sexta-feira , 29 março 2024
Ínicio Carreira Quer morar nos EUA? Advogada dá 5 dicas para um CV elegível para emissão de visto permanente para o país
CarreiraDestaque

Quer morar nos EUA? Advogada dá 5 dicas para um CV elegível para emissão de visto permanente para o país

946
Compartilhe

Construir uma trajetória profissional sólida é um dos caminhos mais assertivos para tornar-se um imigrante legalizado nos Estados Unidos. Mas não basta um diploma em universidades brasileiras renomadas. Embora isso pese a balança em favor do candidato, é preciso que o Currículo profissional deixe claro o peso da contribuição que a mudança desse indivíduo para os EUA terá para o desenvolvimento do país. Essa é uma tarefa que exige planejamento, foco e dedicação. Por isso Liz Dell’Ome, sócia fundadora da Dell’Ome Law Firm, escritório de advocacia especializado em imigração de brasileiros para os Estados Unidos, elenca cinco dicas que tornam um currículo passível de aprovação para um visto de permanência no país. Este, aliás, é apenas um dos passos no processo de expatriação, e por isso é necessária a assistência especializada para percorrer todo o caminho.

Aprendizado constante: A atualização profissional constante é um ótimo caminho para edificar um currículo consistente para fins imigratórios e conseguir oportunidades no mercado de trabalho americano. Esse investimento mostra que houve prioridade no desenvolvimento de habilidades profissionais e também pessoais. “É importante manter o foco e ressaltar a real contribuição de cada curso concluído e relacioná-lo com a trajetória do profissional”, explica Liz.  “Por exemplo, é preciso que fique claro como essa formação tem colaborado para tornar a pessoa um melhor profissional, com resultados de impacto em seu setor de atuação”, complementa.

Projetos extras: Experiências formais com resultados de impacto para o campo de atuação do profissional são fundamentais para ter um perfil sólido, com objetivo de aplicar para um Green Card. Mas a advogada explica que vale destacar outros tipos de atividades. “Manter um blog voltado para a área de atuação profissional, ter artigos autorais publicados em sites e publicações especializadas pode ser uma boa maneira de mostrar autoridade sobre a atuação e conhecimentos em um determinado campo”, exemplifica Dell’Ome.

Construa Networking: “Participe de eventos! Isso é muito importante, seja como audiência ou palestrante”. A especialista explica que esses encontros e as interações com outros profissionais agregam muito com a troca de conhecimento e experiências, networking, descoberta de novas oportunidades, e pode transformar o profissional em referência em seu setor de atuação, com reconhecimento pelos seus pares.

Trabalho voluntário: Na cultura americana o trabalho voluntário é muito bem-visto. “Muitos empregadores interpretam o envolvimento em atividades voluntárias como forma de avaliar valores e postura pessoal em relação ao coletivo”, diz Liz. Além de ser uma ótima forma de socialização é possível demonstrar na prática habilidades e competências pessoais e conceitos profissionais.

Perfil multicultural: O contato com outros idiomas, novas culturas, visão de mundo, adaptabilidade a uma nova realidade são aspectos que agregam tanto do ponto de vista pessoal, como profissional. Liz Dell’Ome dá a dica: “Procure se familiarizar o quanto antes com aspectos como a língua local, comportamento e etiqueta social, culinária, entre outros tópicos. Filmes e livros costumam trazer boas dicas”. Segundo a advogada, nos Estados Unidos, o trabalho voluntário pode ser uma opção para se adaptar, construir relacionamentos e entender melhor algumas tradições e aspectos sociais.

Muitas pessoas podem se qualificar para um Green Card na categoria EB-2 NIW, com base em sua distinção profissional e acadêmica. A elegibilidade para essa categoria de Green Card dependerá de rigorosa análise de documentos por um advogado especializado em imigração. Portanto, mesmo com todas essas dicas, é importante uma análise criteriosa por um advogado de imigração devidamente licenciado nos EUA e com experiência comprovada nesse tipo de procedimento. Só assim poderá ser feito um parecer levando em consideração todas as nuances e detalhes do perfil do candidato estrangeiro a um processo imigratório.

 DELLOME LAW FIRM é um escritório altamente respeitado nos Estados Unidos. Sediado em New York, fornece assistência abrangente e individualizada aos clientes na área de Direito Imigratório para os EUA.

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Empresa reverte no STF autuação de R$ 25 milhões aplicada pela Receita Federal

Uma empresa do setor financeiro conseguiu reverter no Supremo Tribunal Federal uma...

Conheça as áreas que mais estão contratando para trabalhar no Canadá em 2024

O Canadá está contratando profissionais para diversas áreas e os brasileiros podem...

ClickBus registra aumento de buscas de passagens para viagens na Páscoa

A ClickBus, maior plataforma de soluções para viajantes e viações do setor...

Curso de tecnologia da Amazon: Faculdade Sirius se une à AWS Academy para capacitar estudantes

A Faculdade Sirius, especializada em Inteligência Artificial, anuncia sua participação na AWS...