Saiba o que é Proxy e para que serve

Publicidade

Você certamente já deve ter se perguntado o que é proxy quando alguém está falando sobre informática ou programação. Essa pergunta é natural, haja vista que é um campo muito específico para que saibamos exatamente o que é.

O proxy funciona como um hub de computador completo que processa os comandos enviados pelo usuário.

Então, pensando nisso, neste artigo vamos explicar detalhadamente o que é proxy, além das vantagens de se utilizar esse tipo de servidor. Acompanhe a leitura!

Entenda mais sobre proxy

Publicidade

De maneira mais simplificada, todos os dados acessados na internet estão disponíveis em um servidor, mas esse servidor não pode ser acessado diretamente por nós, usuários.

Por isso, precisamos de um servidor intermediário que possa se conectar com o servidor principal para enviar o nosso pedido, que é a pesquisa ou vídeo que tentamos encontrar. Esse servidor intermediário é o proxy.

O processo basicamente é o seguinte: ao tentar acessar determinado dado na internet, o proxy interpreta como um pedido. Em seguida, ele passa esse pedido para a frente, conecta-se ao servidor principal, e assim temos nossa pesquisa em mãos.

Essa solicitação pode ser um arquivo, um site, ou qualquer recurso que esteja disponível em outro servidor.

O endereço local da sua máquina não pode ser achado por qualquer rede externa, então o proxy conecta-se ao seu computador a uma rede externa, como a internet, por exemplo.

Assim, o proxy passa a representar o endereço do seu computador no servidor final. Além disso, essa técnica é usada para que o usuário navegue anonimamente na rede.

Imagine que você, em sua cadeira de escritorio gamer, deseja acessar um site de outro país e quer que seja de forma anônima, então o proxy é a ferramenta perfeita.

O que é feito por esse servidor intermediário é uma espécie do que chamamos de “burlar” o caminho convencional que a solicitação faria, informando ao web proxy qual é o site desejado que ele te redireciona.

Além disso, os proxies funcionam como um filtro de conteúdo, assim como o firewall.

Trata-se de um mecanismo de segurança que protege o computador de qualquer identificação que possa ser feita por algum servidor.

Então se você precisa de uma entrega de documento que é confidencial, se quiser fazer de forma online, o servidor proxy é perfeito. 

Caso pessoas mal intencionadas obtenham o IP (Internet Protocol, ou Endereço de Protocolo da Internet) do seu computador, então ele corre o risco de ser invadido e ter dados roubados, ou em uma hipótese pior, ter vírus inseridos.

Outra situação que pode acontecer é a pessoa que encontrou o seu IP navegar por aí com o seu endereço e cometer crimes de internet, mas que recairão sobre você, pois o endereço verdadeiro da pessoa não será achado.

Desse modo, se a sua construção comercial está sendo feita para que a empresa comece a atuar, é necessário estabelecer os servidores que estarão disponíveis.

Por exemplo, as conexões open proxy deixam a sua máquina muito vulnerável, deixando todos os seus dados disponíveis.

Ademais, os proxies possuem outras funções muito úteis, como o Controle de acesso. Esta é uma função que os administradores do proxy podem ou não permitir que certos usuários tenham acesso à Internet. 

Tudo isso por meio de restrições de login do próprio usuário ou até sobre endereços de IP, tornando o ambiente mais protegido.

A título de exemplo, suponha que sua empresa entrega encomendas de permite que os colaboradores naveguem por proxy nos computadores da companhia.

Em determinado momento, um funcionário tenta acessar o site do Facebook e recebe uma mensagem de bloqueio, dizendo que o acesso às redes sociais não são permitidas.

Durante o dia, esse mesmo colaborador tenta acessar outros sites, dessa vez  relacionados à dietas, mas também recebe uma mensagem dizendo que sites sobre saúde/alimentação não são permitidos.

Em relação ao Facebook, apenas um site tinha bloqueio, já na categoria de saúde, haverá um bloqueio dos sites relacionados, desde que façam parte da categoria.

Outra função interessante do proxy são os caches, que é exercida de forma que, ao entrar em um site, ele armazene em seu sistema o conteúdo acessado. 

Após esse armazenamento, as próximas solicitações diante da mesma página não irão para a internet mais, ou seja, uma área externa, mas continuará na memória do proxy.

Para ficar mais claro, o funcionário da mesma companhia, ao acessar determinado site, que fala sobre automacao de maquina e esta possui configuração para armazenar cache, então o cache armazena todo conteúdo acessado por ele.

Depois de alguns minutos, uma outra colaboradora acessa o mesmo site que, e ao tentar acessá-lo o proxy nem o procura na internet para responder à solicitação, tem acesso apenas a memória já armazenada, economizando o uso da internet da empresa.

Como utilizar e quais são os tipos de proxy?

Como foi visto, o proxy permite ao usuário navegar de maneira anônima pela internet, e isso é uma via de mão dupla, pois há quem o utilize para fazer o mal.

Roubar senhas, CPFs, números de cartão de crédito e até informações mais confidenciais, tudo isso é possível se você tem um domínio avançado sobre proxy.

Por isso, tenha cuidado, visto que essa é uma ferramenta que traz diversos benefícios aos usuários e às empresas. Logo, não utilize-a com intuito de prejudicar outra pessoa, pois além de não ser ético, é um crime. 

Do que se trata o proxy reverso?

Nos casos ilustrados acima, a solicitação chegava até o proxy para que ele acessasse outro servidor. No proxy reverso, as requisições estão dentro da internet e buscam o acesso de um servidor dentro do ambiente.

Esse tipo de técnica é utilizada para requisições de servidores que hospedam páginas de internet. Existem algumas vantagens de se utilizar o proxy reverso, sendo elas:

1 – Balanceamento de carga

Com essa estrutura, o proxy tem acesso a vários servidores de destino, podendo então distribuir as requisições para eles, sem sobrecarregar nenhum.

Em relação à segurança, as requisições da internet conhecerão apenas o IP do proxy, e não todos os servidores.

2 – Armazenamento em cache

Assim como o cache de web, o do proxy reverso também armazena nele os dados de uma página, fazendo com que os servidores de rede recebam cada vez menos requisições, ficando menos sobrecarregados.

Mas esses dados não ficam misturados, eles têm seus locais específicos, como se tivessem uma estacao de trabalho com divisoria.

3 – Free proxies 

Os proxies livres são páginas na internet que fornecem endereços de servidores proxy ao redor do mundo totalmente de graça.

Usar o free proxy faz com que todas as suas solicitações sejam feitas pelo servidor de proxy, e não pelo link da internet, fazendo com que o seu provedor de internet não saiba para quais destinos você está indo.

Quando nos referimos a “totalmente de graça”, significa que sempre que um servidor é acessado de maneira gratuita, algum benefício ele está recebendo. 

Esse benefício pode ser uma disseminação de propaganda, roubo de conteúdo, análise de comportamento, coleta de informações, finalidade estas que podem ser maliciosas ou não.

4 – A rede Tor

O Tor (the reunion router), é uma ferramenta que faz conexão encadeada com diversos servidores proxy, dificultando o acesso de origem.

Foi feito para que pessoas que estejam em países com severas restrições governamentais sobre o acesso à internet, como a Coreia do Norte. Assim, elas ficam autorizadas a acessar conteúdos que o resto do mundo pode.

Como configurar o proxy e quais suas vantagens

Como dito anteriormente, o proxy é uma ferramenta que tem diversas funções, bem como vantagens, das quais:

  • Diminui o uso da internet;
  • Armazena em cache;
  • Protege o seu IP;
  • Funciona como um restringidor de acesso;
  • Fornece anonimato ao navegar na internet;
  • Acessa sites internacionais;
  • Fornece privacidade ao usuário.

Sabendo dessas vantagens, agora vamos ensiná-los como configurar o proxy do seu PC, configurações estas que servem para a maioria dos navegadores.

Clique nos três pontinhos que ficam no canto superior direto do navegador, e em seguida, escolha “Configurações” e “Sistema”.

Clique em “abrir as configurações de proxy do computador”, e logo após, escolha entre proxy automático, caso você tenha VPN, ou configue manualmente inserindo o endereço IP.

Considerações finais

O proxy é uma ferramenta de excelente qualidade que pode trazer diversos benefícios tanto para uma empresa que faz locacao de stand para eventos quanto por uma multinacional, como forma de anonimato, restrição de acesso e rapidez na internet.

Sabendo disso, é possível fazer essa configuração em seu computador e navegar de maneira mais segura pelas redes, pensando em como pode te beneficiar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicidade

Artigos recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui