Qual a vantagem de investir no YouTube?

0

 

Com certeza, o YouTube é uma das maiores plataformas de vídeo do mundo e líder nesse mercado.

Trata-se de uma rede social de publicação e compartilhamento de vídeos em formato digital, que abriga qualquer tipo de produto audiovisual, desde transmissões ao vivo, vídeos caseiros, vlogs, documentários, entre outros.

Sabe-se que o vídeo é uma grande forma de divulgação de conteúdos. Então, este artigo separou algumas dicas para você, que quer começar um canal para sua empresa.

Além de explicar o porquê desse negócio ser rentável e quais são as vantagens de adotá-lo para sua marca. Venha conferir!

Como criar um canal do zero no YouTube?

O YouTube é uma página ligada à ferramenta de busca mais famosa do mundo: o Google. Logo, para criar um canal, é necessário ter uma conta nessa ferramenta.

Em seguida, acesse o site do YouTube e faça seu login com os dados da conta do Google. A partir daí, você será levado para a página de configurações da rede social. Lá, aparecerá a opção de “criar novo canal”, na qual você deve clicar.

Para dar continuidade ao processo, agora você deve criar uma conta de marca e indicar um nome para ela, que poderá ter mais de um administrador, o que a torna altamente indicável a uma equipe de marketing.

Em seguida, basta clicar no botão “criar” e seguir para a próxima tela. Seu canal está pronto para ser usado.

Chegou a hora, então, de tornar este canal apresentável ao seu público. Para isso, inicialmente dois passos devem ser seguidos:

1 – “Adicionar arte ao canal”

Você vai precisar escolher uma arte para o banner superior. Como indica o nome, ele será a primeira coisa que o visitante de seu canal virá. Então, não escolha algo aleatório, mas sim, aquilo que transmita o que é a sua marca.

Na dúvida, opte por uma imagem ou ilustração tão chamativa e bonita quanto um lustre para apartamento, por exemplo. Não esquecendo, claro, de alinhá-la à identidade visual de seu negócio.

2 – “Adicionar uma descrição ao canal”

Agora, você deverá clicar em “adicionar descrição” para que a tela abra um espaço para texto.

Este texto poderá conter até 1.000 caracteres, já contando os links. O uso de palavras-chave é uma boa dica

Neste campo, o ideal é que você apresente um panorama geral do que será publicado em  seu canal, detalhando informações, como:

  • O tipo de conteúdo;
  • Frequência de postagem;
  • Horário das postagens;
  • As outras redes sociais da sua empresa;
  • Um pouco da história da sua marca (ano da fundação).

Por exemplo: o seu negócio de adesivação de carros é de família, tendo passado de geração em geração. Insira essa informação na descrição e diga que seu conteúdo será voltado para mostrar essa prestação de serviço na prática e às dicas sobre ela também.

Um canal no YouTube é um negócio rentável?

Antes de tudo, é necessário entender sua persona e seu modelo de negócio. Se seu público estiver no YouTube e consome vídeos, e as empresas concorrentes a sua estiverem nele também, é certo que você deve investir em seu canal.

No caso de um negócio que fornece um produto ou um serviço resolve criar um canal nessa rede social, isso passa a ser um negócio rentável a partir do momento que pode funcionar como uma forma de atrair mais clientes.

Assim como você usa seu site, seu blog e e-mail marketing para divulgar os conteúdos produzidos por sua marca, você também pode usar o YouTube. A diferença é que a divulgação agora será por vídeo, não texto.

Mas a escolha da informação a ser passada deve de acordo com o interesse do seu público-alvo e a riqueza em detalhes dessas informações, a fim de sanar dúvidas e objeções de compra.

Veja um exemplo: você trabalha com polimento de motos e faz uso do blog e um site para expor seus serviços, disponibilizar orçamentos, atendimento ao cliente e explicar um pouco sobre o que se trata o polimento.

Ao resolver criar um canal no YouTube, para escolher o tema dos vídeos você deve analisar quais são seus pontos fortes, os que devem ser destacados. Então, suponha que esse ponto seja o polimento cristalizado.

A partir disso, você pode utilizar técnicas de otimização para o seu canal. Como o uso de palavras-chave, por exemplo, que podem ser colocadas até na composição da URL de um vídeo do canal.

Você pode usar “polimento cristalizado moto” ou até mesmo na URL: www.canalx.com.br/conheca-o-polimento-cristalizado-moto. Através desse conteúdo, poderá discorrer melhor sobre como funciona esse tipo de serviço na prática.

Assim, ao otimizar seu canal e nele oferecer conteúdos de relevância e preferência de seu público, você vai garantir mais visitas, mais leads e, futuramente, mais clientes para sua empresa.

Os lucros com certeza podem aumentar. É uma questão de tempo.

Vantagens de criar um canal para sua empresa

Agora que já aprendeu a montar um canal do princípio e viu que isso trará lucros para sua empresa, chegou a hora de conhecer mais algumas vantagens sobre esse tipo de divulgação.

Um canal no YouTube para sua empresa pode trazer:

1 – Mais visibilidade

Se você escolher falar sobre o que seu público-alvo quer saber, na hora em que ele quer saber, não tem como não ter visibilidade.

Além disso, as pessoas costumam gostar de conteúdos em vídeo, pois assim, não precisam se preocupar em parar totalmente o que estão fazendo para prestar atenção, como funciona no caso dos textos, por exemplo.

O vídeo pode ser assistido enquanto está lavando louça, passando roupa ou arrumando a casa, por exemplo.

Seu canal passa a ser uma companhia para seu público-alvo, o que gera fidelização.

2 – Criação de conteúdo

Imagine só que seu negócio seja uma empresa de doces. Ao criar o canal, você deve manter uma sequência de publicações.

Ao fazer isso, você estará atraindo mais pessoas e, ainda, tendo a oportunidade de mostrar, como realmente são feitos os seus doces, como trufas, bolos vulcão, pirulito de chocolate personalizado, frutas cobertas de chocolate, cocadas, entre muitos outros.

Assim, as pessoas estarão vendo o produto, de fato, como ele é feito. 

3 – Aumento de vendas

Uma vantagem leva a outra: bom conteúdo e visibilidade compõem o caminho certo para o crescimento de vendas.

Isso ocorre a longo prazo, à medida em que você for ganhando autoridade no nicho em que atua, compartilhando dicas e soluções relacionadas aos seus serviços.

4 – Credibilidade

Não se pode deixar de tocar neste ponto. Como falado anteriormente, o vídeo traz mais segurança, por mostrar as coisas como realmente são.

Você pode usar seu site para dizer que a argila verde em pó que você vende é a mais eficiente do mercado e até usar imagens. Isso pode ser algo bom? Sim, claro.

Mas, com os vídeos, você pode mostrar que, de fato, essa argila é mais esverdeada e fina do que as demais. É como se fosse algo ao vivo, não apenas uma imagem sozinha ou palavras.

Isso, de certo modo, passa mais credibilidade e confiança ao telespectador cliente.

E se eu quiser excluir meu canal no Youtube?

Talvez você esteja dando adeus ao seu negócio de confeitaria, o qual lhe levou a criar um canal de receitas no YouTube.

Uma confecção de uniformes será seu novo negócio, por exemplo. Mas, antes de criar o canal voltado para a produção têxtil, você deve cancelar seu canal sobre receitas. 

Para isso, basta acessar as configurações avançadas de sua conta no YouTube e clicar em “excluir canal”. Você deverá, em seguida, fazer login novamente e clicar na opção “quero excluir meu canal permanentemente”. Essa escolha é 100% irreversível.

Ou seja, se você resolver voltar com as receitas, terá que começar do zero.

Mas caso queira continuar a compartilhar suas receitas como um hobby, por exemplo, avise seu público e apenas oculte seu canal por um tempo, enquanto você estiver precisando dedicar todo o seu tempo ao seu novo negócio de uniformes.

Neste caso, também é necessário ir para as configurações avançadas, clicar em “excluir canal” e efetuar o login. Mas aí deverá escolher a opção “quero ocultar meu canal”.

Depois, quando já tiver seu canal de produção de uniformes estabelecido, você pode voltar com o de receitas, e terá os dois canais no YouTube, se desejar.

Conclusão

O YouTube é um dos – senão o maior – difusor de vídeos do mundo. O conteúdo em forma de vídeo, sem dúvidas, é o que mais gera credibilidade ao público.

Isso por agregar proximidade entre marca e cliente, mostrando os serviços ou produtos, como um vinho francês, como de fato são.

Somado a isso, manter um canal na plataforma é algo gratuito e que, ainda por cima, gera o aumento de vendas da sua marca.

Ao expor conteúdos interessantes e detalhados sobre um assunto, você chama a atenção de visitantes, que passam a ser leads e, consequentemente, clientes fiéis.

Ou seja, criar um canal no YouTube é um ótimo investimento para o seu negócio, principalmente se você souber usar o que ele oferece para publicar vídeos com conteúdos relevantes.

Uma nova instalação para raio predial pode ser um deles, se sua empresa fizer esse tipo de instalação. Existem muitas dúvidas sobre esse tipo de serviço, no que diz respeito a quando deve ser aplicado e quais cuidados tomar.

Partindo desses pontos, chegou o momento de você começar seu investimento na criação de um canal e produção de conteúdos!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui