Mais

    Quais são as melhores práticas para o TikTok Ads no Brasil?

    Publicidade

    Com cerca de um bilhão de usuários ativos por mês ao redor do mundo, o TikTok é um fenômeno da internet. Com um alcance tão poderoso, é de se esperar que o TikTok esteja se tornando um importante canal para o marketing digital das empresas.

    Cada vez mais marcas estão se interessando em anunciar no app, sabendo que alcançarão por lá um público diverso. Entretanto, pouco se sabe sobre estratégias certeiras. Por isso, muitas empresas estão começando a apostar no TikTok Ads, o gerenciador de anúncios próprio do aplicativo, e aprendendo como usá-lo ao seu favor.

    Publicidade

    Além do crescimento exponencial do seu público, o TikTok se tornou ainda um catalisador importante de comportamentos de compra dentro e fora da plataforma. Uma pesquisa realizada pela OpinionBox mostrou que 56% dos usuários disseram seguir marcas no TikTok e 66% concordaram que a plataforma pode aproximar empresas de pessoas. Além disso, o sucesso de hashtags como #TikTokMadeMeBuyIt reforçam o valor da plataforma no que tange interesse de compra do público.

    Julia Pacheco, Communications Coordinator da agência digital full service Raccoon.Monks, ressalta que o movimento é de grande importância no momento. “Há uma forte vantagem competitiva em sair na frente no TikTok, tanto em entendimento da plataforma quanto em objetivos de negócios. O TikTok está em crescimento e constante manutenção de seu algoritmo e de suas ferramentas, o que o torna um espaço emergente e em tendência de seguir crescendo e ‘roubando espaço’ de outros players”, explica.

    A agência atua com diferentes formatos de anúncios no TikTok e já possui um histórico de cases de sucesso. O mais popular, compartilhado inclusive pelas mídias do próprio TikTok, é o case da Espaçolaser. Uma das maiores redes de estética e depilação da América Latina, a marca alcançou resultados impressionantes: 48% de redução no CPA (Custo Por Aquisição de leads), 19% de CTR médio (taxa de cliques) e 95% de crescimento de ROAS (retorno sobre ativos).

    Esses resultados vieram do trabalho com o Performance Lab, um programa do TikTok “designado às agências de performance com o objetivo de evoluir a atuação operacional e estratégica de campanhas e alavancar os resultados dos anunciantes”. A Raccoon.Monks integrou o Lab e desenvolveu uma campanha descontraída e criativa, fazendo com que o TikTok se tornasse a mídia social com mais leads qualificados para a Espaçolaser em toda a estratégia de marketing.

    Publicidade

    Seja nessa campanha ou outras estratégias de sucesso, como a “C&A da Juliette” (que aumentou a taxa de engajamento da marca de roupas em 211%) ou o perfil criativo do Duolingo (que fez crescer a base de seguidores em mais de 1400%), há uma série de possibilidades para o marketing no TikTok. E algumas das melhores práticas já estão sendo identificadas.

    Principais práticas para o TikTok Ads

    As oportunidades de produção no TikTok são variadas e, em muitos pontos, diferentes das conhecidas em outras plataformas. Julia aponta alguns desses diferenciais: “O TikTok permite trabalhar com formatos interativos e imersivos para anúncios, gerando possibilidades mais fortes de lembrança de marca. Também é importante lembrar que existem comunidades e segmentos de mercado muito bem estabelecidos na plataforma, o que traz chances para que as marcas explorem tanto os territórios conhecidos quanto os novos”, afirma a especialista.

    Quanto ao que costuma trazer os melhores resultados, Julia ressalta: “Pense sempre no lema ‘don’t make ads, make TikToks’ [‘não faça anúncios, faça TikToks’]. A criação deve ser assertiva, sem interromper a experiência do usuário e sim complementá-la. Os anúncios com a melhor performance são os que se misturam à timeline de conteúdos orgânicos que o usuário está consumindo. Além disso, é importante que o criativo conte a história e passe a mensagem de forma clara e marcante”.

    Para essas produções, o recomendado é que marcas trabalhem com criativos nativos do TikTok, ou seja, que tragam elementos próprios da criação na plataforma. Outra forte recomendação é o uso de criadores, que são pessoas já familiarizadas com a plataforma e podem ajudar marcas a passar sua mensagem de forma mais próxima ao usuário.  A frequência na troca de criativos também é indicada, para evitar saturação.

    Outro ponto relevante para a estratégia é aproveitar todas as ferramentas disponibilizadas pelo aplicativo, escolhendo com cuidado para que a produção se alinhe aos objetivos da campanha. “O TikTok oferece possibilidades para quem quer aumentar o brand awareness, conquistar novos públicos, lançar novos produtos, conquistar leads, vender mais, enfim, existem estratégias na plataforma para diversos tipos de objetivos de negócios”, aponta a coordenadora. “O ‘Branded Hashtag Challenge’ ou ‘Top View’, por exemplo, são produtos muito interessantes para marcas que buscam um boost imenso em seu awareness. Já soluções como os stickers oferecidos pelo TikTok podem ajudar a guiar os usuários para as ações desejadas pela marca (comprar, se inscrever, etc)”.

    Por fim, Julia enfatiza que trabalhar com marketing no TikTok, ainda que exija testes e adaptações como qualquer estratégia, é a direção certa para as empresas, principalmente agora. “Apesar do incontestável sucesso, o TikTok ainda é relativamente pouco explorado por marcas no Brasil, o que abre um território fértil de expansão e crescimento para as marcas que saírem na frente”, conclui.

    Publicidade

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui