Mais

    Saiba como evitar golpes ao contratar um empréstimo consignado

    Publicidade

    Você sabe como reconhecer um correspondente bancário autorizado? Ele consiste em uma instituição financeira com o serviço de empréstimo consignado que está de acordo com as premissas estabelecidas pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Banco Central do Brasil (BCB), formando assim uma ponte segura entre o banco e o cliente desde a oferta até a contratação.

    “A pessoa que recebe uma oferta de um correspondente bancário não autorizado corre riscos de cair em um golpe, pois aquele local não segue as diretrizes do Banco Central. O cliente acaba não tendo uma garantia do serviço que está contratando e podendo vir a ter dor de cabeça no futuro”, explica Natália Feitosa, Supervisora de Normas e Regulamentações da GFT Credmais.

    Publicidade

    Mas como identificar um local que esteja de acordo com as regras exigidas pela Febraban e pelo BC? Natália Feitosa indica os principais pontos a serem observados. “O correspondente bancário autorizado precisa ter disponível aos clientes um quadro tarifário em local visível informando as principais tarifas dos bancos parceiros. Nas redes sociais e sites precisa também ter a logo dos bancos, o SAC e a ouvidoria de todos os bancos que são disponibilizados”, destaca.

    Outro ponto importante é a autorregulação bancária anual, quando o correspondente bancário autorizado precisa realizar uma auditoria conduzida pela Febraban. Essa autorregulação exige uma pontuação mínima dos estabelecimentos para continuar funcionando como correspondentes bancários. Caso não consigam estar em conformidade, os correspondentes bancários recebem penalidades como o bloqueio de alguns dias de vendas e até mesmo a suspensão definitiva do CNPJ, impedindo-os de atuar no mercado.

    Publicidade

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui