Mais

    Quer começar a investir seu dinheiro? Conheça dicas para dar o primeiro passo ainda em 2022

    Publicidade

    Ano após ano, é muito comum as pessoas criarem as famosas “metas” a serem cumpridas no decorrer dos meses. Entre as principais, estão a compra de algum bem ou patrimônio, a prática de exercícios físicos e, principalmente, economizar dinheiro. Porém, o que muita gente não sabe é como começar e quanto o investimento adequado do dinheiro pode ser  lucrativo  para quem tenta poupar mensalmente.

    Para Olle Widén, CEO da FinanZero, realizar investimentos financeiros precisa deixar de ser um tabu entre os brasileiros. “Para começar a investir, é necessário entender como isso funciona e por onde começar. Atualmente, são inúmeras as opções de investimento disponíveis ao brasileiro, por isso, é fundamental ir atrás de fontes seguras e de credibilidade para fazer as aplicações”, explica.

    Publicidade

    Confira as duas principais dicas para começar a investir ainda em 2022: 

    • Entenda como funcionam os principais produtos disponíveis no mercado

    De acordo com o relatório de Pessoas Físicas da B3, a bolsa de valores brasileira, o número de investidores pessoa física atingiu a marca de 4,3 milhões em março deste ano, um crescimento de 43,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Entre os principais investimentos realizados, estão os produtos de renda variável (como ações, FIIs e ETFs), renda fixa (como títulos de crédito), ações da bolsa em geral e BDRs, dentre outros.

    Por isso, para começar a fazer investimentos no mercado de ações, entenda como funcionam os principais produtos disponíveis no mercado, como os de renda fixa e variável, por exemplo. No caso da renda fixa, os mesmos são considerados de baixo risco, pois apresentam rendimentos mais constantes e estáveis, logo, com menor risco de perda de dinheiro. Já os de renda variável, apresentam ganhos maiores, porém, com possibilidades de perda na mesma proporção.

    • Entenda o seu perfil de investidor

    “Depois de entender como funciona o mercado financeiro, a primeira coisa que o brasileiro precisa fazer é entender o seu perfil investidor. Seja conservador, moderado ou arrojado, a pessoa deve considerar sua própria situação financeira para fazer seu investimento, de forma a não se prejudicar no fim do mês, complementa Olle.

    Publicidade

    Devo quitar minha dívida antes de começar a investir?

    De acordo com a pesquisa PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), realizada pelo FECOMERCIO (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), o número de brasileiros endividados chegou a um novo recorde em abril deste ano – 77,7% das pessoas encerraram o mês com alguma dívida. Segundo o órgão, este é o maior da série histórica desde o início do mapeamento, em 2010.

    Fazer um empréstimo para quitar dívidas – desde que não comprometa, ainda mais, seu cenário financeiro – e iniciar os investimentos de forma adequada e planejada pode ser uma boa opção. “Entender sua própria situação financeira, quitar as dívidas para, a partir daí, iniciar suas aplicações no mercado financeiro, com certeza, é um caminho de sucesso para qualquer brasileiro que queira entrar neste segmento tão promissor”, conclui Widén.

    Publicidade

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui