Qual é a função que o RH possui na transformação digital de uma empresa?

Publicidade

A transformação digital em uma empresa tem sido um dos principais requisitos dos últimos tempos, ainda mais em meio às constantes tecnologias que são agregadas aos negócios, possibilitando melhores resultados e conquista de resultados em pouco tempo.

E dentro do trabalho do setor de Recursos Humanos essa mudança é ainda mais importante, visto que a área está voltada à procura pelo melhor desempenho corporativo.

Por exemplo, em meio às mudanças digitais, o RH de uma empresa de fachada para comércio consegue ter acesso às principais áreas onde o desenvolvimento de profissionais deve ser melhorada, dessa forma, trazer soluções à altura desse problema.

Publicidade

Além disso, é possível que essa área, assim que atualizada com as melhores tecnologias do segmento, consiga ter uma gerência sobre ações de melhoria e avaliação de desempenho da empresa, e dessa forma consiga trazer melhores opções para o negócio.

Essas e outras questões veremos com profundidade no artigo a seguir, onde vamos entender mais sobre transformação digital e o papel fundamental do RH em meio a isso.

O que é transformação digital e qual sua importância?

A transformação digital em empresas de envelope personalizado para empresa e outros segmentos nada mais é do que a modificação de processos manuais e fora de tecnologias para dentro desse viés, onde ferramentas e verificações digitais são feitas, como:

  • Sistemas;
  • Softwares;
  • Computadores;
  • Planilhas;
  • Levantamentos.

Ainda que muitas empresas já estejam dentro dessa realidade, o número das que ainda não utilizam nenhuma ferramenta digital é grande, o que trás uma desvantagem em negócios.

De modo geral, muitos empreendimentos foram criados e cresceram diante de estratégias que envolviam a compreensão de documentos, clientes e fornecedores sem a mínima manutenção a partir de uma ferramenta tecnológica, como um software.

Ainda que muitas tenham conquistado sucesso, como o caso de uma sala privativa coworking, os dias atuais pedem por atualizações mais digitalizadas.

Isso porque a possibilidade que a tecnologia traz em relação a análise, a organização e ao desenvolvimento de estratégias consegue ser altamente interessante para uma companhia, moldando então resultados que conseguem ser muito acima daqueles esperados.

O principal ponto de diferenciação é justamente a viabilização de estratégias empresariais a partir da compreensão total de uma empresa, tal como uma visão 360º.

Ainda que seja possível alcançar essa compreensão, nem sempre uma empresa de instalação de internet consegue atingir essa ação em pouco tempo, ou com a facilidade plena que somente uma ferramenta digital conseguiria agregar à situação.

Por essas e outras, muitas empresas têm escolhido o caminho da transformação digital, moldando e reafirmando todas as suas ações a partir de um viés analítico de dados e informações, que podem ser facilmente trazidas à rotina de uma empresa.

Hoje em dia, as empresas que utilizam essas ferramentas conseguem ter um aumento significativo de resultados, bem como economias e investimentos mais potentes.

Tudo isso acontece tanto pelo fato da visualização dos problemas e soluções de uma empresa serem cada vez mais fáceis de serem acessadas, trazendo então ações regradas e pontuais por inúmeros setores, como o caso do Recursos Humanos, um dos principais.

O trabalho do RH em uma transformação digital empresarial

O Recursos Humanos (RH), diferente do que muitos acreditam, é um setor que vai além da contratação e manutenção de profissionais dentro de empresas de entrega de documentos ou em outras de outros segmentos.

É a partir da compreensão sobre os processos, objetivos e principalmente formas de trabalho feitas dentro das empresas que esse setor consegue viabilizar soluções.

Por exemplo, em uma instituição de ensino o Rh tem acesso aos dados de produtividade da empresa, como o caso de matrículas feitas por alunos, quantidade de desistências versus graduações, dentre outras formas de pontuar ganhos e perdas internamente.

A partir dessa compreensão maximizada, fica mais fácil com que o setor entre com ideias que podem ajudar a empresa a alcançar seus pontos de sucesso, e corrigir erros.

Por meio de uma transformação digital esses pontos passam a ser ainda melhor navegando dentro de uma corporação de impressão cartões de visita

Isso porque os profissionais desse setor conseguem ter acesso a dados e informações com maior qualidade.

Por exemplo, em um sistema onde o RH consegue ter acesso à formação de alguns dos profissionais que compõem a empresa, é possível fazer um comparativo com suas atividades.

Se neste caso é preciso que haja uma viabilização de cursos e treinamentos que evoquem com maior qualidade o trabalho dentro de alguns setores.

O RH pode começar a trazer essas e outras soluções, pontuando os resultados que poderão ser alcançados.

Também é a partir dessa noção do que deve ou não ser modificado dentro de uma empresa o RH consegue levantar dados e pontos de liderança das equipes utilizando um computador novo para mensurar toda essa base de dados..

É o caso de uma solução baseada na modificação de um profissional, de um setor a outro, possibilitando uma melhor adequação do foco dentro da companhia, sendo compartilhado por pessoas que são consideradas chaves dentro do serviço prestado.

Sendo assim, o RH, muito mais do que outras áreas, consegue ter acesso à qualidade e às mudanças que precisam ser feitas em relação ao capital intelectual de uma empresa.

Essa possibilidade só é possível graças à transformação digital e a forma como os profissionais têm acesso a informações em tempo real.

Assim, conseguindo pontuar, por meio de sistemas cabíveis, as melhores ações tratativas em um negócio de painel backlight.

Dicas para empreendedores que passam por essa mudança

Para auxiliar sua empresa a iniciar os trabalhos de RH em meio a uma transformação digital, a seguir separamos algumas dicas essenciais dentro desse sentido, que poderão trazer o caminho exato que seu negócio precisa em meio a essa transição.

Trabalhe os seus objetivos objetivos

Quais são os pontos de mudanças que sua empresa tem interesse de trabalhar? 

Responder essa pergunta é o ponto inicial para o trabalho em meio a uma transformação digital dentro de um setor de RH, visto que são muitas as possibilidades possíveis, em diversos setores.

Ter essa delimitação em mente vai permitir não apenas uma forma mais concreta e focada de trabalho, mas também vai trazer a possibilidade de um foco com menos gastos.

É o caso da mudança de pessoal dentro de dois setores, o que vai provocar uma diminuição na produtividade. 

Em meio a isso, será que o foco seriam esses dois ou apenas em uma área, onde a troca faria mais sentido e seria menos sentida pela equipe.

Nunca deixe de lado o envolvimento de pessoas

As pessoas fazem parte tanto do RH quanto de toda a empresa. 

Por isso, em um processo de transformação digital é essencial deixar isso em foco, para que todos participem tanto com opiniões quanto com ideias que podem ser essenciais.

Lembre-se que uma transformação de algo analógico ou manual para algo digital é algo que pode causar estranhamento e até mesmo dificuldade em alguns grupos.

Por essas e outras, a união de todos em meio ao processo pode tanto facilitar a mudança quanto trazer dúvidas e soluções que venham a ser úteis.

Encontre as prioridades de suas ideias

Em meio a tantas ideias de melhorias dentro de uma empresa, é bem possível que o profissional de RH que trabalha dentro das soluções em uma transformação digital acabe não sabendo o melhor caminho para seguir, nem mesmo a melhor forma de mudança.

Por isso, o ideal é priorizar o que de fato vai trazer menos impacto, tanto em meio ao trabalho feito, quanto financeiramente.

É como se de fato acontecesse uma espécie de teste, onde as ações que pretendem modificar estratégias dentro de uma empresa sejam verificadas, e tenham o mínimo impacto antes de mostrar seus resultados.

Faça uma avaliação constante do desempenho

A avaliação do desempenho das ações dentro de um viés de transformação digital serão de fato os principais meios de entendimento sobre a solução apontada. 

Experimentações e novas ideias são sempre interessantes, mas tudo deve ser baseado em resultados.

Seguindo o que foi dito no tópico acima, sempre que uma nova ação baseada em uma inovação tecnológica for aplicada em uma empresa, o ideal é acompanhar os resultados.

Dessa forma, obtém-se maior base para que outras modificações aconteçam.

Considerações finais

A transformação digital tem sido a principal catalisadora de ações modificantes dentro de empresas, de modo que seus resultados e ações estão cada vez mais unificados com os propósitos da companhia, independente da área de atuação.

Por meio do RH, muitos negócios conseguem alcançar ainda mais e melhores resultados, por meio de ações que fazem uma reformulação completa e acompanhada das estratégias.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicidade

Artigos recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui