Mais

    Segura e sem toque: saiba como funciona a tecnologia touchless

    Você sabe o que é a tecnologia touchless? Na tradução literal, o termo em inglês significa “sem toques”, ou seja, são as ferramentas que fazem com que as pessoas não precisem tocar os objetos, seja um celular, um computador ou no guichê de atendimentos, para serem reconhecidas e terem acessos. É uma tecnologia que anula o toque para que as pessoas se sintam mais seguras, sem precisar encostar em todos os lugares.

    Essa forma de acesso se tornou mais forte no final de 2020 e passou a fazer parte do dia a dia de muita gente. Algumas maneiras de usar o touchless é pelo reconhecimento facial ou de voz, por exemplo, que são características individuais que podem ser reconhecidas pelas máquinas de atendimento. Esses são apenas dois dos modelos que se destacam nesses novos formatos.

    Segundo um estudo da agência de pesquisas Juniper Research, o mercado que utiliza as tecnologias no formato de reconhecimento facial deve crescer 120% até o ano de 2025, com mais de 1 bilhão de usuários desse tipo de recurso. Já as funções de reconhecimento e comando de voz devem ter mais de 700 milhões de usuários daqui a dois anos, ambas as tecnologias com uma alta considerável.

    Quais são as vantagens?

    O fato de não precisar ter contato já é uma das grandes funcionalidades desses sistemas, mas são vários os benefícios que podem ser englobados nestas vantagens. A acessibilidade também é uma delas, já que não é preciso digitar senhas ou até mesmo correr o risco de esquecer algumas delas.

    Outra vantagem é não ter mais que usar aparelhagens extras, já que a biometria pode ser extraída pelos próprios smartphones, assim como o reconhecimento facial, reduzindo custos para lugares que precisam dessas funcionalidades. Em resumo, a comodidade e a facilidade ficaram ainda melhores.

    Em quais lugares essa tecnologia é aplicada?

    Existem três formatos em que a tecnologia touchless pode ser usada:

    1 – Validação de identidade: alguns estabelecimentos como academias, hospitais e bancos usam essa tecnologia para reconhecer a identidade dos clientes e manter uma segurança na entrada. Um outro exemplo são os condomínios, que já usam as câmeras de reconhecimento facial para facilitar a entrada dos moradores.

    2 – Plataforma passwordless: essa tecnologia traz uma funcionalidade simplificada, por isso também possui uma segurança confiável, que pode ser usada também com a câmera dos smartphones, para acessar uma conta internacional em viagens, por exemplo, eliminando o uso de senhas e facilitando na hora de fazer transações.

    3 – Aeroportos: falando em viagens, os aeroportos passaram a usar essa tecnologia também nos momentos de embarque. Alguns dos exemplos são as compras de passagem online, que demandam apenas um QR Code no momento de validação dos tickets. Apesar de ser uma tecnologia recente, ela pretende ficar para ajudar a tornar a vida das pessoas ainda mais prática.

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui