Qual é o melhor momento para trocar de computador?

Publicidade

Antigamente, o computador era visto como algo acessível apenas para uma parte da sociedade, no entanto, com o passar do tempo, ele se tornou uma ferramenta indispensável para o dia a dia.

Segundo o próprio Governo brasileiro, atualmente, 82,7% dos domicílios possuem acesso à internet, ou seja, boa parte dos brasileiros possuem computador em casa, e tiveram acesso a essa máquina em algum momento.

O computador se tornou uma ferramenta multiuso, pois por meio dele podemos nos comunicar, ter acesso à informação, estudar, trabalhar, dentre outras possibilidades.

Publicidade

É difícil encontrar uma empresa que não utilize esse recurso como ferramenta fundamental para os seus processos internos, e como forma de controlar suas atividades e informações.

Para as pessoas, o computador também é importante na vida pessoal e profissional, e mesmo com o aumento de usuários que acessam a internet pelos smartphones, essa máquina continua sendo insubstituível para diversas necessidades.

No entanto, com o passar do tempo, é necessário trocar o computador por um modelo mais novo e atualizado. 

Pensando nisso, vamos explicar a importância dele em nossas vidas, qual é o momento de trocá-lo e o que você precisa fazer para que ele dure mais tempo.

Importância do computador para as pessoas

O computador é indispensável para o nosso dia a dia e está presente em praticamente todos os ambientes que frequentamos, como escolas, trabalho, lojas, bibliotecas, dentre outros.

Essa máquina é capaz de armazenar uma grande quantidade de informações, além de agilizar os cálculos e o processamento de dados.

Nesse sentido, ela se tornou uma ferramenta de trabalho em vários setores de nossa sociedade.

Tanto um computador comum quanto um notebook semi novo têm sido indispensável, também, para várias áreas do conhecimento, como:

  • Medicina;
  • Engenharia;
  • Educação;
  • Agricultura.

Portanto, ele faz parte de cadastro médicos, construções civis, no desenvolvimento de novas tecnologias, dentre outras possibilidades.

Para as pessoas ele é muito importante porque garante rapidez, acesso à informação, produtividade, confiabilidade e economia de tempo. 

Nesse sentido, ele veio para facilitar a nossa vida e nos ajudar em diferentes situações.

Só que assim como qualquer outro produto, em algum momento, pode ser necessário providenciar a troca da máquina, e existem situações que indicam essa necessidade. 

Quando precisamos trocar o computador?

Todos os anos, surgem novas gerações de computadores que levam muitas pessoas a se perguntarem se é um momento de fazer uma troca.

O surgimento de novas tecnologias também faz com que alguns usuários realizem upgrades, que podem fazer com que a máquina apresente defeitos.

Dentre os mais comuns estão o superaquecimento, lentidão, tela azul, dentre outras situações que costumam incomodar os usuários. 

Entretanto, a verdade é que nem sempre elas significam uma necessidade genuína de troca.

Só que muitos usuários acreditam que podem resolver esses problemas com pessoas conhecidas e até em fóruns da internet. 

No entanto, nem sempre uma única informação é suficiente para diagnosticar o que está ocorrendo.

Uma empresa de serviços gráficos, por exemplo, procura investigar qualquer problema que possa estar ocorrendo com suas máquinas, antes de realizar qualquer ação, baseada em uma situação.

O diagnóstico envolve muitas variáveis, no caso do superaquecimento, é fundamental abrir o computador para saber como estão os seus componentes. Se eles estão em ordem, é necessário investigar de outra maneira.

Uma situação que pode prejudicar o computador é o excesso de sujeira no gabinete, mas quando ele acumula muita poeira, pode desencadear vários problemas, como desligamento repentino.

A poeira provoca o superaquecimento dos componentes, que já geram calor quando estão funcionando. Mas, a situação pode ficar pior, pois o excesso de sujeira pode prejudicar o funcionamento dos coolers.

Isso também pode provocar o desligamento repentino e até curtos, prejudicando o processador e a placa de vídeo.

Quando isso acontece, mesmo que você faça locação de impressora, o equipamento não vai funcionar. 

Por conta disso, é importante abrir o gabinete a cada 6 meses para limpá-lo, principalmente, se você possui animais de estimação, como gato e cachorro.

Os desktops são equipamentos que duram muitos anos, entretanto, eles não são eternos, mas possuem peças que podem ser facilmente substituídas.

Antes de substituir qualquer componente, certifique-se de que realmente é necessário fazer essa troca. Essa situação também inclui qualquer tipo de problema de software, pois a dificuldade pode estar relacionada a vírus.

Se você tem um computador há alguns anos, instalou um software e depois disso ele começou a apresentar problemas, pode ser que exista uma incompatibilidade, e desinstalá-lo pode ser a solução.

Os computadores de uma empresa que funcionam para o uso de ferramentas de tecnologia robótica precisam ser mais modernos e robustos, assim sendo, essa empresa pode precisar trocar, de fato, suas máquinas.

No entanto, o equipamento que você usa em casa tem muito mais chances de durar e de ser o suficiente para as suas atividades, o que reduz a necessidade de troca.

O upgrade é uma solução que costuma funcionar em muitos casos, mas antes de optar por ele, certifique-se de que o seu computador vai continuar funcionando. 

Agora, se ele é muito antigo, essa troca pode ficar muito cara ou não valer a pena em longo prazo.

Por exemplo, uma placa de vídeo moderna e de alto nível para um computador muito antigo é uma péssima escolha. 

Além disso, muitos computadores, mesmo que mais velhos, conseguem atender às necessidades dos usuários por muito tempo.

São máquinas mais completas e que permitem a realização de diversas atividades, como serviços de comunicação visual. Por isso, vale muito mais a pena mantê-las, do que comprar um CPU mais básico.

Um upgrade também pode desencadear outros problemas, principalmente, em computadores muito antigos. Se for algo simples e barato, como trocar o módulo de memória, compensa o investimento.

Entretanto, lembre-se de que a tecnologia vem avançando rapidamente, o que pode dificultar alguns consertos nos computadores.

Se você já investiu bastante na manutenção da sua máquina, e mesmo assim os problemas continuam sendo frequentes, talvez este seja o momento de pensar em uma troca.

Ao comprar um computador novo, é importante saber como cuidar bem dele para que ele dure mais tempo. 

De que forma aumentar a vida útil do computador

Seja para estudar ou trabalhar em escritórios virtuais, é fundamental investir em manutenção preventiva, para manter o seu computador sempre em pleno funcionamento.

Também é dessa forma que você aumenta a sua vida útil, evitando a necessidade de troca por conta da falta de cuidados.

A primeira coisa a se fazer é prestar atenção no local onde você vai instalar ou utilizar o seu computador. 

Os desktops, por exemplo, não devem ser colocados diretamente no chão, sendo que o ideal é que eles fiquem a 20 cm acima.

Quanto ao notebook, evite utilizá-lo em superfícies macias, como em cima da cama, cobertores e travesseiros, pois isso, impede a ventilação.

Outro hábito muito importante para a preservação da máquina, tanto de uma pessoa quanto de uma empresa especializada em endereço comercial virtual, é cultivar a limpeza do computador.

Algumas pessoas têm o costume de comer em frente ao computador, mas os restos de alimentos podem prejudicar o funcionamento dele, além de atrair insetos, como as formigas, que causam danos ainda maiores.

Também é fundamental que você esteja sempre atento à ventilação, independentemente do modelo de sua máquina.

Se o computador está aquecendo muito, pode ter certeza de que ele vai durar menos tempo. Isso acontece porque ele possui componentes delicados que podem ser danificados pela alta temperatura.

No caso do desktop, é fundamental que ele tenha um gabinete bem ventilado, além disso, nunca mantenha a máquina em locais fechados, como armários.

Dentro de uma empresa de entrega de documento, os computadores são instalados em locais bem ventilados, e em alguns casos, pode ser necessário instalar um ar-condicionado, como em locais com mais de uma máquina.

Se você utiliza notebook, evite usá-lo no colo por muito tempo, pois isso também prejudica a ventilação e acaba superaquecendo o computador.

Esse hábito também pode ser um risco para o próprio usuário, pois se os componentes ficarem muito quentes, podem queimar a pele.

Conclusão

Resumindo, o computador é um equipamento que faz parte do nosso dia a dia e é muito importante para diversas atividades, mas é fundamental saber cuidar bem dele, para que dure mais tempo e você não precise trocá-lo.

Apesar de ser muito comum, comprar um computador ainda demanda uma quantia considerável. 

Portanto, cuidar bem dele é uma forma de valorizar o investimento que você fez e evitar gastos desnecessários.

Mas, se você está tendo muitos problemas com a sua máquina, chegou um momento de repensar a troca e providenciar um equipamento novo para suas atividades.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicidade

Artigos recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui