Saiba como integrar o marketing de conteúdo ao SEO

0
Publicidade

Estamos em 2020, um ano em que a comunicação foi colocada no centro das discussões. Em especial, a comunicação mediada pela tecnologia.

Diante desse novo cenário marcado por uma grave pandemia que alterou as formas de relacionamento em vários aspectos, o marketing de conteúdo ganhou força.

Muitas empresas que resistiam em usar a tecnologia a favor da divulgação de sua marca e/ou produtos foram forçadas a se reinventar para garantir a sobrevivência.

Uma pesquisa realizada pela Hubspot este ano revelou que 70% dos profissionais de marketing já estão investindo em produção de conteúdo e 24% dos que já usam pretendem aumentar o investimento na área.

Publicidade

Benefícios do marketing de conteúdo

Ao contrário da publicidade tradicional, que deixa o consumidor na defensiva, o marketing de conteúdo tem uma aceitação maior porque é mais sútil e focado nas necessidades do consumidor.

Essa é a razão pela qual o marketing de conteúdo se alinha tão bem aos objetivos do SEO (Search Engine Optimization) e link building, um conjunto de protocolos com foco em fazer com que um conteúdo  de um site ou página seja notado pelos motores de busca do Google.

Essas regras envolvem desde a parte técnica como os códigos fonte e o HTML passando pela produção de conteúdo até a conquista de backlinks de qualidade. Os motores de busca, como o Google, tem como missão entregar os melhores resultados para as questões dos usuários e os profissionais que atuam com otimização precisam pensar nos melhores conteúdos para entregar como resposta.

Ao final, esse processo agrada o consumidor e também os motores de busca que focam na experiência do usuário para ranquear ou não uma página.

Por que o SEO  é importante para o Marketing de Conteúdo?

Porque há uma infinidade de sites, blogs, canais no You tube e em outras plataformas sendo criadas todos os dias e os robôs precisam de critérios para rastrear os melhores conteúdos oferecidos pela web.

Essa busca considera os aspectos técnicos e a quantidade e qualidade dos links direcionados para um determinado meio de comunicação digital.

A importância de otimizar um conteúdo para SEO

Importante saber que todo conteúdo produzido, independentemente do canal escolhido, pode se beneficiar se for otimizado para SEO. A internet trouxe a possibilidade de explorar diferentes tipos e formatos.

Blog post

Pode parecer que não, mas produzir conteúdo para blog é essencial para qualquer marca que queira mostrar que tem autoridade na sua área de atuação.

Tanto que ele é indicado para todas as etapas da jornada do consumidor, o que não acontece com outros formatos como e-books ou recursos audiovisuais, por exemplo.

O ideal é que os blog posts  tragam conteúdos perenes (chamamos de evergreen, no jargão do marketing), que independam do momento em que foi publicado. Esse conteúdo tem por objetivo educar o leitor acerca de um determinado assunto ou solucionar um problema.

Mas ele também pode ter um caráter noticioso, mais ligado a um contexto imediato. Embora não seja tão eficiente em longo prazo, esse tipo de conteúdo tem a sua importância para informar o usuário sobre algum evento ou para repercutir alguma informação relevante naquele momento específico.

Redes Sociais

As redes sociais estão cada vez mais populares, atingindo todas as faixas etárias e perfis sociais.

Elas podem levar a pessoa do feed de notícias para o blog ou ainda trazer publicações específicas para aquela plataforma, sem que o usuário precise sair dela para assimilar o conteúdo.

As redes sociais são uma opção para espalhar os conteúdos que estão no seu site e blog.

Podcasts

Os podcasts têm ganhado cada vez mais espaço entre os consumidores de mídias digitais.

Similar ao que acontece com o rádio, os podcasts são áudios de fácil assimilação e tornam o contato com o produtor de conteúdo mais próximo. E isso é muito útil quando se deseja fidelizar clientes.

A grande vantagem desse formato é que ele pode ser acessado a qualquer hora, de acordo com a disponibilidade do usuário.

E mais: não precisa que ele pare o que está fazendo para ouvir. É possível colocar um podcast para rodar enquanto preparamos o almoço, dirigimos ou arrumamos a casa, por exemplo.

Plataformas de vídeo

Os vídeos também são recursos em franco crescimento, especialmente, no período pandêmico em que nos encontramos.

Assim como os podcasts são de fácil assimilação e compartilhamento. Com uma boa estratégia de SEO é possível alcançar bastante destaque utilizando esse recurso.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui