Quais serão os benefícios que irão bombar em 2022!

Publicidade

A pandemia de COVID-19 mudou profundamente as relações de trabalho. Isso fez com que muitas coisas mudassem no meio corporativo, transformando hábitos e redirecionando objetivos. E com a expectativa de um 2022 mais tranquilo, profissionais e empresas precisam alinhar o seu pacote de benefícios

Definir o pacote de benefícios corporativos para 2022 não é tarefa fácil, pensando nisso elaboramos este artigo para apontar possíveis caminhos. Após a mudança profunda no dia a dia de trabalho, os profissionais do mercado cobram mais flexibilidade e qualidade de vida. Aqui, vamos mostrar quais devem ser os benefícios prediletos no próximo ano. 

Qual é a importância de um bom pacote de benefícios para os colaboradores? 

Os profissionais do mundo atual são muito mais exigentes, eles querem se sentir valorizados pelas empresas. E por isso, buscam por empregos que vão além de um bom salário e uma lista de benefícios obrigatórios. 

Publicidade

O que realmente atrai talentos para uma empresa são os benefícios corporativos que ela oferece. E para isso, a empresa deve oferecer mais benefícios voluntariamente para demonstrar que se importa com o bem-estar e com o desenvolvimento profissional dos funcionários. 

O estudo Employee Benefits Study, publicado pela seguradora MetLife em 2019, aponta que 55% dos colaboradores norte-americanos são atraídos pelos benefícios oferecidos pelas empresas, para 53% são os benefícios que ajudam a criar engajamento e lealdade à empresa. 

E para quem pensa que a oferta de benefícios é um fator importante apenas para os norte-americanos está enganado. Uma pesquisa da PrevTech Onze de 2020, mostra que entre os 2,5 mil entrevistados, 44% afirmam que os benefícios oferecidos pela empresa em que trabalham é um dos principais motivos para que eles não busquem novas oportunidades no mercado. 

Ainda sobre a importância do pacote de benefícios para os trabalhadores brasileiros, o Guia Salarial 2020 desenvolvido pela consultoria Robert Half, coloca o pacote de benefícios como o segundo critério mais importante para o profissional brasileiro escolher um emprego. 

Quais são as principais tendências em benefícios corporativos para 2022? 

Como falamos nos primeiros parágrafos, a pandemia transformou o mercado corporativo. Selecionamos alguns tipos de benefícios que devem bombar em 2022, confira:

Benefícios focados na saúde e bem-estar dos funcionários 

A qualidade de vida dos colaboradores deve ser uma das maiores preocupações das empresas. Os profissionais se sentem mais valorizados quando a empresa oferece benefícios que favorecem a sua saúde e o seu bem-estar. E com a pandemia de COVID-19, estes benefícios se tornaram ainda mais importantes e devem bombar em 2022. 

Depois de passar por uma crise de saúde mundial, as pessoas devem dar ainda mais valor à saúde e à qualidade. Por isso, é importante que as empresas ofereçam benefícios com esse foco. Alguns benefícios que se encaixam nessa categoria são o plano de saúde, assistência odontológica e psicológica, descontos em parcerias com academias e farmácias, entre outros. 

Benefícios que ajudem os trabalhadores a economizar 

De acordo com a Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) realizada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), o número de famílias brasileiras alcançou o percentual de 70% em 2021. 

Com o aumento de preços de produtos básicos e a expectativa de uma inflação elevada em 2022, benefícios que ajudem os trabalhadores a economizar são uma grande tendência no próximo ano. 

Um dos benefícios voltados à economia pode ser a distribuição de cestas básicas, vale-refeição e vale-alimentação e descontos em lojas parceiras. Aqui também podem outros benefícios financeiros como o salário sob demanda, a participação nos lucros, bônus por desempenho, entre outros. 

Como podemos notar, todos os benefícios citados ajudam o colaborador a economizar com gastos rotineiros do mês e isso será muito importante para fazer o salário render mais, proporcionando uma vida mais tranquila. Todos estes benefícios são fundamentais para a economia dos colaboradores. 

Benefícios que ajudem na conciliação da vida pessoal e profissional 

As empresas também precisam explorar um dos fatores prediletos dos trabalhadores na pandemia: a flexibilidade. Com a mudança da rotina, muitos profissionais passaram a trabalhar no home office e isso ajudou muitos a conciliarem trabalho com a vida pessoal. 

E nesse retorno ao trabalho presencial em 2022, os profissionais devem enfatizar sua preferência por uma rotina mais flexível. Aqui entram benefícios como day off, dress code flexível, trabalho híbrido em que o profissional escolhe os dias que deseja trabalhar em casa e na empresa, entre outros. 

Outra forma de estimular a conciliação do trabalho com a vida pessoal é a oferta de benefícios que incluem a família como parcerias com hotéis, bares e outros estabelecimentos de lazer e benefícios para os filhos como auxílio-creche, por exemplo. 

Benefícios que ajudem no crescimento profissional 

Para atrair e reter talentos no negócio, em 2022 as empresas devem apostar em benefícios que ajudam profissionais a se desenvolver profissionalmente. Essa é uma das formas mais claras de demonstrar a importância do profissional para a empresa. 

Ao oferecer benefícios como bolsa de estudos, vale-cultura e programas de treinamento, a empresa mostra que está investindo para o profissional e isso faz toda a diferença no engajamento dos colaboradores com o negócio. 

Estes são os benefícios corporativos que mais devem ser alvo dos profissionais do mercado. Empresas que desejam atrair e reter talentos precisam encontrar maneiras de tornarem o seu pacote de benefícios mais completo. 

Publicidade

Artigos recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui