Mais

    Qual é o impacto do avanço da inteligência artificial para a sociedade?

    Publicidade

    Você com certeza já deve ter visto algum filme da década de 90 ou do começo dos anos 2000 que tinha a inteligência artificial como o centro de tudo, certo? Esse era um tema comum naquela época onde as pessoas imaginavam o futuro, e pensavam o que esse tipo de tecnologia poderia representar para a sociedade.

    Alguns anos se passaram, um futuro não tão distante chegou e o que era sonho se tornou realidade, a I.A agora está presente dentro do nosso cotidiano, atuando diretamente em praticamente todas as áreas da nossa vida, seja para ajudar no desenvolvimento de um maquinário como um compressor de ar industrial ou na execução dos nossos processos diários dentro do trabalho como o preenchimento de planilhas ou o atendimento ao público. 

    Publicidade

    Porém acredite, a inteligência artificial marca sua presença de uma forma muito mais enfática do que você imagina, de acordo com Jeff Bezos, CEO da Amazon, o avanço da tecnologia funciona como um “renascimento” para a humanidade, mas qual o verdadeiro impacto dela no nosso cotidiano?

    No texto de hoje, iremos mostrar como a inteligência artificial tem impacto direto dentro da sociedade e como o seu avanço está influenciando o presente e o futuro das pessoas, bora conferir? Então vamos lá!

    O que é inteligência artificial?

    Falamos tanto sobre a inteligência artificial, mas afinal de contas, você sabe o que ela significa? Bom, o conceito da I.A diz respeito a um conjunto de softwares ou dispositivos e a sua capacidade de aprenderem, com treinamentos e experiências, a se comportarem, pensarem e funcionarem de forma semelhante à mente humana. 

    Dessa forma, a inteligência artificial pode ser descrita como uma tecnologia que absorve informações, e as aplica dentro do cotidiano, visando realizar tarefas, tomar decisões, perceber variáveis e solucionar problemas, com base no pensamento humano. 

    Publicidade

    Seus principais objetivos são justamente facilitar algumas tarefas diárias, conseguir realizar avanços científicos e automatizar diversos processos considerados repetitivos, fazendo com que uma “máquina” seja capaz de agir e pensar como um ser humano.

    Onde ela é aplicada no dia a dia?

    A I.A possui várias aplicações no nosso cotidiano, podendo te ajudar desde a execução do descarte de lixo eletrônico da maneira correta até na automatização dos seus processos, entre suas principais funções temos no varejo online, onde ela pode captar e analisar dados de clientes e fazer recomendações personalizadas de acordo com seus hábitos e comportamentos. 

    Ela também pode atuar no entretenimento, principalmente na indústria audiovisual realizando uma análise completa de dados para sugerir filmes, séries, músicas, games, playlists e etc, para cada pessoa. A I.A aparece no atendimento com a aplicação de chatbots para estabelecer um diálogo mais rápido e simples com o público, solucionando dúvidas e resolvendo questões de maneira simplificada em uma empresa de instalação de spda, por exemplo.

    Por fim, ela ainda aparece no mercado financeiro, desburocratizando processos e trazendo mais simplicidade nos bancos digitais, e nas operações vinculadas a área da saúde, identificando doenças de maneira prévia e propondo tratamentos com maior chance de sobrevivência e cura para o paciente, de acordo com o seu perfil pessoal e as probabilidades de tudo dar certo. 

    Ainda existem diversas áreas em que a I.A pode atuar, porém essas são as principais e que merecem um certo destaque.

    Vantagens e desvantagens da IA

    Assim como toda tecnologia, a IA possui uma série de vantagens e desvantagens que merecem ser destacadas, é claro que, no contexto geral, ela pode ser considerada mais positiva para a sociedade, ajudando e muito na evolução humana.

    Entre seus benefícios, podemos destacar a automatização de processos manuais, o que aumenta a produtividade dentro das empresas, a sua coleta, análise e utilização de dados, o que resulta em tomadas de decisões mais assertivas, o manuseio de maquinários e a precisão na execução de praticamente toda a tarefa, desde o uso de uma embaladora filme pvc até uma impressora 3D.

    Também vale destacar a sua agilidade nos atendimentos, a sua aparição em áreas cruciais como na saúde, no direito, no jornalismo entre outras, o seu impacto nos processos cotidianos, facilitando a vida das pessoas, entre diversos outros fatores.

    Já como desvantagens, vale a pena destacar a geração massiva de fake news e os chamados deepfakes a fim de manipular a sociedade, além é claro, de que toda a tecnologia colocada nas mãos erradas, pode ser uma ferramenta poderosa, ainda mais quando falamos da I.A, que é um robô inteligente e que pode ser programado para fazer algo não tão positivo assim. 

    Dança das cadeiras no mundo profissional

    Um ponto que sempre gera curiosidade nas pessoas é como a I.A vai impactar o mercado de trabalho, afinal, muitos pensam que essa tecnologia vai fazer com que a mão de obra humana seja deixada de lado, mas acredite, as coisas não funcionam desta forma.

    Por um lado, a I.A deve sim ser utilizada em tarefas e processos manuais, e em muitos pontos, substituindo o trabalho humano em serviços que podem ser realizados de forma facilitada por essa tecnologia, mas ao mesmo tempo que algumas pessoas correm o risco de perder seus empregos pela execução da I.A, novas oportunidades surgem com essa tecnologia.

    Áreas são criadas, e a junção da competência humana com o potencial da inteligência artificial, acaba criando um cenário favorável para as empresas e os trabalhadores, o que representa uma verdadeira dança das cadeiras, de um lado temos a tecnologia, que pode tirar até 14% de empregos dos trabalhadores e do outro, ela pode gerar até 15% de novos empregos.

    No final das contas, o saldo fica positivo, mas representa uma verdadeira troca de funções, já que muitas tarefas são extintas e, em contrapartida, surgem novas oportunidades. 

    Conclusão

    Não tem como negar o impacto da I.A na sociedade, ela já faz parte do nosso presente e é necessário agarrar o corrimão de alumínio, e subir as escadas até essa nova realidade, gostando ou não, ela está presente em nossas vidas, e impacta diretamente, todo o nosso cotidiano.

    Sendo assim, é importante tirar o máximo proveito da situação, e fazer da tecnologia uma grande aliada antes que ela possa se tornar inimiga. 

    O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

    Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

    Publicidade

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui