e o mesmo acontece com os sistemas de computação. O programador, conhecido como Devs, é responsável pelas linguagens de programação. Escreve códigos fontes compreensíveis só pelos computadores, testa e corrige possíveis erros. A sequência de comandos possibilita que o computador realize as tarefas e que os usuários, sem conhecimento técnico, possam utilizar os programas.

    Administração de redes

    A internet está onipresente no cotidiano. Nos últimos anos, o uso da tecnologia se expandiu nas empresas. Além de estar interconectada entre os diferentes setores da organização, a empresa também se relaciona com o mundo por meio da internet. O administrador de redes é o responsável por gerenciar essas conexões, e a atividade exige extenso conhecimento sobre hardware e software. 

    Segurança da informação

    É um dos setores mais importantes da tecnologia, com salários mais elevados. Tudo está conectado, e, para que as informações fiquem protegidas, é preciso criar barreiras, prevenir e combater ataques de hackers. O profissional de segurança cria os protocolos de defesa, monitora e elimina as ameaças. 

    Especialista em e-commerce

    O e-commerce cresce exponencialmente; pesquisa realizada pela Cupom Válido evidenciou que o Brasil lidera o ranking mundial de vendas online, com crescimento de 22,2% no ano de 2022. O especialista em e-commerce é um profissional disputado, e o trabalho envolve o desenvolvimento e a manutenção dos sistemas de comércio eletrônico. 

    Essas são só algumas possibilidades da área de TI. Em um universo tão vasto, por onde começar? Os caminhos são diversos, e a faculdade de tecnologia da informação é procurada por quem deseja desenvolver competências e habilidades plurais. A partir do conhecimento aprofundado, a pessoa pode optar pela atividade que se encaixe mais no seu perfil. A faculdade também ajuda a desenvolver o olhar empreendedor, com disciplinas voltadas para a inteligência empresarial. 

    Publicidade

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui